terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

Todo cuidado é pouco - advérbios terminados em mente

Napoleão (Gramática Metódica): "...... É o sufixo mente o único sufixo adverbial que possuímos em português; acrescenta-se, para formação de advérbios, aos adjetivos flexionados na forma feminina:bondos(a)mente, caprichos(a)mente, precipitad(a)mente etc. No entanto diz-se portuguesmente e não portuguesamente, porque a palavra português, como todas as que terminam em es, or e el, era no velho português invariável em gênero: um homem português, uma mulher português (V.parágrafo 258,n.1).


Portanto, é errado dizer apenasmente; O SUFIXO SÓ SE ACRESCENTA A ADJETIVOS: apenas já é advérbio. Dizer apenasmente é o mesmo que dizer de repentemente ou somentemente, ou seja, é dizer tudo, menos português.


A terminação mente dos advérbios de modo significa maneira, modo, forma, e era antigamente considerada substantivo do gênero feminino, o que ainda hoje se vê na locução 'de boa mente'. Essa é a razão por que a terminação mente só se agrega à flexão feminina dos adjetivos, a razão por que é aberto o o de bondosamente, caprichosamente, a razão ainda por que se suprime a terminação mente quando existe uma série de advérbios em mente, para colocá-la no último. Ele estuda calma,atenta e frequenteMENTE (de maneira calma,atenta e frequente). SÓ SE REPETE A TERMINAÇÃO NO CASO DE ÊNFASE: Assassinou-a cruelmente, barbaramente, friamente. REPETIR, SISTEMATICAMENTE, O SUFIXO MENTE, EM ENUMERAÇÃO DE ADVÉRBIOS ASSIM TERMINADOS, NÃO É PORTUGUÊS......"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anvisa discute regulamentação de cigarro eletrônico, nesta sexta-feira

A diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária vai se reunir nesta sexta-feira (1º), para avaliar se coloca em consulta p...