Estreia neste mês a campanha anual da Ipiranga que mantém o já conhecido bordão “Pergunta lá no Posto Ipiranga”. A expressão continuará marcando presença nas campanhas da marca criadas pela Talent, que pretende usar também os meios digitais para reforçar a ideia de que a rede é um lugar completo, com tudo o que o consumidor precisa, e oferece muito mais do que combustíveis e lubrificantes.
A campanha é composta por diversos filmes que contam com o personagem “Batata”, o carismático vendedor de cestos de vime da beira da estrada. Os personagens mais surpreendentes possíveis vão precisar das informações deste vendedor e prometem divertir os telespectadores. Dentre eles, a dupla Fernando e Sorocaba, ventríloquos, extraterrestres, o Cebolinha, da Turma da Mônica, e Erick Jacquin, o Masterchef.
Assista o comercial Ventríloquo:
Ficha técnica
VP de Criação: João Livi
Direção de Criação: Alexandre Nego Lee, Rodrigo Bombana
Criação: João Livi/ David Romanetto, Denis Peralta, Thiago Lins, Guilherme Sakosigue
Produtor de RTVC: Maria Hermínia Weinstock, Tato Freire, Thiago Alonso
Atendimento: Erick Sobral, Ricardo Nociti, Bruna Lobato
Planejamento: Renata Serafim, Yara Rocha
Mídia: Paulo Stephan, Yuri Onuma, Leila Rocha, Rogério Vasconcelos
Produtora de imagem: O2 Filmes
Direção: Paulo Caruso, Quico Meirelles
Atendimento: Rejane Bicca, Isabela Crepaldi
Finalizador: Priscilla Paduano
Produtora de Som: A9 Áudio
Atendimento: Guta Lima
Produtor: Apollo 9
Aprovação do cliente: Jeronimo dos Santos, Francisco Lucio Mandarino
Núcleo: Alexandre Nego Lee
A frase “Pergunta lá no Posto Ipiranga” já foi dita nos comerciais da marca para quem procurava por combustível e diversos serviços e produtos nas ruas, estradas e rodovias de todo Brasil. Agora com o conceito "Onde você estiver, pergunta lá no Posto Ipiranga". São cinco os filmes: Lá nas Cavernas, Lá nos Zumbis, Lá nas Novelas, Lá nos Games e Lá no Futuro.
Agora, a Talent Marcel resolveu ir um pouco mais longe na nova campanha da rede de postos de gasolina, que estreia nesta semana. O já conhecido garoto-propaganda da marca aparecerá em cenários inusitados, como nas cavernas, na Idade Média, no cinema mudo, no tempo da capa e espada, na Idade da Pedra, nos contos de fadas, nas histórias de terror, nas novelas mexicanas, no mundo dos zumbis, nos games, nas redes sociais, no mundo dos hippies, no futuro e em Marte, sempre aconselhando as pessoas a irem ao Posto Ipiranga para encontrarem aquilo que estão procurando.
“Os Postos Ipiranga fazem parte da geografia, do caminho dos brasileiros. Nós só repercutimos esse fato na campanha deste ano, obviamente de forma nada comum”, comenta Jerônimo Santos, diretor de varejo da Ipiranga. O executivo conta que a campanha será exibido ao longo do ano, com a inserção de novidades de produtos e serviços que a Ipiranga planeja fazer.
"Pergunta lá no Posto Ipiranga”. O bordão da rede de postos de combustíveis do Grupo Ultra — que caiu no gosto popular desde que foi criado pela Talent, há três anos — ganha novo fôlego para retornar às telas de TV e tentar as possibilidades de desdobramento na web. Ele virou a assinatura oficial dos comerciais.
A primeira campanha deste ano, que entra no ar nesta semana, repete a dupla Fernando e Quico Meirelles, da O2 Filmes, na direção de seis filmes e adota a frase que virou referência como parte da assinatura oficial: “Quer um lugar completo? Pergunta lá no Posto Ipiranga”. Agora entram em cena bebês, astronautas, moto com rodinhas e espanhol, alemão, italiano, japonês e inglês cantando a música do comercial. São 4 os filmes: Musical, Rodinhas, Bebês e Astronautas.
Quando o slogan foi elaborado em 2011, a agência tinha o objetivo de ressaltar a diversificada gama de serviços encontrados pelo consumidor nos postos da bandeira. O case resultou em reconhecimentos como o Grand Effie, do Effie Brasil, em 2012. “Renovamos as expressões e alguns dos personagens, mas continuamos fazendo um grande convite para que as pessoas visitem os postos”, explica o diretor de criação Alexandre Nego Lee.
Os novos comerciais têm versões de 30 e 60 segundos e a campanha será complementada por mídia impressa e ações digitais. O filme “Pergunta lá” estreou no intervalo do futebol na Rede Globo. A peça celebra os filmes anteriores ao reunir os protagonistas que mais se destacaram durante um divertido número musical. Em um dos outros filmes que compõem a série, dois astronautas notam que a nave está sem combustível e perguntam ao comandante o que fazer diante do grave problema. A resposta é simples, como o leitor pode imaginar.
Todos os comerciais serão acompanhados pela hashtag #PerguntaLa. De acordo com Rodrigo Bombana, também diretor de criação da campanha, mais do que elaborar um site para abrigar os filmes, a ideia da Talent é aproveitar os possíveis desdobramentos propostos na web e agregar esse conteúdo ao site da empresa. Nos anos anteriores, a campanha viralizou e tornou-se meme nas redes sociais. “Queremos usar a espontaneidade do consumidor para criar um espaço em que as pessoas possam se divertir e participar da campanha por meio de ferramentas interativas.” Filmes específicos para o ambiente digital, gravados durante os intervalos das produções para a TV, serão lançados a cada dez dias.
Desta vez, o famoso protagonista dos comerciais do Posto Ipiranga, o matuto vendedor de cestos de vime de beira de estrada, vai participar de situações inusitadas como uma entrevista com a jornalista Marília Gabriela; um show de perguntas e respostas ou ser provedor de informações para dispositivos tecnológicos, como aplicativos de GPS e celulares, na nova campanha de Ipiranga, que estreou neste domingo (12).
Criada pela Talent Marcel, a comunicação aposta na força da figura do protagonista e o coloca como uma referência de informações, que sabe todas as respostas, mais do que de qualquer outra pessoa ou serviço de tecnologia. Obviamente, a resposta é sempre a mesma – Posto Ipiranga.
O tema da campanha “Pergunta lá no Posto Ipiranga” já é muito conhecido, mas neste ano, o bordão ganha uma ênfase maior, cortando intermediários e vetando a possibilidade de perguntar em outros lugares: “Se vai perguntar, pergunta lá no Posto Ipiranga”. São cinco os filmes: Bexiga Cheia, GPS, Bate Bola, Celular e Vencedor.
“A novidade esse ano é ter nosso famoso protagonista como aquele que está acima de qualquer sabedoria ou tecnologia. Ele é consultado por aqueles que nós consultamos. Isso dramatiza e reforça, ainda mais, a ideia de que Ipiranga é um lugar completo, a resposta para tudo. E temos, ainda, a quebra da estrutura narrativa, trazendo nosso personagem de forma diversa e inesperada nos filmes da campanha”, ressalta Rodrigo Tórtima, Diretor de Criação da Talent Marcel.
“Nossos esforços diários objetivam trazer muito mais do que um posto completo para o consumidor, mas uma marca completa e relevante com que ele se identifique e tenha sempre em mente. Estamos buscando, cada vez mais, um posto que traga todas as soluções para nossos clientes, inclusive soluções digitais para acompanhar a mobilidade e necessidades reais dessas pessoas. Desta forma, nossa comunicação transmite, de maneira leve e divertida, a diversificação da oferta de produtos e serviços que nossa rede oferece”, afirma Jeronimo Santos, diretor de Varejo da Ipiranga.
A campanha é composta por 5 filmes, dirigidos por Quico Meirelles e Paulo Caruso, da O2, que trazem uma nova linguagem gráfica e icônica, além de projetos digitais que serão divulgados em breve.
Ficha técnica
Agência: Talent Marcel Comunicação e Planejamento S.A.
Cliente: Ipiranga Produtos de Petróleo
Título: Bate bola, GPS
Duração: 30”, 5”
Produto: Institucional
Chief Creative Officer: João Livi
Direção de Criação: Philippe Degen/ Rodrigo Tórtima
Criação: Philippe Degen/ Rodrigo Tórtima
RTVC: Maria Hermínia Weinstock / Erika Sartini
Atendimento: Alex Isnenghi / Ricardo Nociti/ Giuliano Scudeler
Planejamento: Renata Serafim / Yara Rocha/ Lívia Mecocci
Mídia: Paulo Stephan / Yuri Onuma / Leila Rocha / Rogério Vasconcelos
Produtora de imagem: O2 Filmes
Direção: Quico Meirelles/ Paulo Caruso
Produção executiva: O2 Filmes
Direção de fotografia: Pedro Cardillo
Direção de arte: Guta Carvalho
Atendimento: Rejane Bicca / Miriam Lima / Kel Rocha
Montagem: Marcelo Junqueira / Rodrigo Menecucci
Pós produção/ Finalização: O2 Filmes
Produtora de Som: A9 Áudio
Atendimento: Guta Lima
Produtor: Equipe A9
Aprovação do cliente: Jeronimo dos Santos / Francisco Lucio Mandarino
Núcleo: Philippe Degen.
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