Bolsonaro, ou melhor dizendo, Bolzonaro - como é grafado na Itália - é um sobrenome que vem de Veneto, nordeste da Itália, cuja capital é Veneza.
A forma do sobrenome Bolsonaro (com s) é utilizada por parte desta família italiana que emigrou para o Brasil no começo do século 20. Esta adaptação do sobrenome foi realizada por Vittorio Bolzonaro, avô do 38º presidente do Brasil, Jair Messias Bolsonaro.
Este sobrenome ganhou maior popularidade a partir da eleição do 38º presidente brasileiro, Jair Messias Bolsonaro, eleito ao cargo em 2019.
Outras personalidades reconhecidas com este sobrenome são os filhos do presidente: Carlos Bolsonaro, Eduardo Bolsonaro e Flávio Bolsonaro; além da esposa do presidente, a primeira-dama Michelle Bolsonaro.
A origem definitiva é desconhecida mas apontam-se duas possibilidades prováveis:
A primeira seria relacionada ao nome de uma região chamada Bolzano. Dessa forma, o sobrenome faria referência às pessoas advindas de Bolzano de Vicenza ou Bolzano Vicentino, uma comuna localizada na província italiana de Vicenza no norte da Itália.
A segunda seria a partir de bolzon, uma antiga palavra italiana que significaria “dardo” ou “flecha”. Neste caso, o sobrenome estaria associado a uma profissão para se referir às pessoas que tinham como ofício fabricar dardos ou flechas no período medieval.
Nenhum comentário:
Postar um comentário