terça-feira, 31 de outubro de 2023

Curtas paraibanos selecionados para o Fest Aruanda 2023 são divulgados; confira

O Fest Aruanda 2023 divulgou, na segunda-feira (30), a lista dos curtas paraibanos selecionados para a mostra competitiva ‘Sob o Céu Nordestino’. O festival, um dos maiores realizados pelo setor audiovisual da Paraíba, deve acontecer de 30 de novembro a 6 de dezembro, em João Pessoa.



O Fest Aruanda está em sua 18ª edição e acontece gratuitamente no Cinépolis do Manaíra Shopping, em João Pessoa. A iniciativa tem como objetivo premiar profissionais do audiovisual brasileira, produtores de filmes de curta e longa-metragem.

Sete curtas-metragens foram selecionados para esta edição da mostra. Amilton Pinheiro (jornalista e crítico de cinema) e Lúcio Vilar serão os curadores da disputa.

Curtas de cidades como Campina Grande, Alagoa Grande, Santa Luzia e Alhandra (confira a lista completa abaixo). Além do resultado da mostra, o Fest Aruanda também divulgou a nova identidade visual do evento.

Curtas paraibanos na mostra ‘Sob o Céu Nordestino’

    'O Orgulho Não é Junino', de Dimas Carvalho (Documentário). Campina Grande/PB (2023). Duração: 14:59
    'Pantera dos Olhos Dormentes', de Cristall Hannah e Ingsson Vasconcelos (Animação). João Pessoa/PB (2023). Duração: 4:46
    'Para Onde Eu Vou?' de Fabi Melo (Animação). Campina Grande/PB (2023). Duração: 6:10
    'Abrição de Portas', de Jaime Guimarães (Documentário). Campina Grande/PB (2022). Duração: 15:52
    'Flora, a Mãe do Rei', de Geóstenys de Melo Barbosa (Ficção). Alagoa Grande/PB (2023). Duração: 14:59
    'Céu, de Valtyennya Pires' (Documentário). Santa Luzia/PB (2022). Duração: 15:39
    'Flor dos Canaviais', de Lívio Brandão e Lucas Machado (Ficção). Alhandra/PB (2023). Duração: 5:00.

Governo sanciona lei que impede a guarda compartilhada em casos de risco de violência doméstica

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou uma lei que altera o Código Civil para incluir o risco de violência doméstica ou familiar como um empecilho ao exercício da guarda compartilhada dos filhos. A nova legislação estabelece que, antes de decidir sobre o assunto, o juiz deve indagar previamente o Ministério Público e as partes interessadas sobre eventuais situações de violência doméstica ou familiar que envolvam o casal ou os filhos. A lei nº 14.713, de 30 de outubro, foi publicada nesta terça-feira (31) no Diário Oficial da União e já está em vigor. As informações são do R7, parceiro nacional do Portal Correio.

Com nova redação, o texto destaca que, quando não houver acordo quanto à guarda do filho e pai e mãe estiverem aptos a cuidar da criança ou adolescente, será aplicada a guarda compartilhada, exceto nos casos em que um dos genitores declarar que não deseja a guarda ou “quando houver elementos que evidenciem a probabilidade de risco de violência doméstica ou familiar”.

Fica a cargo do magistrado responsável pelo caso perguntar ao Ministério Público e aos envolvidos se existe algum risco de violência. Em caso positivo, ele deve fixar um prazo de cinco dias para que a pessoa apresente provas ou indícios pertinentes.

A nova lei se junta a outras iniciativas do governo federal voltadas às mulheres. Em março, como parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher, foi lançado um pacote de medidas que inclui, entre outras iniciativas, a regulamentação da cota de 8% da mão de obra para mulheres vítimas de violência doméstica em contratações públicas na administração federal direta, em autarquias e em fundações, bem como a criação do programa Mulher Viver sem Violência, que visa integrar e ampliar os serviços públicos destinados às mulheres em situação de violência.

Em julho, foi sancionada a lei que altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) para garantir a igualdade salarial entre mulheres e homens que exerçam a mesma função. Já em setembro, o governo criou o selo “Empresa Amiga da Mulher” para incentivar a inclusão feminina no mercado de trabalho, em especial de mulheres que foram vítimas de violência doméstica e familiar.

Mais recentemente, na quarta-feira passada (25), o governo federal lançou a iniciativa Brasil sem Misoginia, coordenada pelo Ministério das Mulheres. O objetivo é mobilizar a sociedade brasileira para enfrentar o ódio, feminicídios e a violência doméstica, moral e sexual contra as mulheres, além de estimular práticas de proteção, acolhimento e segurança.
Violência contra a mulher no Brasil

Segundo a 4ª edição da pesquisa “Visível e invisível: a vitimização de mulheres no Brasil”, divulgada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) e pelo Instituto Datafolha neste ano, 35 mulheres foram agredidas física ou verbalmente por minuto no Brasil em 2022; 28,9% das mulheres, o equivalente a 18,6 milhões, relataram ter sido vítimas de algum tipo de violência ou agressão, o maior percentual da série histórica do levantamento.

O estudo destaca ainda que 50.962 mil mulheres sofreram violência diariamente em 2022 — o equivalente a um estádio de futebol como o Beira Rio, em Porto Alegre (RS), lotado. Em média, as mulheres sofreram quatro agressões ao longo do último ano. No caso das mulheres divorciadas, a média sobe para nove agressões em 2022.
Canais de denúncia

Em caso de violência doméstica e ameaça, procure ajuda:

• Central de Atendimento à Mulher — Ligue 180;
• Disque Denúncia — 197 ou (61) 98626-1197 (WhatsApp);
• Delegacias Especiais de Atendimento à Mulher — (61) 3207-6172/3207-6195 (funcionam 24 horas);
• PMDF — 190;
• Núcleo de Gênero do MPDFT — (61) 3343-6086 e (61) 3343-9625; e
• Núcleo de Assistência Jurídica de Defesa da Mulher (Nudem) da Defensoria Pública — WhatsApp (61) 999359-0032.

Coqueiros da calçadinha de Manaíra serão transplantados para a praia e ‘área verde’; entenda

Mais de 80% dos coqueiros da calçadinha da orla de Manaíra, em João Pessoa, serão transplantados para a areia da praia e para novas ‘áreas verdes’ que serão criadas entre os trechos de estacionamentos.

As mudanças foram confirmadas ao Conversa Política, pelo secretário de Meio Ambiente, Welison Silveira.

As intervenções fazem parte do novo projeto de urbanização da orla, com ampliação de uma faixa para carros e transformação da ciclofaixa em ciclovia, que prevê uma separação física com a faixa de veículos, não apenas sinalização e obstáculos móveis.

Entre o bar Barramas e o Mag Shopping, segundo ele, há 168 coqueiros. De acordo com o Welison, já existe estudos e técnicas que comprovam a eficácia do método, principalmente, em coqueiros mais jovens e nos mais “antigos”, que estão saudáveis. A prefeitura também vai retirar os coqueiros que estão condenados por causa de fungos e pragas.

    A técnica de transplante de árvores, sobretudo, especificamente ali no objeto da Praia de Manaíra, considerando o sistema radicular dos coqueiros, que é bem parecido com o das palmeiras, ele é bem viável. Então, existe aí, já fizemos alguns diagnósticos e projeções, em torno de 80% de êxito de transplante’, afirmou.

De acordo com Welison, as mudanças precisam atender as especificações técnicas e de acompanhamento no processo inicial e também no final.

“Foram identificamos também que alguns coqueiros já estão atingidos aí com fungos ou outras doenças radiculares no seu caule, que podem prejudicar e acabar não vingando em relação ao êxito, mas tem muitos coqueiros em fase jovem que existe uma grande possibilidade de viabilidade de realização desses transplantes, tanto para a área da nova urbanização quanto também para a área de praia […] Então, é totalmente viável, atendendo as especificações técnicas, fazendo o acompanhamento prévio e posterior também.

Após pedir para sair do PL, Cabo Gilberto diz que Wellington Roberto é seu único problema e sente vergonha dos rumos do partido

Após pedir para sair do PL, o Cabo Gilberto soltou o verbo e disse que Wellington Roberto é seu único problema dentro do partido. Ele chegou a dizer que tem ótimos relacionamentos em Brasília e com a cúpula do partido, mas a situação é diferente em relação a situação local. "Não tenho problema com Bolsonaro. Nacionalmente não tenho o que falar, Sou muito bem tratado. Parece que sou o cacique", brincou o parlamentar em entrevista ao programa Arapuan Verdade.

Cabo Gilberto foi ainda mais longe e  disse sentir vergonha dos rumos que o partido está tomando. " A questão paraíbana, a questão local é uma vergonha", disparou.

O deputado federal confirmou na manhã de ontem (30) que pediu ao presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, a liberação da sigla para se filiar a um novo partido.

Em junho, ele, Nilvan Ferreira e Wallber Virgolino anunciaram que não aceitariam imposição dentro do PL para escolha do candidato do partido que vai disputar o cargo de prefeito de João Pessoa em 2024. O PL filiou o ex-ministro da Saúde Marcelo Queiroga, que se apresenta como o candidato da sigla.

Superintendente do DNIT diz que não há intenção de privatizar BRs na Paraíba: "não existe nada de privatização"

O superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes da Paraíba (DNIT), Arnaldo Monteiro, disse, em entrevista ao programa Arapuan Verdade, nesta terça-feira (31) que não existe nenhuma decisão acerca de uma possível privatização das BRs na Paraíba.

"Não existe nada de privatização, nenhuma possibilidade sobre isso", afirmou como acompanhou o ClickPB.

 O tema surgiu desde que o ministro dos Transportes, Renan Filho, em reunião com a bancada paraibana, em setembro, falou sobre a possibilidade de entregar à iniciativa privada trechos da BR 230 e da 101 para uma administração por meio de pedágios.

À frente do órgão, o gestor ainda destacou a retomada das obras triplicação BR-230 entre João Pessoa e Cabedelo, a duplicação da mesma rodovia de Campina Grande até o Sertão e a duplicação da BR-104 até o Brejo paraibano.

Ao ser questionado sobre a possibilidade de retornar ao mundo da política partidária, o gestor lembrou que não há nenhuma pressão sobre isso. "Eu sempre digo que o homem publico não toma decisão isolada e quem é político não foge da raia, mas não existe essa condição e também não existe o descare dessa possibilidade", explicou.

PDT terá candidatura própria em Campina Grande e vai apoiar reeleição de Cícero Lucena em João Pessoa

Após decidir por continuar sendo comandado por uma comissão provisória, os integrantes da diretoria do partido definiram como será os rumos do PDT na Paraíba nas Eleições 2024. Em entrevista ao programa Arapuan Verdade, nesta terça-feira (31), o presidente do colegiado, Marcos Ribeiro, disse que o partido terá candidatura própria em Campina Grande.

Como acompanhou o ClickPB, Marcos Ribeiro informou que o pré-candidato da legenda na Rainha da Borborema será André Ribeiro, que foi candidato a senador no pleito passado em uma candidatura avulsa.

Já em João Pessoa, Marcos Ribeiro garantiu que a legenda vai andar de mãos dadas com a pretensa reeleição do atual prefeito Cícero Lucena (PP).

"O compromisso inicial é com a campanha de Cícero. Já em Campina Grande o pré-candidato é André Ribeiro", falou.

Deputado Hervázio Bezerra apresenta projeto que quer acabar com discussão sobre mudança de nome da capital João Pessoa

O deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB) apresentou, nesta terça-feira (31), na Assembleia Legislativa da Paraíba, um Projeto de Emenda Constitucional (PEC) que pretender, como ele mesmo disse, sepultar a discussão sobre a mudança do nome da capital João Pessoa. O ClickPB verificou que o parlamentar já colheu 13 assinaturas favoráveis a proposta.

"Com essa PEC a gente sepulta esse assunto dando, definitivamente, o nome da nossa capital de João Pessoa. Estamos apresentando uma PEC que já está com 13 assinaturas e quero crer que será subscrito pela totalidade dos deputados e de uma vez por todas colocaremos fim a essa discussão", falou Hervázio.

Ele argumenta que tem conversado com muitas pessoas e todas defendem a manutenção do nome de João Pessoa. "Respeitando quem pensa diferente, mas eu vejo é que nós teremos, se a população decidisse que não vai decidir pela mudança desse nome, porque eu converso todos os dias com amigos da capital e todos defendem que permaneça João Pessoa. É quase a unanimidade. São poucas as pessoas que querem outro nome", declarou.

Entenda

Em fevereiro deste ano, como noticiado pelo ClickPB, o advogado Raoni Vita protocolou um requerimento no Tribunal Regional da Paraíba (TRE-PB) para realização de um plebiscito para consultar a população sobre uma possível mudança no nome da Capital, João Pessoa. Caso seja aprovada, o plebiscito deve ocorrer no mesmo dia das eleições, em 6 de outubro.

Na semana passada, a ação que pede a realização de um plebiscito foi encaminhado para o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB). A decisão de enviar o processo foi da procuradora Acácia Suassuna, do TRE, que considerou que a análise do processo não deve ser feita pela Justiça Eleitoral.

Prefeitura de Conceição cria Bolsa de Proteção aos Animais de Rua no valor de R$ 500

A Prefeitura de Conceição criou a Bolsa de Proteção aos Animais de Rua no valor de R$ 500 que serão pagos às instituições sem fins lucrativos. Conforme verificou o ClickPB, só terão direito aos benefícios desta lei, a instituições legalmente constituídas.

Para receber a bolsa, as instituições beneficiadas devem mensalmente apresentar seus trabalhos de fomentação aos animais de rua, a Secretaria de Assistência Social.

A instituição que não apresentar o trabalho sem justificativa legal, terá o benefício da bolsa suspenso por um ano.

De acordo com o decreto, "poderá o município fornecer de forma discricionária materiais clínicos para quatro, castrações mensais, não cumulativas ao mês subsequente".

Paraibana Mayana Neiva é definida para interpretar Maria no espetáculo Paixão de Cristo de Nova Jerusalém

]A atriz paraibana Mayana Neiva vai interpretar Maria no espetáculo Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, em Pernambuco. Ela vai dividir o espetáculo teatral com os artistas Allan Souza Lima, no papel de Jesus e Dalton Vigh, interpretando o governador romano Pôncio Pilatos. Conforme apurou o ClickPB, a temporada da Paixão de Cristo para 2024, acontece entre os dias 23 a 30 de março.

A talentosa atriz paraibana Mayana Neiva, que será Maria em Nova Jerusalém, está no elenco da minissérie “Fim” que estreou esta semana no Globoplay e atuou recentemente no filme “O silêncio da chuva”, nas séries “Temporada de Verão” (Netflix) e “A vida secreta dos casais” (HBO).

Ela foi destaque também na novela global “Éramos seis”, na qual fez o papel de Karine Assad. Atualmente a atriz se prepara para viver a personagem “Linete”, na novela “Guerreiros do Sol”, do Globoplay.

Já o veterano ator premiado Dalton Vigh, com quase 30 anos de carreira artística, foi destaque em dezenas de novelas e séries da TV brasileira, além de ter vivido papéis marcantes no cinema e no teatro.

Este ano ele interpretou César Pendleton na novela "Poliana Moça", do SBT e faz o mesmo papel em “As aventuras de Poliana – O filme”, produzido pela Warner Bros. Pictures e SBT que estreia em novembro. Vigh também estará no elenco da terceira temporada de "Dom", série do Prime Vídeo.

Adriano Galdino diz que João Azevêdo agora tem dois partidos e insinua que governador pode ir para o PDT

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino (Republicanos), mandou um recado para o deputado federal Gervásio Maia, presidente estadual do PSB. Em entrevista ao programa Arapuan Verdade, nesta terça-feira (31), Galdino disse que João Azevêdo agora tem dois partidos e insinuou que o chefe do poder executivo estadual pode deixar o PSB e ir para o PDT.

Como acompanhou o ClickPB, a insinuação de Adriano Galdino ocorre no mesmo dia em que a Paraíba acorda com a notícia de que aliados diretos do governador João Azevêdo agora compõem a direção da comissão provisória renovada no PDT.

"Agora ele tem dois e a partir do PDT ele manda um recado para a direção estadual: "olha, eu tenho um partido". Manda um recado para a direção nacional e a partir de hoje com o PDT já nas mãos do governador, nas mãos de seu aliado, não só Carlos Siqueira como a direção nacional vai escutar o governador com mais paciência, com mais cuidado, porque agora o governador tem um partido", disparou Galdino.

Ele defendeu que João Azevêdo deve ter um partido para "chamar de seu". "Ele é o maior líder político desse estado e não pode ficar refém de presidente de partido", falou.

Feriado de Finados: o que abre e o que fecha em João Pessoa

Na quinta-feira, 2 de novembro, é celebrado o Dia de Finados. Por ser feriado nacional, alguns estabelecimentos e serviços funcionam em horários especiais em João Pessoa.

Shoppings funcionam normalmente, enquanto agências bancárias e repartições públicas não abrem. Confira abaixo o que funciona e o que fecha na capital paraibana.

O que abre e o que fecha em João Pessoa no feriado de Finados

Shoppings

Os shoppings da capital paraibana funcionam com uma programação diferente, que varia de acordo com o serviço oferecido. Confira os horários de funcionamento:

Mangabeira e Manaíra Shopping

De acordo com a assessoria, os Shoppings Manaíra e Mangabeira funcionarão em horário normal. Onde abrirão às 10h e fecharão às 22h. Não funcionarão bancos, setor de serviços, Casa da Cidadania e Polícia Federal.

Shopping Tambiá

No Tambiá Shopping, as lojas abrirão das 12h às 20h. Já a praça de alimentação e o Playtoy estarão abertos a partir das 12h e fecham às 21h. Estarão fechados lotérica, Casa da Cidadania, Caixa, salão de beleza e imobiliária.

O cinema estará aberto de acordo com as sessões disponíveis.

Liv Mall

No dia 2 de novembro, o Liv Mall funcionará com Praça de Alimentação, Estação Turma da Mônica e Espaço Gourmet, das 12h às 21h. Já as lojas funcionarão das 13h até às 21h.

Na sexta (3) e sábado (4) o Liv Mall funcionará das 10h às 21h.

Shopping Sebrae

Neste Dia de Finados, o Shopping Sebrae estará fechado. No entanto, o estabelecimento reabre normalmente na sexta (3), lojas e praça de alimentação, das 10h às 20h.

Mag Shopping

Durante o Dia de Finados, as lojas do Mag Shopping abrirão das 09h até às 21h. Já a praça de alimentação funcionará das 10h às 22h e o cinema das 13h até às 22h. Estarão fechados lotérica, laboratório, consultórios, faculdade e salão de beleza.

Shopping Sul

No Shopping Sul, as lojas abrirão das 12h até às 20h e a praça de alimentação abrirá das 11h até às 22h. Já na sexta (3) e no sábado (4), o shopping volta ao seu horário normal de funcionamento.

Pirâmide Shopping

Já o Pirâmide Shopping, durante o Dia de Finados, estará com a praça de alimentação aberta, das 11h às 21h. As lojas abrirão das 14h até às 20h.

Na sexta (3) e sábado (4), o shopping funcionará das 10h até às 21h.

Bancos

De acordo com o Sindicato dos Bancários, os bancos não funcionarão neste dia 2 de novembro, inclusive nas agências situadas nos shoppings, porque o feriado é nacional. Mas na sexta (3), as agências bancárias funcionarão normalmente.

Comércio

Segundo o Sindicato dos Comerciários de João Pessoa, no dia 2 de novembro, o comércio pode funcionar normalmente, desde que cumpram as normas estabelecidas na Convenção Coletiva de Trabalho vigente.

VLTs

De acordo com Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU-JP), os Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs), não vão funcionar no Dia de Finados, na quinta-feira (2). O funcionamento normal volta a acontecer na sexta-feira (3), das 04h52 às 19h51.

Repartições públicas

Em João Pessoa, durante o Dia de Finados, só os serviços essenciais estarão funcionando, como os hospitais, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), a Defesa Civil e a coleta de lixo realizada pelos agentes da Autarquia Municipal de Limpeza Urbana (Emlur). A situação se mantém na sexta-feira (3), pois a prefeitura decretou ponto facultativo, criando um feriadão.

Bica

Segundo o Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica), o local vai abrir normalmente na quinta-feira (2), das 8h às 17h, com bilheteria até 16h, fechando apenas na segunda-feira, como de costume.

Justiça

A Justiça Federal da Paraíba (JFPB) divulgou que devido aos feriados alusivos ao Dia da Justiça Federal e o Dia de Finados, entre a quarta-feira (1º) e a quinta (2), vai funcionar em regime de plantão. Isso significa que o órgão vai atender exclusivamente a demandas urgentes.

Na sexta-feira, a JFPB operará apenas de forma remota. O atendimento volta ao normal na segunda-feira (6).

Correios

Não haverá atendimento nas agências e unidades dos Correios durante o Dia de Finados. Contudo, a Central de Atendimento dos Correios (CAC) estará disponível de forma automatizada, por meio do Chat, do Fale Conosco ou pelos telefones 0800-725-7282, 0800-725-0100 e 3003-0100.

O atendimento nas agências e na CAC voltarão à normalidade no próximo dia útil, sexta-feira (3).

Triplicação da BR-230 segue paralisada e sem definição de início devido a impasse do DNIT sobre licitação

As obras de triplicação da rodovia BR-230 já deveriam ter sido retomadas normalmente desde o início de outubro. No entanto, chegando já ao fim do mês, não há sequer estimativa de quando os serviços serão iniciados devido à inércia do DNIT, segundo informaram fontes ouvidas pelo ClickPB nesta segunda-feira (30). Esta fase atual das obras, que deveria seguir de Cabedelo até a passarela do Renascer, é orçada em R$ 151 milhões e tinha previsão de conclusão até 2025. Também existe a previsão de orçamento de R$ 300 milhões para a obra completa, que segue até o viaduto de Oitizeiro, em João Pessoa. A previsão inicial era de que todo o serviço fosse concluído até o ano de 2026. No entanto, com as interrupções e paralisações, o cumprimento desta data fica prejudicado.

Informações obtidas pelo ClickPB dão conta de que duas empresas que concorreram ao edital de licitação para as obras entraram com recursos contra o resultado.  O DNIT, até o momento não se posicionou sobre o que será feito para agilizar o processo e dar início efetivo às obras. O pregoeiro responsável pela licitação não publicou sua decisão sobre o que será feito. As empresas seguem aguardando o posicionamento para saber como proceder.

De acordo com fontes ouvidas pelo ClickPB, existe ainda o temor de que a licença ambiental para a obra seja cassada devido ao não atendimento de condicionantes do Ibama. Existe uma reclamação de que o próprio DNIT estaria dificultando a continuidade dos processos e atrasando a retomada das obras.

Após os recursos feitos pelas empresas, foi detectado um erro em uma das planilhas da empresa vencedora. No entanto, este erro não implica em motivo para desclassificação, segundo o edital e, até o momento, o DNIT não se posicionou sobre o que deve ser feito em relação a isso. Ainda não se sabe se será solicitada correção ou se, até mesmo, será refeita a licitação. A única certeza que há, até então, é que o atraso está arrastando ainda mais o processo e a execução das obras. Se o fato for judicializado, não há sequer prazo estimado para que a obra seja executada.

As obras de readequação da BR-230 em Cabedelo, que englobam a implantação de uma terceira via, tiveram início ainda no ano de 2017. No entanto, desde o início a obra já enfrentou diversas interrupções e paralisações. Atualmente, já foram executados serviços até o bairro de Intermares, em Cabedelo.

No início de setembro o ministro dos Transportes Renan Filho assinou ordens de serviço para a continuidade das obras que, ainda assim, não foram iniciadas.

O que diz o DNIT

Em contato com o ClickPB, o superintendente do DNIT na Paraíba, Arnaldo Monteiro, informou que o canteiro de obras já está instalado. Ele declarou ainda que a empresa "já está no local, montando toda a estrutura no canteiro, serviços de topografia, mais acredito que no máximo em 30 dias estará atacando as frentes de serviço". Porém, como apurou o ClickPB, no local não há trabalhadores até o momento.

A previsão é de que sejam construídos dois viadutos, oito passarelas, além de uma terceira faixa e a via lateral, assim como os serviços de drenagem até o km 13 da BR-230. O prazo de conclusão desta fase é de até 2025.

Ministra da Saúde virá à Paraíba em novembro para entregar novas ambulâncias do Samu

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, vai estar na Paraíba no dia 13 de novembro para participar da entrega de ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A informação foi dada pelo governador João Azevêdo (PSB) durante o programa Conversa com o Governador, da Rádio Tabajara, nesta segunda-feira (30).

Como visto pelo ClickPB, as ambulâncias serão destinadas a diversos municípios do estado. No entanto, o governador não detalhou para quais municípios e quantas ambulâncias serão entregues pela ministra.

“A ministra virá no dia 13 de novembro para a Paraíba e fará a entrega de ambulâncias para o Samu. Essas ambulâncias serão distribuídas para diversos municípios da Paraíba”, falou o governador, como notado pelo ClickPB.

Local de prova do Enem deve ser até 30 km do domicílio do candidato

Os inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que tenham sido alocados para fazer a prova em locais com distância superior a 30 quilômetros (km) de sua residência e que não puderem comparecer ao local no dia do exame poderão fazer a prova em outra data: nos dias 12 e 13 de dezembro, em locais que serão divulgados posteriormente. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (30) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

“A metodologia do Enem permite a comparabilidade das notas e a igualdade de condições entre os participantes”, justifica a autarquia, em nota.

Na última semana, os estudantes tiveram acesso aos locais onde farão as provas do Enem 2023 e alguns reclamaram que ficaram muito distantes dos locais onde vivem, o que poderá, inclusive, fazer com que desistam de fazer as provas este ano.

As normas do Inep garantem alocação num raio máximo de 30 km do domicílio informado na inscrição. O instituto disponibilizará, na Página do Participante, uma aba específica para que inscritos interessados na nova aplicação submetam seus pedidos para análise. O sistema receberá as informações no período de 13 a 17 de novembro.

Segundo o Inep, os casos de estudantes alocados para fazer a prova a mais de 30 km da sua residência são restritos a um universo de cerca de 50 mil inscritos, o que representa aproximadamente 1% do total. Os casos estão concentrados, majoritariamente, em grandes cidades, como Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.

O Enem 2023 será aplicado nos dias 5 e 12 de novembro. As notas das provas podem ser usadas para concorrer a vagas no ensino superior público, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e a financiamentos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

segunda-feira, 30 de outubro de 2023

Cidades do Sertão da Paraíba estão sob alerta de baixa umidade

 O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo para baixa umidade em 20 cidades do Sertão paraibano.

Conforme a entidade, o índice de umidade do ar pode chegar a 12%. A condição meteorológica pode provocar risco de incêndios florestais e à saúde, ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.

O alerta é válido até às 20h desta segunda-feira (30).
Veja as cidades com alerta de baixa umidade:

    Bernardino Batista
    Bom Jesus
    Bonito de Santa Fé
    Cachoeira dos Índios
    Cajazeiras
    Conceição
    Ibiara
    Joca Claudino
    Marizópolis
    Monte Horebe
    Nazarezinho
    Poço Dantas
    Poço de José de Moura
    Santa Helena
    Santa Inês
    São João do Rio do Peixe
    São José de Piranhas
    Sousa
    Triunfo
    Uiraúna

Com o tempo mais seco, a recomendação para a população das áreas afetadas é beber mais líquido, evitar prática de atividades físicas, exposição ao sol nas horas mais quentes e uso de hidratante para a pele, além de umidificadores para o ambiente.

Campanha de vacinação de gatos e cachorros contra raiva é prorrogada até dia 10 de novembro na Paraíba

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES)/Gerência Executiva de Vigilância em Saúde, prorrogou a Campanha de Vacinação contra a Raiva Animal até o dia 10 de novembro. A expectativa é imunizar 881 mil animais com idade a partir dos 3 meses no estado. Até o momento, o estado tem um total de 617.803 animais vacinados.

O médico veterinário da SES Francisco de Assis Azevedo explica que, até o dia 25 de outubro, a Paraíba apresentou um total de 436.857 cães vacinados, correspondente a 76,13% de cobertura vacinal canina, e 180.946 gatos vacinados, correspondente a 87,18% de cobertura vacinal felina. Ele pontua que o objetivo maior da campanha vai além de vacinar cães e gatos.

“Existe uma recomendação do Ministério da Saúde de eliminar a raiva humana transmitida por essas espécies até 2030. A principal estratégia para eliminar a raiva transmitida por cães e gatos é a vacinação. Então, o maior objetivo da campanha é a promoção da saúde humana e animal. Vacinando cães e gatos teremos essas espécies animais devidamente imunizadas, e nós não teremos a raiva humana”, destaca.

A SES reforça que todos os 223 municípios estão abastecidos com o imunizante. E orienta realizar a busca ativa dos animais faltosos, vacinar os animais em condições de rua, cobrir áreas que não foram trabalhadas, realizar anotação de todas as vacinas administradas e ter atenção na conservação do imunobiológico, principalmente no momento do transporte.

A raiva é uma doença infecciosa aguda transmitida por vírus. No ciclo urbano os principais elementos responsáveis pela transmissão do agravo são os cães e gatos. A única forma de prevenir a raiva é através da vacinação, que não tem contraindicação. Caso não seja feita a devida prevenção, a doença acomete o sistema nervoso central e evolui rapidamente, sendo letal em aproximadamente 100% dos casos, tanto para os homens quanto para os animais.

Cabo Gilberto avalia Governo Lula um ano após eleição: “Brasil afundou em uma crise econômica com o presidente Lula”

O deputado federal, Cabo Gilberto, vice-presidente da oposição no Congresso Nacional, não poupou críticas ao primeiro ano do governo do presidente Lula. O parlamentar acusou o governo petista de afundar o país em uma grande crise econômica.

Durante entrevista ao programa de rádio Arapuan Verdade FM, desta segunda-feira (30), ao jornalista e apresentador Clilson Júnior, o deputado paraibano avaliou como trágico o primeiro ano do governo Lula.

Para o parlamentar, o governo é responsável por jogar o país, em uma crise econômica sem precedentes. Caso, medidas não sejam tomadas, o desastre é iminente.

“O país está voltando para o buraco com o governo Lula. Já tínhamos afundados com Dilma, depois nós recuperamos com saída do PT, então vem Lula e afunda o Brasil, é uma crise econômica sem precedentes. Até as pessoas que fizeram o L, já estão se arrependendo”.

Mais de 60 mil pessoas são aguardadas em quatro cemitérios de João Pessoa durante o feriado de Finados

Mais de 60 mil pessoas devem ir aos quatro cemitérios de João Pessoa durante o feriado de Finados, na próxima quinta-feira (2). Em contato com o ClickPB, o secretário de Desenvolvimento Urbano, Fábio Carneiro, explicou que esse número pode ser ampliado e o fluxo de visitação chegar até 80 mil. O expediente administrativo no Dia de Finados será das 6h às 18h.    

“Nos cemitérios onde acontece celebração, colocamos cadeiras e tendas para dar suporte às pessoas que vão assistir à missa. Também distribuímos água para os idosos e temos pessoas da Secretaria de Saúde, no setor administrativo, para aferição de pressão se necessário, já que alguns acabam ficando muito emotivos. No mês de outubro também reforçamos as ações de zeladoria com poda, pintura de meio-fio e limpeza”, explicou o gestor.

Nos últimos 30 dias, a pasta, responsável pela administração desses espaços, intensificou as ações de zeladoria nesses locais. Anualmente, essa é uma data onde o número de visitantes praticamente triplica nos cemitérios e a Sedurb sempre prepara uma programação religiosa para receber as pessoas que prestam homenagens aos amigos e familiares que não estão mais aqui.  

Os visitantes que estão vindo pela primeira vez ou aqueles que há algum tempo que não visitam, em caso de dúvida em relação ao local do túmulo, podem entrar em contato direto com a administração dos cemitérios, que tem equipe disponível para ajudar nesses casos.

Serviço:  

Cemitério Senhor da Boa Sentença – Varadouro

6h – Abertura dos portões 7h – Missa com pároco Manoel Marques

9h – Missa com Arcebispo Dom Manoel Delson

11h – Missa com o padre Luiz Júnior Vigário Geral da Diocese

15h –  Missa com o padre Alexandre Magno Jardim

17h – Missa com o padre Wancelei  

Cemitério do Cristo Redentor

6h – Abertura dos portões

7h, 9h e 15h –  Missa na comunidade Cristã próxima ao Cemitério Cristo Redentor

9h –  Culto evangélico              

Cemitério São José – Cruz das Armas

6h – Abertura dos portões

9h, 14h – Missa com padre Júnior  

Cemitério Santa Catarina – Bairros dos Estados

6h – Abertura dos portões

10h e 16h –  Missas celebradas pelo padre Evandro Belarmino    

Jornalista paraibana Rachel Sheherazade grava com apresentador Rodrigo Faro para programa da Record em João Pessoa

Uma matéria especial com a jornalista paraibana Rachel Sheherazade para o programa #HoraDoFaro, da Record foi gravada, nesta segunda-feira (30) em João Pessoa, cidade onde a comunicadora nasceu.

Nas imagens veiculadas em sua rede social, a jornalista aparece ao lado de Rodrigo Faro diretamente da Paraíba, no bairro onde nasceu e se criou para gravar as cenas e contar sobre sua vida e toda sua carreira.

Recentemente, a ex-âncora do Jornal do SBT, foi expulsa do reality show A Fazenda 15, nesta quinta-feira (19). A expulsão se deu porque Raquel colocou a mão no rosto de Jenny Miranda, durante uma discussão.

Sistema Arapuan inicia como afiliado da Band dia 28 de dezembro; entenda como vai funcionar a parceria

A partir do dia 28 de dezembro a TV Arapuan vai iniciar sua trajetória como afiliada da TV Band na Paraíba. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (30) pelo diretor comercial do Sistema Arapuan, Daniel Nobre. Além da TV, o Sistema Arapuan também vai receber a Band News FM. Entenda abaixo como vai funcionar a parceria.

Como visto pelo ClickPB, os telespectadores da TV Band vão passar a acompanhar o sinal da empresa no canal 14.1, da TV Arapuan. Com a mudança, os telespectadores vão poder acompanhar toda a programação da Band, com eventos nacionais, como os campeonatos estaduais e a Série B do Campeonato Brasileiro, e internacionais, como a Fórmula 1.

Com relação a programação local, Daniel Nobre falou que os projetos estaduais vão ser todos mantidos e que a Band News irá funcionar em uma das rádios do grupo, preservando a tradicional Arapuan FM e toda a sua programação musical e jornalística.

“O Sistema Arapuan faz um marco na comunicação e a partir do dia 28 de dezembro estará fazendo uma mudança na sua cabeça de rede e passa a ser TV Band. Fora isso, temos também a Band News FM, a maior rádio de notícias 24 horas do Brasil, Quem assiste o 14.1 passará a assistir a programação da Band a partir das 0h do dia 28. A programação local da TV Arapuan vai começar a fazer nova escala em índices de audiência trazendo a programação local junto com a nacional para levar ao telespectador uma programação de melhor qualidade. Para quem está em casa, será só digitar o canal 14.1 para acompanhar a programa da TV Arapuan e da Band”, falou Daniel Nobre, como observado pelo ClickPB.

João Pessoa define plano de trânsito e transporte para domingos de provas do Enem 2023

Um esquema especial de trânsito e transporte foi definido pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) para os dois domingos de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nos dias 5 e 12 de novembro. O esquema contará com agentes de mobilidade monitorando os locais de prova com maior movimentação, bem como o reforço de seis linhas extras de ônibus.

Nos dois domingos de provas, as equipes de monitoramento do fluxo viário estarão iniciando as atividades às 6h e cerca de 50 agentes de mobilidade garantirão a circulação de veículos no entorno dos locais de provas. “Com certeza será mais um ano de muito trabalho e comprometimento para nossas equipes. Assim como no ano passado, estaremos novamente empenhados em assegurar os deslocamentos com tranquilidade e agilidade, garantindo que os candidatos acessem os locais de prova da melhor forma possível. Nossa operação de ônibus também será reforçada, principalmente, nos horários de início e término do exame”, disse Expedito Leite Filho, superintendente de mobilidade de João Pessoa.  

Entre os pontos monitorados pelas equipes estão UFPB (Castelo Branco), Unipê (Água Fria), IFPB (Jaguaribe), FPB (Avenida Walfredo Leal), Faculdade Maurício de Nassau (Avenida Epitácio Pessoa) e Lyceu Paraibano (Centro), justamente, por serem considerados os locais com expectativa de maior movimentação dos candidatos. Vale ressaltar, que em João Pessoa aos domingos, a faixa de ônibus é liberada para qualquer veículo, facilitando o deslocamento de quem for de carro ou moto.

Referente ao transporte público, a operação típica de domingo com 46 linhas, será ampliada para 52 nos horários que antecedem e encerram as provas, ou seja, entre 9h40 e 12h e, ainda, entre 15h40 e 18h. As linhas 521, 502, 523, 527, 1519 e 003, que geralmente não rodam, estarão ativas nestes dois dias de ENEM, totalizando 130 ônibus em circulação, que devem realizar ao todo 940 viagens. Além destas linhas extras, também a 401, que circula aos domingos, será reforçada com duas viagens extras, como também, as linhas circulares 1500 e 5100 estarão operando com acréscimo de mais 22 viagens.

Comboio com 24 caminhões de ajuda humanitária entra em Gaza

Mais 24 caminhões carregados com alimentos, água e materiais médicos entraram na Faixa de Gaza neste domingo (29), através da passagem egípcia de Rafah, o maior comboio de ajuda humanitária a entrar no território palestino desde que Israel permitiu o acesso controlado de veículos, na semana passada.

Os novos caminhões com mantimentos chegaram a Gaza depois de outros dez terem ingressado pela manhã, o que significa que pela primeira vez dois contingentes entraram na região em um único dia desde que Israel permitiu a entrada de ajuda humanitária, em 21 de outubro.

Ao todo, 34 caminhões chegaram à Faixa de Gaza, após terem passado pela inspeção de autoridades israelenses no controle da fronteira. No entanto, estava prevista a entrada de 40 veículos. Seis deles continuam do lado de fora, e ainda não se sabe quando conseguirão atravessar a fronteira.

Nesse oitavo contingente não está incluído combustível, um elemento vetado pelo Estado judeu e extremamente necessário para o funcionamento contínuo de hospitais, padarias e estações de tratamento de água.

Com esse novo comboio, já entraram na Faixa de Gaza 118 caminhões: 20 no sábado (21) e no domingo (22), 14 na segunda-feira (23), oito na terça-feira (24), 12 na quinta (26), outros dez na sexta-feira (27) e dez na manhã deste domingo, enquanto outros seis caminhões permanecem no posto de controle das autoridades israelenses.

O fluxo de ajuda humanitária que chega à Faixa de Gaza gerou uma onda de condenações por parte das ONGs e da própria ONU (Organização das Nações Unidas), que alertou para o fato de a assistência que entra no bloco ser apenas "uma gota no oceano das necessidades" da população.

A ONU recordou também que, antes do início da guerra entre Israel e o grupo islâmico Hamas, entravam diariamente em Gaza cerca de 500 caminhões de ajuda humanitária, enquanto na última semana entraram, em média, 12 por dia.

O número de palestinos mortos na Faixa de Gaza por bombardeios israelenses desde o início da guerra contra o Hamas, em 7 de outubro, aumentou para pelo menos 8.005, informou o Ministério da Saúde de Gaza. Israel e o Hamas estão em guerra há três semanas, depois que o grupo islâmico palestino atacou o território israelense, deixando 1.400 mortos, cerca de 5.400 feridos e mais de 220 reféns.

Aeroporto de Congonhas é fechado temporariamente após aeronave particular ter pneu furado em pista

O aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, ficou temporariamente fechado para pousos e decolagens depois que uma aeronave particular teve um pneu furado na noite deste domingo (29). A operação foi normalizada às 21h14, segundo informações da Aena, concessionária responsável pela gestão do aeroporto.

A aeronave, modelo Cirrus G2 e com capacidade para seis passageiros, pousava no Aeroporto de Congonhas vinda de Goiânia quando o pneu furou e precisou de auxílio. Não houve feridos.

Nestes casos, a pista é fechada temporariamente, para que seja feita a remoção.

Em nota, a Aena informou que "o pneu da aeronave modelo Cirrus SF50 estourou após o pouso, às 20h22 deste domingo, na pista principal do aeroporto de Congonhas. Não houve feridos, nem necessidade de atendimento médico na pista. A Aena, administradora do aeroporto, iniciou a remoção da aeronave às 20h51. As operações foram retomadas às 21h14".

domingo, 29 de outubro de 2023

Copa Sul-Americana: LDU acaba com sonho de título inédito do Fortaleza

Neste sábado (28), em Punta del Este no Uruguai, após empate no tempo normal por 1 a 1, a LDU derrotou o Fortaleza na grande final da Copa Sul-Americana nas cobranças de pênaltis.

Após um primeiro tempo amarrado, com muitas faltas e cartões, os dois times resolveram atacar na etapa final. Lucero, aos dois minutos, completou bela jogada pelo lado direito para deixar o Fortaleza em vantagem. Logo na sequência, aos 10 minutos, Alzugaray recebeu lançamento da defesa, ganhou de Bruno Pacheco na força física, driblou o lateral esquerdo e acertou um lindo chute de perna esquerda, empatando a decisão.

Depois disso, as equipes não tiveram chances claras de gol e a partida acabou indo para a prorrogação. No tempo extra, o jogo seguiu estudado e os times não mexeram no placar.
Nas cobranças de pênaltis, muita emoção. O goleiro João Ricardo brilhou, pegando as cobranças dos experientes Paolo Guerrero e Alvarado. Pelo Fortaleza, Silvio Romero e Pedro Augusto pararam no goleiro Dominguez.

Nas cobranças alternadas, Dominguez mais uma vez apareceu, pegando cobrança de Brítez e garantindo o bi-campeonato para os equatorianos. Final, LDU 4 a 3 nos pênaltis.

O Fortaleza teve um começo de jogo com mais posse de bola, não sentindo a pressão de disputar o jogo mais importante de sua história. Marinho, jogador que rivais da defesa da LDU disseram conhecer antes da partida, perdeu a melhor chance da etapa, ao tentar driblar duas vezes, dentro da área, e perder a bola.

O jogo foi tenso, com cartões amarelos após divididas um pouco mais duras. João Ricardo e Domínguez pouco trabalharam.

No segundo tempo, saíram os gols, de Lucero e de Alzugaray, que levaram a decisão para a prorrogação. A LDU conseguiu evitar preocupação ao empatar pouco tempo depois do time brasileiro abrir o placar.

Mas a etapa teve mais chances, com os goleiros trabalhando mais. Na reta final, porém, os adversários pareciam mais satisfeitos em levar a partida para os 30 minutos adicionais.

No pênaltis, João Ricardo pegou duas cobranças, e o Fortaleza ficou a um gol do título, mas Pedro Augusto errou. Nas alternadas, Piovi marcou, mas o zagueiro argentino Brítez chutou e o goleiro Dominguez defendeu sua terceira cobrança, já havia defendido também de Silvio Romero.

Evento de Flamenco acontece no Theatro Santa Roza com participação de convidados renomados nacionalmente

Nos dias 10, 11 e 12 de novembro, será realizado, em João Pessoa, o “Festival Diálogos entre Mundos”, atração composta por artistas de diversas partes do país, que promove o intercâmbio e interação entre profissionais da arte flamenca e da cultura popular brasileira.  

O evento contará com duas apresentações do espetáculo de música e dança “Amor: Versões e Inversões”, dias 10 e 11, sempre às 19h30, no Theatro Santa Roza, e com oficinas de Dança Flamenca e de Coco de Trupé, no sábado e domingo, 11 e 12 de novembro, a partir das 9h, no Centro Cultural Iandê, Bairro dos Estados.

Além disso, haverá feirinha cultural e roda de conversa com os artistas convidados. Para esta edição, já estão confirmadas as maestras Mariana Abreu – SP e Ana Medeiros (La Negra) – RS; os grupos Brazilian Flamenco Duo –SP, Mosaycos – PB, Nuances Flamencas – PB e Coco Raízes de Arcoverde – PE, bem como alunos e professores de flamenco do Nordeste.

Os ingressos já estão sendo vendidos no site do Sympla e na secretaria do Theatro Santa Roza (no horário das 8h às 11h30), nos valores de 60,00 (inteira),30,00 (meia) e 40,00 (ingresso social, mediante entrega de 1kg de alimento). As inscrições para as oficinas têm vagas limitadas e podem ser feitas antecipadamente, por meio do link que consta na bio do Instagram @dialogosentremundos ou @nuancesflamencas. Os interessados podem se inscrever em quantas opções quiserem.

O Festival Diálogos entre Mundos resulta de um projeto com mais de 13 anos de existência, que promove correlações da cultura flamenca com as culturas ibéricas, africanas e afro-latinas, integrando, hoje, a Agenda Nacional Flamenca, como o primeiro festival Flamenco do Nordeste e o único desta modalidade no país com abordagem decolonial e promotor da interação entre culturas distintas.


 

 



Sábado (11/11)

    9h às 10h:  (ministrante: Coco Raízes de Arcoverde)
    10h às 11h:  (ministrante: Ana Medeiros – La Negra)
    11h às 12h:  (ministrante: Mariana Abreu)



 



Domingo (12/11)

    9h às 10h:  (ministrante: Coco Raízes de Arcoverde)
    10h às 11h:  (ministrante: Mariana Abreu)
    11h às 12h:  (ministrante: Ana Medeiros – La Negra)

Cinco jogos agitam a tarde de hoje pela Série A do Campeonato Brasileiro; confira duelos

A 30ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro segue neste domingo (29) e vai contar com cinco jogos para animar os torcedores pelo Brasil. O principal confronto será o clássico paulista entre Corinthians e Santos. Confira mais informações abaixo.

Como visto pelo ClickPB, jogam às 16h: Goiás x Vasco, no estádio da Serrinha, em Goiás, e Athlético Paranaense x São Paulo, na Ligga Arena, em Curitiba.

Às 18h30 duelam Corinthians x Santos, na Neo Química Arena, em São Paulo, e Internacional x Coritiba, no Beira-Rio, em Porto Alegre.

O domingo ainda vai ter a disputa entre Botafogo x Cuiabá, no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, às 20h.

A 30ª rodada só será finalizada em novembro. No dia 18, Fortaleza x Cruzeiro jogam no estádio Castelão, em Fortaleza, e Flamengo x Red Bull Bragantino se enfrentam no dia 23, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.

Esses jogos foram adiados por conta da final da Copa Sul-Americana, que o Fortaleza disputou e perdeu para a LDU, e da interdição do Maracanã para a final da Libertadores entre Fluminense x Boca Juniors.

Concurso da Polícia Militar e Bombeiros deixa trânsito intenso na BR-230 e em avenidas de João Pessoa

A realização das provas do concurso da Polícia Militar, que acontecem neste domingo (29), deixou o trânsito intenso e com congestionamento na BR-230 e em avenidas próximas aos locais de prova em João Pessoa.

Como visto pelo ClickPB, o principal trecho com congestionamento ficou na BR-230, entre o viaduto do Geisel e o trevo com a Avenida Pedro II, e a via Padre Zé, que fica em frente à Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no bairro do Castelo Branco.

Conforme publicação do ClickPB, mais de 60 mil candidatos vão fazer as provas do concurso em todo o estado. São oferecidas 1,1 mil vagas para os cargos de nível médio e salário inicial de R$ 4.206,87.

Segundo apurou o ClickPB, as provas objetivas e discursivas serão aplicadas em João Pessoa, Cabedelo, Guarabira, Cajazeiras, Patos e Campina Grande. Os portões serão abertos a partir das 11h45 e fechados as 12h30.

A prova terá duração de cinco horas, começando às 13h e terminando às 18h. Os candidatos terão 80 questões objetivas para responder e uma redação para redigir. Os candidatos devem levar documento com foto e caneta esferográfica azul ou preta.

Como levantado pelo ClickPB, o concurso teve 64.198 pessoas inscritas. Do total de inscritos, 57.892 são para a Polícia Militar, sendo 44.331 homens e 13.561 mulheres, e 5.306 foram para o Corpo de Bombeiros Militar, sendo 4.934 homens e 1.372 mulheres.

Publicada lei que garante cancelamento da multa de fidelidade em academias, escolas e clubes da Paraíba

Foi publicada na edição deste sábado (28) do Diário Oficial do Estado (DOE) uma lei que garante a possibilidade de cancelamento da chamada 'multa de fidelidade' em academias, escolas de cursos e idiomas e clubes no estado da Paraíba. O ClickPB apurou que a lei foi proposta pelo deputado Felipe Leitão (PSD) e sancionada pelo governador João Azevêdo (PSB).

De acordo com o material o cancelamento da multa poderá ser realizado quando houver comprovação que o vínculo empregatício foi perdido, após a adesão ao contrato. A lei entra em vigor em seis meses (180 dias), como prevê texto publicado no Diário Oficial do Estado.

Caso a lei não seja cumprida, o estabelecimento infrator poderá pagar uma multa de até 100 Unidades Fiscais de Referência (UFR). A multa será, de acordo com previsto no texto, "aplicada de acordo com o porte do estabelecimento e o seu grau de culpabilidade". Em casos de reincidência, a multa será aplicada em dobro.

O valor da UFR varia mensalmente, sendo definida pela secretaria da fazenda. Caso a lei entrassee em vigor hoje, significaria que o estabelecimento que descumprisse a medida poderia ser multado em até R$ 12,8 mil em caso de reincidência.

sábado, 28 de outubro de 2023

Telecine aposta nos seriados

 A partir do próximo domingo, dia 7 de agosto, o canal Telecine exibirá Numb3rs, título que já teve sua segunda temporada garantida nos Estados Unidos e é produzido pelos irmãos Tony e Ridley Scott. Outra série já comprada pela rede é The Cell, dirigida por Nick Gomez, que já fez TV (Família Soprano) e cinema (Quem não matou Mona). Essa atração é um tiro no escuro, pois ainda está em processo de filmagem e nem estreou nos Estados Unidos. Over There, uma produção do canal FX americano, acabou de entrar em cartaz na terra do Tio Sam e já tem seus direitos guardados para o Telecine. Para adquirir os seriados, a Rede Telecine ouviu as pesquisas de perfil de público de seu principal canal, o Premium. "O público-padrão do Telecine não é de séries, mas é do assunto das séries", explica a gerente de Programação da Rede Telecine, Claudia Freitas. Os temas em questão são os policiais e de ação. Numb3ers mostra um agente do FBI, Don Eppes (Rob Morrow), que pede ajuda a seu irmão Charlie (David Krumholtz), um matemático, para desvendar crimes em Los Angeles. A série é transmitida nos Estados Unidos pela CBS e alcançou ótima audiência por lá. Sleeper Cell conta a vida de um policial que se infiltra em uma célula terrorista. Já Over There é um drama sobre os soldados que estão em missão no Iraque. Claudia diz que os canais de série estão exibindo filmes e que inserir esse tipo de atração no Telecine é uma maneira de acirrar a competição. "Eles entram na nossa área e pensamos qual seria nossa opção de competição", fala a gerente de programação. A TNT, concorrente principal dos canais da Rede Telecine - e quase sempre líder de audiência na TV por assinatura, excluindo o Cartoon Network -, é o maior exemplo disso. Começou exclusivamente com os filmes e, agora, tem séries como Veronica Mars e até reality show produzido no Brasil, o Projeto 48. Para a exibição de Numb3rs, a Rede Telecine criou uma estratégia para manter seus habituais telespectadores grudados na telinha. Como estão acostumados a ver longas-metragens no horário nobre, o Telecine Premium exibirá, aos domingos, dois episódios da série na seqüência - uma reprise seguida de um capítulo inédito, a partir das 21 horas, com exceção da estréia, no dia 7 de agosto, em que serão exibidos dois episódios inéditos. Haverá reprises às quintas, às 21 horas. O Telecine Pipoca exibirá a versão dublada da série às segundas, às 21 e 22 horas (reprise e inédito), com segunda alternativa às sextas, 21 horas. GNT entra na onda O GNT não é um canal de seriados e minisséries, mas entrou na onda e estreará, no dia 10 de agosto, a minissérie Morte na Escadaria. A emissora sempre buscou documentários nacionais - exibe ótimos títulos nacionais como Edifício Master - e internacionais, como os de Michael Jackson. Morte na Escadaria não é bem um documentário, mas também não é ficção. Baseada na história de Michael e Kathleen Peterson, protagonistas de um caso que deu o que falar nos Estados Unidos, a minissérie conta os detalhes do acidente/crime e do julgamento. É possível que você se lembre desse fato que ocorreu em dezembro de 2001, na Carolina do Norte. Um homem telefonou à polícia dizendo que sua mulher havia caído da escada e estava morta. Esse homem, o jornalista Michael Peterson, foi preso, acusado de assassinato. O caso foi a julgamento. A série, em oito capítulos, segue o motivo da morte de Kathleen. Antes da estréia, no dia 6, próximo sábado, o GNT exibe uma entrevista com o diretor, Jean-Xavier de Lestrade, além de depoimentos de advogados criminalistas e roteiristas brasileiros, como Alexandre Machado (Os Normais, Os Aspones), discutindo o caso. O especial vai ao ar às 20 horas. Mesmo sem tradição na exibição de minisséries, o GNT justifica sua escolha. "Morte na Escadaria é uma série especial, de altíssima qualidade e dirigida por um ganhador do Oscar. Acompanha um caso real, foi licenciada para mais de 20 países, fez sucesso", explica a gerente de Programação do GNT, Christianne Marques. A série irá ao ar às quartas, às 21 horas, e aos domingos serão exibidos dois episódios na seqüência: o capítulo da semana precedido pelo anterior, a partir das 19 horas. A estréia está prevista para o dia 24.

Paraíba tem 194 idosos com 100 anos ou mais, segundo dados do IBGE

O número de idosos com 100 anos ou mais aumentou de 22,7 mil, em 2010, para 37,8 mil em 2022. Na Paraíba, ao todo somam 194 idosos que estão nesta faixa etária de idade, segundo o Censo de 2022 divulgados nessa sexta-feira (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Entre as cidades da Paraíba classificadas com o maior número de idosos com 100 anos ou mais estão: João Pessoa (154 pessoas), Natuba (16 pessoas), Alcantil (13 pessoas) e Sertãozinho (11 pessoas).

De acordo com o IBGE, o valor representa o crescimento de 67% do total de centenários em pouco mais de uma década no país. O Brasil teve o maior salto envelhecimento entre os censos, onde a idade mediana do brasileiro passou de 29 anos para 35 anos, entre 2010 e 2022.

Os dados mostram que o salto de envelhecimento da população brasileira foi o maior entre as duas edições do censo desde 1940, na qual havia 5,6 idosos (65 anos ou mais), para cada 100 jovens (até 14 anos). Entre os períodos de 2010 e 2022, o índice passou de 30,7 para 55,2 idosos para cada 100 jovens.

Programação da Festa de Nossa Senhora da Penha 2023, em João Pessoa, é divulgada

A 260ª Romaria de Nossa Senhora da Penha vai acontecer no dia 25 de novembro, em João Pessoa. A programação completa da festa foi divulgada pela Arquidiocese da Paraíba divulgou, na sexta-feira (27). Com o tema “Senhora da Penha, ajuda-nos a repartir o Pão, como Sinal de Graça e Missão”, a festa acontece do dia 18 ao dia 26 de novembro. (confira programação completa no final do texto)

A 260ª edição do evento contará com nove noites de celebrações religiosas e orações do terço. Os fiéis poderão participar das missas pelo canal do Santuário da Penha no You Tube.

Já a tradicional Romaria de Nossa Senhora da Penha, que reúne mais de 500 mil pessoas de todo o país, acontece no sábado (25). O trajeto sai da igreja de Nossa Senhora de Lourdes, no centro da cidade, até o Santuário da Penha, na zona sul.

Participarão do evento o secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil Dom Ricardo Hoepers, o bispo emérito de Cajazeiras Dom José e o arcebispo da Arquidiocese da Paraíba Dom Delson. Além de outros nomes.

O monsenhor Nereudo Freire, reitor do Santuário da Penha, afirmou em entrevista à TV Cabo Branco, sobre a importância do evento como um todo para os fiéis.

    Eu creio que seja importante acentuar não só a romaria. A romaria é um momento especial, mas o novenário de nossa senhora que começa no dia 18. Teremos uma abertura muito especial, com hasteamento da bandeira e saíremos em procissão com a imagem de Nossa Senhora da Penha”, reforça o monsenhor.

Confira a programação completa da Festa de Nossa Senhora da Penha 2023

(18/11) Sábado: Solenidade de abertura

    18h30 – Recitação do Santo Terço.
    19h – Hasteamento da Bandeira, seguido da procissão com a imagem de N. Sra. da Penha ao Santuário.
    19h30 – Santa Missa – Presidida por Dom Ricardo Hoepers (Secretário-Geral da CNBB).

(19/11) Domingo

    7h – Santa Missa – Presidida por Mons. Ednaldo Araújo (Capelão do Hospital Santa Isabel).
    9H – Santa Missa – Presidida por Pe. Luiz de Souza e Silva Júnior (Vigário Geral – Arquidiocese da Paraíba)
    17h – Santa Missa – Presidida por Pe. Severino Ramos (Pároco da Igreja de N. Sra. da Conceição- Gurinhém-PB).

(20/11) Segunda-feira

    18h30 – Recitação do Santo Terço.
    19h30 – Santa Missa – Presidida por Pe. Severino Melo (Pároco da Igreja de Santa Edwiges – João Pessoa).

(21/11) Terça-feira

    18h30 – Recitação do Santo Terço.
    19H30 – Santa Missa – Presidida por Pe. Evandro Belarmino (Pároco da Igreja de N. Sra. Aparecida João Pessoa).

(22/11) Quarta-feira

    18h30 – Recitação do Santo Terço.
    19H30 – Santa Missa – Presidida por Pe. Ildemberg Soares (Pároco da Igreja de N. Sra. de Fátima – João Pessoa).

(23/11) Quinta-feira

    18h30 – Recitação do Santo Terço.
    19H30 – Santa Missa – Presidida por Pe. Francisco Azevedo (Pároco da Igreja de N. Sra. de Lourdes – João Pessoa).

(24/11) Sexta-feira

    18h30 – Recitação do Santo Terço.
    19h30 – Santa Missa – Presidida por Mons. Virgílio Bezerra (Pároco da Igreja de N. Sra. Auxiliadora João Pessoa)

(25/11) Sábado

    15h – Santa Missa – Presidida por Pe. Márcio José (Pároco da Igreja de Sant’Anna e São Joaquim – João Pessoa).
    Após a Missa das 15h – Envio da imagem de Nossa Senhora da Penha à Igreja de N. Sra. de Lourdes (Centro).
    22h – Início da 260ª Romaria de Nossa Senhora de Penha (Igreja de Nossa Senhora de Lourdes – Centro).

(26/11) Domingo: Solenidade de Jesus Cristo, Rei do universo, e encerramento da festa

    04h – Santa missa – Presidida por Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz (Arcebispo da Arquidiocese da Paraíba).
    9h30 – Santa missa – Presidida por Dom José Gonzáles Alonso (Bispo emérito de Cajazeiras – PB).
    11h30 – Santa missa – Presidida por Pe. Carlos Antônio Maurício (Paróquia Sagrado Coração. Cabedelo PB).
    15h – Santa missa – Presidida por Pe. Geraldo de Magela (Diocese de Pesqueira – PE).
    17h – Solenidade de Encerramento da Festa Presidida por Mons. Nereudo Freire Henrique (Reitor do Santuário de N. Sra. da Penha).

Fortaleza e LDU decidem título da Copa Sul-Americana

Chegou a hora de conhecer o campeão da Copa Sul-Americana. Para isso, Fortaleza e LDU (Equador) medem forças, a partir das 17h (horário de Brasília) deste sábado (28) no Estádio Domingo Burgueño Miguel, em Maldonado (Uruguai). A equipe brasileira busca um título inédito da competição, enquanto os equatorianos jogam pelo bicampeonato (já levantou a taça em 2009). A Rádio Nacional transmite o confronto decisivo ao vivo.

O Fortaleza chega confiante ao duelo. O elenco do Leão teve folga nesta semana, pois o jogo contra o Botafogo pelo Campeonato Brasileiro foi adiado. No Brasileirão a equipe nordestina ocupa a 9ª colocação com 42 pontos.

Na campanha que o levou à final da Sul-Americana, o Fortaleza passou em primeiro no Grupo H, que contava com San Lorenzo (Argentina), Palestino (Chile) e Estudiantes de Mérida (Venezuela). No mata-mata a equipe brasileira deixou pelo caminho o paraguaio Libertad (oitavas), o América-MG (quartas) e o Corinthians (semifinais).

Agora o time nordestino procura fazer uma grande apresentação neste sábado para se sagrar campeão. E, em caso de título, alcançará um feito inédito, se tonará a primeira equipe Nordeste a conquistar um título internacional (em 1999 o CSA bateu na trave ao perder a final da Copa Conmebol para o argentino Talleres).

 Em caso de sucesso, este será o maior título da história do Fortaleza. Entre as conquistas do clube se destacam o Campeonato Brasileiro Série B de 2018 e duas Copas do Nordeste, alcançadas em 2019 e em 2022.

Do outro lado do gramado estará uma LDU focada em trazer mais um título para o Equador. O atual campeão da Sul-Americana é do país, o Independiente Del Valle, que conquistou o título em 2022 ao bater o São Paulo na decisão. A equipe conta com velhos conhecidos do futebol brasileiro, como os centroavantes Paolo Guerrero e Jan Hurtado, além do meia Jhojan Julio.

Festival MêiMundo acontece na UFPB em João Pessoa com música, feira de produtos e homenagem

João Pessoa tem mais uma edição do Festival MêiMundo com o tema "Onde a arte pulsa". O evento acontecerá no dia 1º de novembro, das 18h às 22h, no estacionamento do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Segundo a organização, a edição 2023 traz o resgate do de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) como um lugar rico em arte e cultura dentro da universidade. A programação contará com apresentação do Maracatu Quilombo Nagô, Igreja do Som e shows de Elon e do cantor Escurinho.

O esquenta para o evento fica por conta do projeto Pôr do Som, com apresentação da cantora e compositora Marayah Stefany. O happy hour será às 17h na lanchonete Dona Help, no CCHLA.

Feira No Balaio

Além das apresentações musicais, o MêiMundo contará com uma feirinha de empreendedores, promovida em parceria com o projeto No Balaio. Os expositores participarão com artesanato, produtos naturais, moda, decoração e gastronomia das 17h às 22h, no estacionamento do CCTA.

Reconhecimento

Nesta edição, o MêiMundo homenageará Domerina Nicolau da Silva, conhecida como Vó Mera, natural de Alagoinha, mas residente no bairro do Rangel, em João Pessoa. É cantora e cirandeira, uma das personalidades mais importantes na divulgação da cultura popular paraibana com o seu côco de roda.

O Festival

O MêiMundo é organizado por estudantes da graduação em Relações Públicas da UFPB na disciplina de Planejamento e Organização de Eventos. A primeira edição aconteceu no ano de 2018, tendo uma interrupção nos anos de 2020 e 2021 por causa da pandemia de Covid-19.

O intuito do festival é valorizar a cultura regional e a cena artística local, fomentando o empreendedorismo criativo e levando programação gratuita dentro da universidade para a comunidade acadêmica e externa.

Amistoso: de olho nas olimpíadas de Paris, seleção feminina de futebol pega o Canadá hoje

A seleção brasileira feminina de futebol encerrou nesta sexta-feira (27) a preparação física para o primeiro de dois amistosos contra o Canadá, tendo em vista a participação na Olimpíada de Paris ano que vem. As brasileiras entram em campo às 15h40 (horário de Brasília) deste sábado (28), no Estádio Saputo, em Montreal.

Será a estreia do técnico Arthur Elias, no comando da equipe, após saída da treinadora sueca Pia Sundhage - ela deixou o time depois da eliminação precoce da seleção na Copa da Austrália e Nova Zelândia. O treinador revelou nesta sexta-feira (27), em entrevista coletiva à imprensa, como vem trabalhando seu esquema tático com as atletas, que voltarão a campo pela primeira vez após a eliminação precoce na fase de grupos da Copa do Mundo da Austrália e Nova Zelândia.  

"O ataque vai ser formado por três atacantes nesse jogo, pode ser que no outro sejam duas… Eu não ligo muito para o sistema. O sistema vai favorecer o posicionamento das jogadoras para enfrentar o adversário, mas isso pode ser trocado inclusive ao longo da partida e a seleção está entendendo isso e está pronta para isso", afirmou.

"O importante é que elas entendam a função que elas têm. Sabendo dividir as funções de acordo com o espaço do campo tudo fica mais fácil para que eu possa alterar o sistema e aumentar as chances efetivas de gol e, consequentemente, aumentar as chances da gente vencer. Esse é o pensamento e acho que as atletas estão entendendo bem."

Arthur Elias adiantou que a jogadora Marta poderá estar entre as titulares no confronto que abre o novo ciclo da seleção.  

“Vejo Marta como uma atleta que rende com muito mais liberdade pelo centro do campo. Sendo uma jogadora que constrói o jogo por dentro, chega na área e tem um poder de finalização excelente. É nessa faixa de campo que ela vai atuar nesses primeiros jogos, e imagino que para frente também”, garantiu o treinador.  

A última vez que brasileiras e canadenses estiverem frente a frente foi na final dos Jogos de Tóquio.

As adversárias levaram a melhor na decisão por pênaltis, e o Brasil ficou com a prata.  Além do jogo deste sábado (28), as equipes farão um segundo amistoso na terça (31), às 20h30, na cidade canadense Halifax.

Entenda o que prevê o projeto de lei que muda o ensino médio

O governo federal encaminhou nesta semana ao Congresso Nacional projeto de lei com diretrizes para a Política Nacional de Ensino Médio, que propõe alterações no novo ensino médio.

O envio do projeto de lei ocorre após as mudanças no currículo dessa etapa de ensino terem sido criticadas por entidades, estudantes, professores e especialistas. O novo ensino médio foi aprovado em 2017 e começou a ser implementado nas escolas este ano.

O projeto de lei vai passar por debates na Câmara e no Senado, quando pode ser modificado. Somente se aprovado pelos parlamentares e sancionado pelo presidente da República, entrará em vigor. Até lá, as escolas continuarão seguindo as regras válidas do novo ensino médio.

Veja abaixo o ensino médio atualmente e quais as mudanças previstas no projeto de lei:

Carga horária

Atualmente: As escolas devem destinar 1.800 horas anuais para as disciplinas obrigatórias comuns do ensino médio. A carga restante, de 1.200 horas, é para os itinerários formativos, áreas de conhecimentos ou curso técnico escolhidos pelos alunos.

O que prevê o projeto de lei: Retomada de, no mínimo, 2.400 horas anuais para as disciplinas obrigatórias sem integração com curso técnico. No caso de cursos técnicos, os estudantes poderão ter 2.100 horas de disciplinas básicas e, pelo menos, 800 horas de aulas técnicas.

Disciplinas obrigatórias

Atualmente: Língua portuguesa, matemática, educação física, arte, sociologia e filosofia são obrigatórias nos 3 anos do ensino médio.

O que prevê o projeto de lei: Tornam-se disciplinas obrigatórias em todo o ciclo do ensino médio: língua espanhola, história, geografia, química, física, biologia, matemática, língua portuguesa e língua inglesa.  

Itinerários formativos

Atualmente: O estudante pode escolher se aprofundar em determinada área do conhecimento dentro de cinco grupos: matemáticas, linguagens, ciências da natureza, ciências humanas e sociais e formação técnica, chamados itinerários formativos. O aluno pode optar por um ou mais itinerários. As escolas não são obrigadas a oferecer todos os itinerários, podem definir quais ofertarão.

O que prevê o projeto de lei: Revogação dos itinerários formativos e criação dos Percursos de Aprofundamento e Integração de Estudos, que vão combinar, no mínimo, três áreas do conhecimento. Cada escola terá que ofertar, pelo menos, dois percursos até o início do ano letivo de 2025. Outra proposta é a criação de parâmetros nacionais para os percursos para evitar desigualdades e desestímulo aos estudantes.

Educação à distância  

Atualmente:  Redes de ensino podem oferecer disciplinas da formação básica pela educação à distância.

O que prevê o projeto de lei: Vedação da oferta da Formação Geral Básica por meio da educação à distância. As aulas online seriam autorizadas apenas em situações excepcionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC) e o Conselho Nacional de Educação (CNE).

Profissionais não licenciados

Atualmente: Profissionais com notório saber podem ser contratados para dar aulas sobre conteúdos de áreas afins à sua formação ou experiência profissional.

O que prevê o projeto de lei: Proíbe profissionais com notório saber de ministrar aulas. Serão definidas situações em que esses profissionais poderão atuar, excepcionalmente, na docência do ensino médio.

Sancionada lei que garante a entrada de deficientes com animais de assistência emocional em estabelecimentos e ônibus da Paraíba

As pessoas com deficiências ou sofrimentos psiquícos poderão entrar em estabelecimentos públicos e privados no estado da Paraíba acompanhadas dos chamados 'animais de assistência emocional', a partir deste sábado (28). É que conforme apurou o ClickPB, foi publicada na edição de hoje do Diário Oficial do Estado (DOE) a lei nº 12.852, que garante tal possibilidade.

Ela é de autoria do deputado Wilson Filho (Republicanos) e foi sancionada pelo governador João Azevêdo (PSB). A lei também garante que a entrada também é garantida em meios de transporte públicos e privados. De acordo com o texto, para isso a pessoa deverá estar munida de uma declaração médica.

"A pessoa com deficiência e/ou detentora de sofrimentos psíquicos deverá estar munida de declaração médica que ateste a sua condição e que informe a necessidade de acompanhamento por animal de assistência emocional, especificando qual é o animal que desempenha esta função", diz um dos artigos da lei.

Ainda segundo o documento ao qual o ClickPB teve acesso, o animal de assistência emocional deverá estar devidamente identificado, de modo que seja possível relacioná-lo com a declaração médica.Apesar de garantido o direito, a presença do animal poderá ser vetada em casos que se comprovem risco de contaminação biológica do ambiente público ou privado.

Em maio, como trouxe o ClickPB, uma lei proposta pelo deputado Wallber Virgolino (PL) e sancionada pelo governador João Azevêdo (PSB), já assegurava o direito do acompanhamento de animal de assistência emocional aos portadores de sofrimentos psíquicos, agora expandida também para as pessoas com deficiências.

Descumprimento da lei poderá gerar multa

Em casos de descumprimento, o estabelecimento ou empresa de transporte poderá ser multado em até 100 Unidades Fiscais de Referência (UFR-PB), dependendo da gravidade da infração.

Ou seja, em outubro a multa pode chegar até R$ 6.470, considerando que uma UFR está custando R$ 64,70, de acordo com a Secretaria de Estado da Fazenda.

Publicada lei que garante cancelamento da multa de fidelidade em academias, escolas e clubes da Paraíba

 Foi publicada na edição deste sábado (28) do Diário Oficial do Estado (DOE) uma lei que garante a possibilidade de cancelamento da chamada 'multa de fidelidade' em academias, escolas de cursos de idiomas e clubes no estado da Paraíba. O ClickPB apurou que a lei foi proposta pelo deputado Felipe Leitão (PSD) e sancionada pelo governador João Azevêdo (PSB).

De acordo com o material o cancelamento da multa poderá ser realizado quando houver comprovação que o vínculo empregatício foi perdido, após a adesão ao contrato. A lei entra em vigor em seis meses (180 dias), como prevê texto publicado no Diário Oficial do Estado.

Caso a lei não seja cumprida, o estabelecimento infrator poderá pagar uma multa de até 100 Unidades Fiscais de Referência (UFR). A multa será, de acordo com previsto no texto, "aplicada de acordo com o porte do estabelecimento e o seu grau de culpabilidade". Em casos de reincidência, a multa será aplicada em dobro.

O valor da UFR varia mensalmente, sendo definida pela secretaria da fazenda. Caso a lei entrassee em vigor hoje, significaria que o estabelecimento que descumprisse a medida poderia ser multado em até R$ 12,8 mil em caso de reincidência.

Clientes da Tim reclamam de falta do sinal da operadora na Paraíba

Usuários da operadora de telefonia TIM estão com dificuldade para acessar os serviços prestados pela empresa na manhã deste sábado (28) em diversos municípios do Paraíba. Conforme apurou o ClickPB, ao tentar realizar ligações os usuários relatam que as chamadas têm ficado no mudo, mesmo com o sinal forte na barra de notificações.

Os serviços de internet móvel também estão sendo afetados, segundo apurou a reportagem. Na rede social X (antigo twitter) uma cliente da operadora relatou que tem tentado entrar em contato com os familiares, porém não consegue devido a queda no sinal da opeadora. "Tentei ligar e a rede não pega, então a Tim deve estar fora do ar em João Pessoa", escreveu.

Já um outro usuário relatou na rede social que já fez diversas tentativas para que o sinal retornasse, mas não teve sucesso. "Tá acontecendo alguma coisa com o sinal da TIM aqui em João Pessoa? Véi, já fiz de tudo e nada de voltar", disparou.

Até o momento a operadora não detalhou o que pode ter motivado a queda.

Como trouxe o ClickPB, no último dia 19 clientes da operadora Vivo ficaram sem sinal por diversos momentos ao longo do dia, devido a um rompimento de cabos.

João Pessoa decreta ponto facultativo na sexta após feriado de Finados

A prefeitura de João Pessoa decretou ponto facultativo na próxima sexta-feira (3), um dia após o feriado de Finados, 2 de novembro, conforme divulgado pela Secretaria de Administração (Sead). Com isso, os servidores do município terão um feriado prolongado.

A portaria nº 832 foi publicada no Diário Oficial do Município desta sexta-feira (27). Segundo o decreto, os serviços essenciais, como assistência à saúde nos casos de urgência e emergência, serão mantidos no feriado e durante o ponto facultativo.

De acordo com a secretaria, o decreto de ponto facultativo compreende o serviço público municipal, não sendo, portanto, válido para empresas privadas e comércio.

Os veículos oficiais devem ser recolhidos ao Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria, ou às secretarias de origem, no final do expediente da quarta-feira (1). Exceto os veículos destacados para os serviços essenciais, os demais voltam a circular na manhã da segunda-feira (6).
Estado também decreta ponto facultativo

O governo da Paraíba transferiu a comemoração do Dia do Servidor, que inicialmente seria celebrado em 28 de outubro, para o dia 3 de novembro e decretou ponto facultativo na nova data. Com isso, o trabalho das repartições públicas estaduais da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo será facultado.

‘Lá Vem o Enem – O game’ vai ao ar neste sábado (28) nas TVs Cabo Branco e Paraíba

O ‘Lá Vem o Enem – O game’ deste ano estreia neste sábado (28) nas TVs Cabo Branco e Paraíba. O programa, que une brincadeiras e conhecimento, vai ser exibido após o ‘Estação Criança”, às 14h50. A apresentação é de Bia Freire e Felipe Lima.

A competição vai contar com a participação de alunos do ensino médio, do Iso Colégio e Cursos. Os estudantes, divididos nos times Pacman e Tetris, vão se enfrentar numa disputa divertida, testando seus conhecimentos sobre os conteúdos do Enem 2023.

Além de raciocínio, o jogo vai exigir habilidades de força, equilíbrio e concentração. ‘Lá Vem o Enem – O game’ é um aquecimento para o exame, que terá o primeiro dia de provas realizado no primeiro domingo de novembro.

Nessa primeira parte, os estudantes vão responder a perguntas das áreas de ciências humanas e linguagens. Já no segundo episódio, as questões são sobre ciências da natureza e matemática.
O que é o Lá Vem o Enem

Idealizado pela Rede Paraíba, o Lá Vem o Enem é o maior projeto regional de preparação para as provas do Enem.

Neste quinto ano, as TVs Cabo Branco e Paraíba, a CBN Paraíba, a Cabo Branco FM, o g1 Paraíba, o Jornal da Paraíba e o site Lá Vem o Enem estão produzindo conteúdos que informam os candidatos, além de abrir espaço para que professores possam compartilhar assuntos que podem cair nas avaliações que selecionam alunos para as universidades e faculdades brasileiras.

Quer ter acesso a mais conteúdos que podem te ajudar a se dar bem no Enem e conseguir a tão sonhada aprovada na educação superior? Fica de olho no projeto Lá Vem o Enem, que tem material focado pra facilitar a vida de quem tá se preparando para o exame.

Eclipse parcial lunar: entenda o fenômeno e como observar na Paraíba

Após eclipse anular solar, a Paraíba vai poder observar neste sábado (28) um eclipse parcial lunar. O Jornal da Paraíba apurou como esse fenômeno pode ser visto de maneira segura, como tirar fotos e quais são os tipos de eclipses lunares.

De acordo com o presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA), Marcelo Zurita, João Pessoa será um dos melhores locais do Brasil para se observar esse eclipse. Ainda segundo Zurita, a Lua está prevista para nascer às 17h09 já eclipsada.

“Como estamos no extremo oriental do país, poderemos ver a Lua nascer mais cedo já parcialmente eclipsada”, explicou Zurita.
O que é um eclipse lunar?

Diferente de um eclipse solar, um eclipse lunar ocorre quando o Sol, a Terra e a Lua se aliam.

Nesse caso, a Lua pode ficar totalmente ou parcialmente coberta pela sombra da Terra.
Tipos de eclipses lunares

Segundo Marcelo Zurita, existem 3 tipos de eclipses lunares: total, parcial ou penumbral. Entenda como cada um ocorre abaixo:
Eclipse total lunar

Esse eclipse ocorre quando o alinhamento entre o Sol, a Terra e a Lua é perfeito. Onde a Lua entra completamente no cone de sombra que é formado pela Terra.

Além disso, em um eclipse total a Lua assume uma coloração avermelhada e por isso, o fenômeno também é conhecido como “Lua de Sangue”. 

Eclipse parcial Lunar

Já o eclipse parcial lunar, que é o poderá ser visto da Paraíba, ocorre quando a Lua entra parcialmente no cone de sombra da Terra. Por isso ela não chega a escurecer totalmente e geralmente não fica avermelhada.
Eclipse penumbral lunar

O eclipse penumbral ocorre quando a Lua entra na penumbra da Terra. Essa área de penumbra é uma região de luminosidade reduzida porque a Terra está bloqueando parcialmente a luz solar.

Durante um eclipse penumbral, um observador na Lua veria o nosso planeta eclipsando parcialmente o Sol.
Observação do eclipse

Ainda segundo Zurita, o eclipse lunar pode ser visto tranquilamente a olho nu, mas o melhor é utilizar binóculos ou telescópios para observar a Lua em maiores detalhes e a evolução da sombra da Terra em sua superfície.

O especialista dá a dica que os melhores locais são aqueles com horizonte leste desobstruído já que a Lua deve nascer já parcialmente eclipsada.
Eventos
O Céu em sua Casa: observação remota

A Associação Paraibana de Astronomia vai participar de uma live de transmissão do eclipse promovido pelo Observatório Nacional (ON), o projeto ‘O Céu em sua Casa: observação remota’ e será – inclusive – retransmitido internacionalmente através do site Time and Date.

Além de exibir imagens do eclipse no YouTube, os astrônomos vão, como de costume, conversar com o público sobre astronomia, astrofísica, telescópios e obtenção de imagens astronômicas.
Previsão do Tempo

De acordo com a previsão da Agência Executiva de Gestão das Águas (AESA), no decorrer do dia o tempo deverá permanecer com sol, favorecendo aos registros de altas temperaturas e baixos índices de umidade relativa do ar, principalmente no setor centro/oeste do Estado, no período da tarde. Apenas na faixa litorânea poderão ocorrer chuvas rápidas e pontuais.

“Pedro não tem o direito de sair da política”, diz Veneziano após Pedro Cunha Lima deixar presidência do PSDB na Paraíba

O senador Veneziano Vital (MDB) afirmou, nesta sexta-feira (27), que o ex-deputado federal Pedro Cunha Lima não tem o “direito de deixar a política” após sair da presidência estadual do PSDB. A fala foi dada em entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Arapuan FM, durante evento do PSDB em João Pessoa.

Como acompanhado pelo ClickPB, o senador também falou sobre a importância da manutenção da aliança entre o MDB e o PSDB, que começou em 2022 e vai se estender por todo o estado nas eleições de 2024.

Outro ponto tratado por Veneziano Vital foi a situação de Pedro Cunha Lima. O senado falou que já aconselhou Pedro e que o tucano precisa continuar focado.

“Fiz questão de dizer que as relações de amizade e conhecimento já existiam e se intensificaram em 2022. Em 2024, nos locais onde o MDB estiver mais forte o PSDB irá celebrar a parceria e onde o PSDB estiver mais forte o MDB comparecerá. Vamos construir e dialogar. Penso que Pedro não tem mais o direito de dizer que não vai continuar a participar da política. Disse isso a ele com muito carinho”, falou Veneziano, como notado pelo ClickPB.

Após a saída de Pedro Cunha Lima da presidência estadual do PSDB, o partido será agora comandado pelo deputado estadual Fábio Ramalho.

Índice de envelhecimento cresce na Paraíba e pessoas com mais de 65 anos já representam 11% da população

Os dados do Censo Demográfico 2022, divulgados nesta sexta-feira (27), pelo IBGE, revelam que a Paraíba segue uma tendência de envelhecimento da população. O ClickPB verificou que a população de 65 anos ou mais, que em 1980 tinha participação de apenas 5,4%, aumentou para 8,5%, em 2010, e alcançou 11%, em 2022.

Por outro lado, o percentual de pessoas de 0 a 14 anos de idade no total da população da Paraíba chegou ao ponto mais baixo da série histórica (20,8%), iniciada em 1980, de acordo com dados do Censo Demográfico 2022, divulgados nesta sexta-feira (27), pelo IBGE.

Segundo a pesquisa, enquanto em 1980 o grupo de 0 a 14 anos representava quase metade da população paraibana (42,8%), em 2010 constituía 25,3% e, ao seguir em trajetória de redução, alcançou 20,8%, em 2022. Por sua vez, a faixa dos que tinham de 15 a 64 anos de idade abarcava, no início da série, 51,8% dos habitantes do estado, mas passou a englobar 66,2%, em 2010, e 68,2%, em 2022.

Esses fatores contribuíram para que houvesse uma intensificação no crescimento do índice de envelhecimento da população paraibana, que foi o maior do Nordeste, em 2022, juntamente com o do Rio Grande do Norte. Esse dado aponta que, no estado, havia 53 idosos, de 65 anos ou mais de idade, para cada 100 crianças e adolescentes de 0 a 14 anos. Em 2010, esse número era de 33,8. Em ambos os anos, os indicadores estaduais ficaram um pouco abaixo dos verificados nas médias do Brasil, de 55,2, no último ano, e de 30,7, em 2010.

Na Paraíba, o município de João Pessoa foi o que registrou a menor razão de sexo, com 87,4 homens a cada 100 mulheres. Em seguida, estavam Patos (88,9); Campina Grande (89,8); Remígio (90,1); e Bayeux (90,4). Os que apresentaram as maiores razões de sexo foram: Carrapateira, com 110 homens para cada grupo de 100 mulheres; São José de Princesa (109,3); Santa Inês (109); Curral Velho (108,9); e Coxixola (107,5).

Aneel mantém bandeira tarifária verde para novembro

O consumidor não pagará cobrança extra sobre a conta de luz em novembro. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) manteve a bandeira verde para o próximo mês para todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

A conta de luz está sem essas taxas desde o fim da bandeira de escassez hídrica, que durou de setembro de 2021 até meados de abril de 2022. Segundo a Aneel, na ocasião, a bandeira verde foi escolhida devido às condições favoráveis de geração de energia, com os reservatórios das usinas hidrelétricas em níveis satisfatórios. O nível de armazenamento dos reservatórios, informou a agência reguladora, atingiu 87% em média no início do período seco, o que explica o cenário favorável do momento.

Em junho de 2022, a Aneel aprovou reajuste de até 64% das bandeiras tarifárias. Segundo a agência, os aumentos refletiram a inflação e o maior custo das usinas termelétricas neste ano, decorrente do encarecimento do petróleo e do gás natural nos últimos meses.

Em agosto, a Aneel aprovou uma consulta pública para baratear as bandeiras tarifárias em até 36,9%. O órgão citou três fatores para justificar a redução: reservatórios cheios, expansão de energia eólica e solar e queda no preço internacional dos combustíveis fósseis.

Bandeiras tarifárias

Criadas em 2015 pela Aneel, as bandeiras tarifárias refletem os custos variáveis da geração de energia elétrica. Divididas em níveis, as bandeiras indicam quanto está custando para o SIN gerar a energia usada nas casas, em estabelecimentos comerciais e nas indústrias.

Quando a conta de luz é calculada pela bandeira verde, não há nenhum acréscimo. Quando são aplicadas as bandeiras vermelha ou amarela, a conta sofre acréscimos, que variam de R$ 2,989 (bandeira amarela) a R$ 9,795 (bandeira vermelha patamar 2) a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Quando a bandeira de escassez hídrica vigorou, de setembro de 2021 a 15 de abril de 2022, o consumidor pagava R$ 14,20 extras a cada 100 kWh.

O Sistema Interligado Nacional é dividido em quatro subsistemas: Sudeste/Centro-Oeste, Sul, Nordeste e Norte. Praticamente todo o país é coberto pelo SIN. A exceção são algumas partes de estados da Região Norte e de Mato Grosso, além de todo o estado de Roraima. Atualmente, há 212 localidades isoladas do SIN, nas quais o consumo é baixo e representa menos de 1% da carga total do país. A demanda por energia nessas regiões é suprida, principalmente, por térmicas a óleo diesel.

CBF prorroga final do Brasileirão para 6 de dezembro; veja datas de partidas remarcadas e nova tabela

Nesta sexta-feira, a CBF anunciou uma nova data para o fim do Brasileirão. Inicialmente previsto para terminar em 3 de dezembro, a entidade decidiu prorrogar em mais três dias a duração do campeonato, que agora tem sua última rodada no dia 6 de dezembro. A medida vem após reclamações de clubes que tiveram suas partidas remarcadas por conflitos de calendário das próprias competições da CBF, bem como os cronogramas das Datas Fifa e os torneios da Conmebol.

As partidas remarcadas também já foram confirmadas com as novas datas (veja calendário abaixo). Assim, Flamengo, Fluminense, Vasco, Botafogo, Cruzeiro, Fortaleza, Bragantino e São Paulo entrarão em campo entre 18 e 23 de novembro, período da Data Fifa. As demais alterações valem a partir da 35ª rodada e seguem até a 38ª, quando termina o Brasileirão.

Em nota, a CBF afirmou que a decisão foi tomada "após a realização de inúmeras simulações e estudos para a garantia da integridade e equilíbrio técnico da competição, incluindo o fato de não perder uma conquista do futebol brasileiro nesta temporada, que foi a preservação das Datas-FIFA. Além disso, também foi levado em conta o melhor interesse para clubes, atletas e torcedores."

A entidade explica também que os conflitos de calendário se deram por conta do cronograma da Sul-Americana, que iniciou um novo formato com play-offs e precisou de três datas novas no cronograma do futebol brasileiro. "Por conta da mudança, aconteceram diversas alterações, que geraram impacto nas datas de escape que contemplava na construção do calendário brasileiro, criadas para eventuais imprevistos em algumas partidas. A alteração no encerramento do campeonato em nada irá afetar o calendário do futebol brasileiro da temporada de 2024, que será publicado em breve pela CBF, sem alterar os períodos de férias e datas de início das competições", explica a CBF.

Confira a nova tabela

    18/11, sábado - Partida alterada da 30ª rodada - Fortaleza x Cruzeiro, às 18h30 - Arena Castelão
    22/11, quarta-feira - Partida alterada da 33ª rodada - Cruzeiro x Vasco, às 19h - Mineirão
    22/11, quarta-feira - Partida alterada da 32ª rodada - Fluminense x São Paulo, às 21h30 - Maracanã
    23/11, quinta-feira - Partida alterada da 29ª rodada - Fortaleza x Botafogo, às 19h - Arena Castelão
    23/11, quinta-feira - Partida alterada da 30ª rodada - Flamengo x Bragantino, às 21h30 - Maracanã
    25 a 27/11, sábado a segunda-feira - Todas as partidas da 35ª rodada
    29 e 30/11, quarta e quinta-feira - Todas as partidas da 36ª rodada
    02 e 03/12, sábado e domingo - Todas as partidas da 37ª rodada
    06/12, quarta-feira - Todas as partidas da 38ª rodada e final do Brasileirão

Fim de semana em João Pessoa tem shows de Lucas Aboiador, festas de Halloween e outras atrações

O fim de semana em João Pessoa tem show de Lucas Aboiador, baladas com tema do Halloween e DJ's, performance teatral e outras opções de diversão. Essa é a programação desta sexta (27), sábado (28) e domingo (29).

As informações de ingressos, horários e outros detalhes estão disponíveis nas redes sociais dos artistas e das casas de shows.

Confira a programação do fim de semana

Sexta-feira (20)

Usina Cultural Energisa

Performance de Fabiana Carneiro e ZEBB, às 20h.

Empório Café

Festa 'Halloween da Taylor' com tema de Halloween e muita música de Taylor Swift no Empório Café. Vão se apresentar os DJ's Diego Alan, ATL, Biel e Gustavo Praxedes. E tem Karaokê com Léo dos Anjos na pista do piso superior.

Priscylla's Hall (PH)

Shows de Lucas Aboiador e de Helton Lima.

Vila do Porto

Aniversário dos 4 anos com Azerna, Incessante, Sistema Brutal e Arquivo Morto.

Sábado (21)

Priscylla's Hall (PH)

Shows de Duquinha e de Gustavo Godoi.

Empório Café

Festa 'Halloween Fantasy' com o DJ nacional John W., além dos DJ's Lucas Monteiro, Toinha, Dany Andrade, Alex Bloon, Diego Alan, Murimetal e Bella Doll.

Vila do Porto

Show de Gabriel Aragão, com a turnê Rua Mundo Novo.

Usina Cultural Energisa

Música com Elon, às 21h.

Domingo (22)

Priscylla's Hall (PH)

Show de Banda Nação PB.

Vila do Porto

Ferve, Felipe Cordeiro e Bixarte se apresentam na Vila.

Usina Cultural Energisa

Apresentação do grupo Circense Cacunda Bricante, às 16h.

Empório Café

"Karaokê do Empório", com entrada gratuita.

sexta-feira, 27 de outubro de 2023

Atrações iniciais da RedeTV

 No dia 15 de novembro de 1999, a Rede TV! iniciou oficialmente suas operações. Seus proprietários Amilcare Dallevo Jr. e Marcelo de Carvalho Fragali já cuidavam do canal desde o meio do ano, com uma grade provisória. A estreia das novas atrações que marcariam a nova fase da rede foi adiada algumas vezes, até que tudo se acertou para novembro.

A proposta da Rede TV! era de fazer uma televisão de qualidade, comparável à da TV paga em muitos aspectos. “Uma opção de qualidade na sua TV”, inclusive, foi slogan do canal nos primeiros tempos.

As manhãs e tardes da Rede TV! nos tempos iniciais

De segunda a sexta-feira, a programação da Rede TV! tinha início às 7h com o telejornal Brasil TV. O apresentador era Júlio Mosquéra, posteriormente contratado pela TV Globo. Na sequência, às 7h30, o infantil Galera da TV, liderado por Andréa Sorvetão, ex-Paquita. Ambientado numa lanchonete na qual Andréa fazia as vezes de garçonete, o programa exibia o desenho animado Os Smurfs e esquetes da Zuzubalândia, criação de Mariana Caltabiano. O programa era exibido das 17h às 19h e reprisado na manhã do dia seguinte.
Valéria Monteiro, Clodovil e Sônia Abrão: na Rede TV!, “a casa é sua”

Na sequência, às 9h30, um sofisticado programa de variedades com Valéria Monteiro. A Casa É Sua logo passou a ser apresentado por Meire Nogueira, Castrinho e Sônia Abrão e mudou para as tardes. Também dentro de pouco tempo, Sônia passou a apresentar o programa sozinha. Após passagens por SBT e Record, a jornalista voltou à Rede TV! e ao programa, desde então intitulado A Tarde É Sua e focado em notícias de celebridades. Nesse ínterim, Leonor Corrêa e Clodovil Hernandes apresentaram o A Casa É Sua. A fase de Clodovil foi uma das que mais repercutiram.

Ao meio-dia, o telejornal RTV!, com Florestan Fernandes Jr. e Cláudia Barthel. Logo depois, as séries clássicas Jeannie É Um Gênio e A Feiticeira, na ocasião ausentes da TV aberta há quase 10 anos. Às 13h45min, Fernanda Lima apresentava o Interligado, musical interativo no qual os espectadores escolhiam os clipes e podiam enviar os próprios vídeos. Pouco tempo depois o programa passou para o começo da noite. No ano seguinte, tornou-se um game show, apresentado pela modelo Fabiana Saba.

Das 15h às 17h, a TV Magia, que era como um Cinema em Casa e uma Sessão da Tarde. Na estreia, a saber, foi exibido o filme Kramer Versus Kramer, de Robert Benton, com Dustin Hoffman e Meryl Streep. Vez ou outra alguma atração era cancelada para a exibição dos jogos da Liga dos Campeões da UEFA.

Na grade noturna da Rede TV!, opções para quem queria fugir de novelas

Desde o princípio a atuação no setor de teledramaturgia foi descartada pela Rede TV!, por representar custos muitos altos numa concorrência bastante desigual e incerta. Houve novelas na grade, no entanto, foram poucas e todas importadas, exibidas por aqui em versão dublada. O maior sucesso, com toda a certeza, foi Betty, a Feia, em 2002/03. As séries exibidas foram Vila Maluca em 2004, Mano a Mano em 2006 e Donas de Casa Desesperadas em 2007 - esta uma versão brasileira da série Desperate Housewives.

Quando de sua estreia, a emissora iniciava a noite com o TV Fama, apresentado por Mariana Kupfer. Mostrar os bastidores do teatro, do cinema e da TV era a proposta inicial, numa espécie de Vídeo Show mais chique. Mas duas semanas depois o programa saiu do ar, para voltar reformulado no ano seguinte. Monique Evans e Paulo Bonfá assumiram a bancada e o TV Fama se converteu num tipo de “jornal dos famosos”, com reportagens feitas por Monique e por Wagner Sugamele, entre outros. Posteriormente, Janaína Barbosa, Adriana Lessa e Íris Stefanelli também conduziram a atração, todas ao lado de Nelson Rubens. Aumentando sem inventar, o fofoqueiro tem atualmente a companhia de Flávia Noronha.
Superpop: ícone da emissora

Em seguida, o Superpop, programa de entrevistas e apresentações musicais. Inicialmente comandado por Adriane Galisteu, das 20h às 21h30, menos de um ano depois foi assumido por Luciana Gimenez, que o apresenta até hoje. Com Galisteu, participavam o radialista e humorista Paulo Bonfá e o DJ Zé Pedro. Na sequência vinha o Jornal da TV!, com Augusto Xavier e Lilian Fernandes. Tanto Xavier quanto Cláudia Barthel, do jornal vespertino, eram “heranças” dos últimos tempos da Rede Manchete. Foi uma decisão acertada, inclusive, pela identificação de quem nunca deixou de sintonizar o canal. Às 22h15min, Denise Campos de Toledo apresentava o TV Economia, especializado nas notícias do mercado financeiro.

Às 22h30, nas segundas era exibido o Te Vi na TV, com João Kléber. Humorístico com participação da banda Karnak, logo o programa se converteu praticamente só em edições do “Teste de Fidelidade”, com Patrícia Limonge e Márcia Imperator seduzindo incautos infiéis. De terça a sexta-feira o horário era ocupado pelo Cine Total, sessão de cinema apresentada por Rubens Ewald Filho, que era uma espécie de Intercine. Duas opções eram indicadas aos telespectadores e Ewald Filho as contextualizava com comentários e curiosidades. A mais votada, através de telefonemas, entrava no ar na sequência.
A grade inicial da Rede TV! nos fins de semana

Aos sábados, eram exibidas apenas televendas durante a manhã, a programação própria da Rede TV! tinha início apenas à tarde, com o RTV! e o Interligado, além de uma apresentação alternativa do Te Vi na TV. Das 15h às 19h, uma sessão dupla do TV Magia, sendo que a segunda levava o complemento “Especial”. A sitcom norte-americana Friends estreou na TV aberta aos sábados na emissora. Depois, às 22h15min, o TV Terror exibia os filmes do assassino Jason e outros na mesma linha.

Aos domingos, a sessão TV Escolha oferecia ao público a possibilidade de escolher não um, mas três filmes para ver. No mesmo esquema do Cine Total, a cada duas horas, a partir das 14h, Rubens Ewald Filho comentava as opções e o mais votado pelo telefone era exibido em seguida. O fator interatividade foi muito presente na trajetória da Rede TV!, e isso se explica facilmente. Além de ser uma tendência já na ocasião, mesmo que por telefone, meio mais popular, os proprietários da emissora eram também donos da TeleTV, empresa responsável por operações de interação por telefone utilizadas em programas de televisão. Assim sendo, apenas uniu-se a fome à vontade de comer.
Debate esportivo e filmes de arte nas noites de domingo

Após os filmes e a reprise de Friends, o debate esportivo do Bola na Rede, com Juca Kfouri. Angelita Feijó era sua assistente no estúdio. O Leitura Dinâmica, cujo primeiro apresentador foi Mílton Jung, estreou com uma versão exibida apenas aos domingos, como uma revista da semana. Logo depois vinham o Show Business, programa de entrevistas com foco em economia e negócios apresentado por João Doria Jr., atualmente exibido na Band, e filmes aclamados pela crítica na sessão TV Arte.
No decorrer dos anos, grandes modificações

A Rede TV!, por questões estratégicas, desejo de maior audiência e contingências que atingem a todas as emissoras, foi modificando sua grade ao sabor das necessidades. O canal que tinha cara de TV paga no sinal aberto tornou-se cada vez mais popular, com atrações de apelo às classes C, D e E. Além de bastante sensacionalismo nos programas de variedades.

O jornalismo da emissora segue apresentando boas opções como o Rede TV! News, hoje com Boris Casoy e Amanda Klein, e o talk show de Mariana Godoy, sem dúvida. No entanto, os muitos horários destinados a programas religiosos e reprises de programas, exibidos mediante pagamento dos responsáveis, tornam a Rede TV! bastante desestimulante do ponto de vista artístico em faixas cruciais como, por exemplo, quatro das seis horas do período da tarde. Os programas cativos da grade têm audiência, mas raramente um leva ao outro, num esquema de programação tradicional e eficaz.

Decerto que não se ignora a necessidade do aporte financeiro representado pelos concessionários. Ao passo que também não se deixa de indicar que sejam pensadas alternativas para oferecer ao público atrações da casa, e não programas de terceiros, religiosos ou de vendas, a fim de com isso aumentar e fidelizar um público que hoje dificilmente sintoniza a emissora por não se identificar com a grade.

Acampamento de escoteiros promete jornada mágica baseada nas aventuras de Mogli, o menino lobo, neste fim de semana

Acontece, neste fim de semana, no Campus Metropolitano Cidade Viva, na cidade de Conde, o Acampamento Regional de Lobinhos 2023 (ARELO). Aproximadamente 180 entusiastas, entre crianças e dedicados escotistas (chefes), vão participar do evento. Com o tema "De volta à Jângal," a programação promete uma jornada mágica baseada nas aventuras de Mogli, o menino lobo.

A  abertura está marcada para as 20h desta sexta-feira (27), no Campus Metropolitano Cidade Viva, na cidade de Conde e se encerra ás 14h do domingo (29). Este evento será uma celebração de fraternidade e amizade, onde as crianças terão a oportunidade de vivenciar experiências enriquecedoras sob a orientação e cuidados dos escotistas envolvidos no evento.

O ARELO 2023 vai mergulhar os participantes no universo das aventuras do Livro da Jângal, com todas as atividades cuidadosamente planejadas pela região em torno deste tema. O acampamento oferecerá uma experiência única, onde os conhecimentos do ramo lobinho, itens de progressão e atividades divertidas estão diretamente relacionados à rica programação do evento.

Além da busca por aventuras, o ARELO 2023 destaca seu compromisso imprescindível com a proteção infantojuvenil. A organização do evento sublinha que a segurança e o bem-estar das crianças participantes são uma responsabilidade compartilhada de todos os adultos da atividade. Todos os escotistas envolvidos no evento foram devidamente preparados não apenas para prevenir situações de risco, mas também para reconhecer e responder de forma apropriada e imediata a qualquer caso de abuso ou maus-tratos.

O ARELO é uma oportunidade única para as crianças (lobinhos e lobinhas) explorarem e porem em prática o espírito do escotismo adquirido em seus grupos escoteiros, e também aprenderem importantes lições de vida, desenvolvendo laços de amizade duradouros, tudo sob um forte compromisso com a segurança.

Anvisa discute regulamentação de cigarro eletrônico, nesta sexta-feira

A diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária vai se reunir nesta sexta-feira (1º), para avaliar se coloca em consulta p...