segunda-feira, 23 de setembro de 2019

5 de agosto - o que funciona em João Pessoa e Campina Grande


Alguns shoppings em João Pessoa terão horário reduzido no feriado — Foto: Francisco França/Jornal da ParaíbaAlguns shoppings em João Pessoa terão horário reduzido no feriado — Foto: Francisco França/Jornal da Paraíba
Alguns shoppings em João Pessoa terão horário reduzido no feriado — Foto: Francisco França/Jornal da Paraíba
O feriado de 5 de agosto, em que se celebra o aniversário de João Pessoa, a fundação da Paraíba e é dia da padroeira da capital paraibana, Nossa Senhora das Neves, causará mudanças no funcionamento de repartições públicas, bancos, shoppings e na circulação de trens. Veja abaixo as alterações.

Repartições públicas

Não haverá expediente nas repartições públicas estaduais e municipais, pois o feriado é nacional, mas serão mantidos os serviços essenciais, como de saúde, limpeza pública, guarda municipal, fiscalização de trânsito e terminais de integração de passageiros: Valentina, Bessa e Varadouro.

Bancos

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as agências não abrem em feriados, sejam municipais, estaduais ou nacionais, inclusive aquelas situadas nos shoppings. No entanto, os clientes podem utilizar canais alternativos, como caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking, banco por telefone e correspondentes.

Justiça

O Tribunal de Justiça da Paraíba, a Justiça Federal na Paraíba, os Ministérios Públicos Federal e Estadual e as Defensorias Públicas do Estado e da União funcionarão apenas em regime de plantão, para ações e medidas de emergência. Na terça-feira, os órgãos serão retomados normalmente.
Trens e VLT's não vão operar na Grande João Pessoa nesta segunda-feira (5) — Foto: Everaldo Ricardo/Comak - CBTU/DivulgaçãoTrens e VLT's não vão operar na Grande João Pessoa nesta segunda-feira (5) — Foto: Everaldo Ricardo/Comak - CBTU/Divulgação
Trens e VLT's não vão operar na Grande João Pessoa nesta segunda-feira (5) — Foto: Everaldo Ricardo/Comak - CBTU/Divulgação

Trens e VLT’s

Não haverá circulação de trens, segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos.

Comércio

O Sindicato dos Lojistas do Comércio de João Pessoa informou que cabe ao proprietário decidir abrir ou não o negócio. Caso o estabelecimento funcione, por se tratar de feriado, cada funcionário deverá receber R$ 55 e uma folga.

Shoppings

O Manaíra e o Mangabeira Shopping seguirão os horários normais de funcionamento, nesta segunda-feira (5), das 10h às 22h. O Shopping Tambiá funcionará com horário reduzido das 12h até as 20h, no caso das lojas, a praça de alimentação permanecerá aberta até as 21h. No Mag Shopping, o funcionamento também será normal, das 10h às 22h, porém as universidades, o salão de beleza, as clínicas médicas e odontológicas e os serviços de saúde e estética estarão fechados.
No Shopping Sul, a praça de alimentação abrirá às 11h e fechará às 21h, enquanto que para as lojas esse horário será das 13h às 20h. O Shopping Sebrae manterá o horário normal de funcionamento, das 10h às 20h.

Os horários dos cinemas seguem a programação de cada rede.

Manaíra Shopping - funcionamento em horário normal, exceto bancos, lotérica, Pag Fácil, Sintur, Faculdade Fesp e Casa da Cidadania
Mangabeira Shopping - funcionamento em horário normal, exceto lotérica, cooperativa de crédito: Sicredi e academia
Mag Shopping - funcionamento em horário normal, exceto bancos, alameda de serviços, gráfica, reciclagem de cartuchos e assistência técnica especializada para celulares, agência dos Correios, lotérica e Policlínica das Praias
Tambiá Shopping - funcionamento em horário normal, exceto Centro Médico, empresarial João Medeiros, lotérica, bancos e Casa da Cidadania
Shopping Sul - funciona no horário de domingo

Estação Ciência e Bica

O Parque Arruda Câmara, a Bica, está fechado para reforma e, por isso, não terá atividades. A Estação Cabo Branco - Ciência, Cultura e Artes seguirá o funcionamento normal e não abrirá nesta segunda-feira (5), reabrindo apenas na terça-feira (6).


Comércio pode funcionar, mas se fizer acordo com Sindicato dos Comerciárias — Foto: Reprodução / EPTVComércio pode funcionar, mas se fizer acordo com Sindicato dos Comerciárias — Foto: Reprodução / EPTV
Comércio pode funcionar, mas se fizer acordo com Sindicato dos Comerciárias — Foto: Reprodução / EPTV
O feriado da segunda-feira, 5 de agosto, Dia de Fundação da Paraíba, vai alterar o funcionamento de repartições públicas e estabelecimentos comerciais em Campina Grande. A data virou oficialmente feriado no ano de 2015, após aprovação de lei na Assembleia Legislativa e sanção do governador Ricardo Coutinho. Confira abaixo o que abre e o que fecha na cidade.

Repartições Públicas

A prefeitura de Campina Grande decretou ponto facultativo e informou que vai manter os serviços essenciais na área da saúde.
A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) vão seguir o feriado. Ambas instituições estão em recesso e retomam as aulas só na terça-feira (6).

Comércio

A Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Campina Grande divulgou que a decisão de abrir o estabelecimentos fica por conta dos empresários.
O Sindicato dos Comerciários informou ao G1 que não há convenção e nem dissídio coletivo em vigor na cidade, por isso cada estabelecimento deve procurar a entidade para fechar um acordo e, assim, abrir no dia 5.
Para os supermercados, farmácias, padarias e postos de combustível, além das lojas de conveniência e hipermercados, esta regra não se aplica.

Bancos

De acordo com o Sindicato dos Bancários, as agências bancárias, lotéricas e Correios também estarão fechados durante a segunda-feira (5). Os serviços voltam a normalidade na terça-feira (6). 

Shoppings

Os shoppings Partage e Luiza Motta, ambos localizados no bairro do Catolé, vão abrir em horário normal no feriado, no Partage Shopping, com a praça de alimentação estendida até meia-noite. Já o Cirne Center, no Centro da cidade, vai ser fechado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anvisa discute regulamentação de cigarro eletrônico, nesta sexta-feira

A diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária vai se reunir nesta sexta-feira (1º), para avaliar se coloca em consulta p...