Solenidade de Pentecostes - 04 e 05/06/2022
Missa do Dia (domingo)
Ritos Iniciais - Reunidos no Senhor
(em pé)
A liturgia de hoje celebra a solenidade de Pentecostes. Os apóstolos receberam o Espírito Santo prometido pelo Senhor e se tornaram testemunhas do Cristo Ressuscitado para o mundo. O Divino e Santo Espírito é quem promove a nova criação da humanidade. Como cristãos, devemos renovar o mundo com força quem nos vem do Consolador, dando testemunho de vivência e de serviço. Celebremos esta Eucaristia cheios do júbilo pascal.
Refrão:
Estaremos aqui reunidos / como estavam em Jerusalém, / pois só quando vivemos unidos /
é que o Espírito Santo nos vem.
1. Ninguém para esse vento passando, / ninguém vê e ele sopra onde quer: / força igual tem o Espírito quando / faz a Igreja de Cristo crescer.
2. Feita de homens, a Igreja é divina, / pois o Espírito Santo a conduz: / como um fogo que aquece
e ilumina, / que é pureza, que é vida, que é luz.)
3. Sua imagem são línguas ardentes, / pois o amor é comunicação / e é preciso que todas as gentes / saibam quanto felizes serão.
(Repete refrão)
Saudação:
Padre: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
Todos: Amém.
Padre: O Senhor esteja convosco.
Todos: Ele está no meio de nós.
Ato Penitencial:
Padre: Irmãos e irmãs, reconheçamos as nossas culpas para celebrarmos dignamente os santos mistérios.
(Silêncio)
Confessemos os nossos pecados:
Todos: Confesso a Deus todo-poderoso / e a vós, irmãos e irmãs, / que pequei muitas vezes / por pensamentos e palavras, / atos e omissões, / por minha culpa, minha tão grande culpa (bate-se no peito). / E peço à Virgem Maria, / aos anjos e santos / e a vós, irmãos e irmãs, / que rogueis por mim / a Deus, nosso Senhor.
Padre: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.
Todos: Amém!
Senhor, que viestes
Não para condenar
Mas para perdoar,
Tende piedade de nós.
Kyrie eleison (3x)
Cristo, que Vos alegrais
Pelo pecador arrependido,
Tende piedade de nós.
Christe eleison (3x)
Senhor, que muito perdoais
A todo aquele que muito ama,
Tende piedade de nós.
Kyrie eleison (3x)
Hino de Louvor:
Refrão: Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por ele amados. (bis)
1. Senhor Deus, Rei dos Céus, Deus Pai todo-poderoso: / nós vos louvamos, nós vos bendizemos, / nós vos adoramos, nós vos glorificamos, / nós vos damos graças, por vossa imensa glória.
2. Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, / Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. / Vós que tirais o pecado do mundo, / tende piedade de nós. / Vós que tirais o pecado do mundo, / acolhei a nossa súplica. / Vós que estais à direita do Pai, / tende piedade de nós.
3. Só vós sois o Santo, só vós o Senhor, / só vós o Altíssimo, Jesus Cristo, / com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. / Amém!
(Repete refrão)
Oração do Dia:
Padre: Oremos - Ó Deus que, pelo mistério da festa de hoje, santificais a vossa Igreja inteira, em todos os povos e nações, derramai por toda a extensão do mundo os dons do Espírito Santo, e realizai agora no coração dos fiéis as maravilhas que operastes no início da pregação do Evangelho. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidadedo Espírito Santo.
Todos: Amém.
Liturgia da Palavra - Deus nos fala
(sentados)
Cristo se faz presente no meio de nós e, através do Espírito Santo, se comunica como pessoa divina e nos une como uma só Igreja. Ouçamos a palavra que dá testemunho e nos inspira a acolher os dons enviados por Ele.
1ª Leitura (At 2,1-11)
Leitor: Leitura dos Atos dos Apóstolos.
Quando chegou o dia de Pentecostes, os discípulos estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um barulho como se fosse uma forte ventania, que encheu a casa onde eles se encontravam. Então apareceram línguas como de fogo, que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram Moravam em Jerusalém judeus devotos de todas as nações do mundo. Quando ouviram o barulho, juntou-se a multidão, e todos ficaram confusos, pois cada um ouvia os discípulos falar em sua própria língua. Cheios de espanto e admiração, diziam: “Esses homens que estão falando não são todos galileus? Como é que nós os escutamos na nossa própria língua? Nós que somos partos, medos e elamitas, habitantes da Mesopotâmia, da Judeia e da Capadócia, do Ponto e da Ásia, da Frígia e da Panfília, do Egito e da parte da Líbia próxima de Cirene, também romanos que aqui residem; judeus e prosélitos, cretenses e árabes, todos nós os escutamos anunciarem as maravilhas de Deus na nossa própria língua!” Palavra do Senhor.
Todos: Graças a Deus.
Salmo Responsorial 103 (104)
Salmista: Enviai o vosso Espírito, Senhor, e da terra toda a face renovai.
Todos: Bendize, ó minha alma, ao Senhor! / Ó meu Deus e meu Senhor, como sois grande! / Quão numerosas, ó Senhor, são vossas obras! / Encheu-se a terra com as vossas criaturas!
Salmista: Enviai o vosso Espírito, Senhor, e da terra toda a face renovai.
Todos: Se tirais o seu respiro, elas perecem / e voltam para o pó de onde vieram. / Enviais o vosso espírito e renascem / e da terra toda a face renovais.
Salmista: Enviai o vosso Espírito, Senhor, e da terra toda a face renovai.
Todos: Que a glória do Senhor perdure sempre, / e alegre-se o Senhor em suas obras! / Hoje seja-lhe agradável o meu canto, / pois o Senhor é a minha grande alegria!
Segunda Leitura (Rm 8,8-17)
Leitor: Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos.
Irmãos, os que vivem segundo a carne não podem agradar a Deus. Vós não viveis segundo a carne, mas segundo o espírito, se realmente o Espírito de Deus mora em vós. Se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo. Se, porém, Cristo está em vós, embora vosso corpo esteja ferido de morte por causa do pecado, vosso espírito está cheio de vida, graças à justiça. E, se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos mora em vós, então aquele que ressuscitou Jesus Cristo dentre os mortos vivificará também vossos corpos mortais por meio do seu Espírito que mora em vós. Portanto, irmãos, temos uma dívida, mas não para com a carne, para vivermos segundo a carne. Pois, se viverdes segundo a carne, morrereis, mas se, pelo espírito, matardes o procedimento carnal, então vivereis. Todos aqueles que se deixam conduzir pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. De fato, vós não recebestes um espírito de escravos, para recairdes no medo, mas recebestes um espírito de filhos adotivos, no qual todos nós clamamos: Abá - ó Pai! O próprio Espírito se une ao nosso espírito para nos atestar que somos filhos de Deus. E, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e coerdeiros de Cristo; se realmente sofremos com ele, é para sermos também glorificados com ele. Palavra do Senhor.
Todos: Graças a Deus.
Sequência (dois coros):
Homens: Espírito de Deus, / enviai dos céus / um raio de luz! (bis) / Vinde, Pai dos pobres, / dai aos corações / vossos sete dons.(bis)
Mulheres: Consolo que acalma, / hóspede da alma, / doce alívio, vinde! (bis) / No labor descanso, / na aflição remanso, / no calor aragem.(bis)
Homens: Ao sujo lavai, / ao seco regai, / curai o doente.(bis) / Dobrai o que é duro, /guiai no escuro, / o frio aquecei.(bis)
Mulheres: Enchei, luz bendita, / chama que crepita, / o íntimo de nós! (bis) / Sem a luz que acode, / nada o homem pode, / nenhum bem há nele. (bis).
Todos: Dai à vossa Igreja, / que espera e deseja, / vossos sete dons. (bis) / Dai em prêmio ao forte / uma santa morte, / alegria eterna (bis). Amém! Amém!
(em pé)
Aclamação ao Evangelho:
Aleluia, aleluia! / Aleluia, aleluia! / Aleluia, aleluia, aleluia! / Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia!
Vinde, Espírito Divino, e enchei com vossos dons os corações dos fiéis; / e acendei neles o amor como um fogo abrasador!
Evangelho (Jo 14,15-16.23b-26)
Padre: O Senhor esteja convosco.
Todos: Ele está no meio de nós.
Padre: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João. (todos fazem o sinal da cruz)
Todos: Glória a vós, Senhor.
Padre: Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: “Se me amais, guardareis os meus mandamentos, e eu rogarei ao Pai, e ele vos dará um outro Defensor, para que permaneça sempre convosco. Se alguém me ama, guardará minha palavra, e o meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada. Quem não me ama, não guarda a minha palavra. E a palavra que escutais não é minha, mas do Pai que me enviou. Isso é o que vos disse enquanto estava convosco, mas o Defensor, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos tenho dito”. Palavra da Salvação.
Todos: Glória a vós, Senhor.
(sentados)
Todos se sentam para ouvir a homilia.
(em pé)
Profissão de Fé - símbolo niceno-constantinopolitano:
Creio em um só Deus, / Pai todo-poderoso, / criador do céu e da terra, / de todas as coisas visíveis e invisíveis. / Creio em um só Senhor, / Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus, / nascido do Pai antes de todos os séculos: / Deus de Deus, luz da luz, / Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, / gerado, não criado, / consubstancial ao Pai. / Por ele todas as coisas foram feitas. / E por nós, homens, /e para nossa salvação, desceu dos céus/ e se encarnou pelo Espírito Santo, / no seio da virgem Maria, / e se fez homem. / Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; / padeceu e foi sepultado. / Ressuscitou ao terceiro dia, / conforme as Escrituras, / e subiu aos céus, / onde está sentado à direita do Pai. / E de novo há de vir, em sua glória, / para julgar os vivos e os mortos; / e o seu reino não terá fim. / Creio no Espírito Santo, / Senhor que dá a vida / e procede do Pai e do Filho; / e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: / ele que falou pelos profetas. / Creio na Igreja, / una, santa, católica e apostólica. / Professo um só batismo / para remissão dos pecados. / E espero a ressurreição dos mortos/ e a vida do mundo que há de vir. Amém.
Preces da Assembleia:
Padre: Imploremos ao Pai que envie sobre a Igreja o Espírito Santo, para confirmar a sua renovação pascal.
Leitor: Senhor, que o Espírito Santo possa conduzir a nossa diocese, na tarefa de evangelizar e fazer com que vossa palavra continue sendo sinal de fé e esperança. Nós vos pedimos:
Todos: Enviai, Senhor, o vosso Espírito.
Leitor: Senhor, olhai pelos nossos irmãos e irmãs menos favorecidos e que se encontram desanimados, para que, iluminados pelos dons do Espírito Santo, sejam renovados e fortalecidos na fé. Nós vos pedimos:
Todos: Enviai, Senhor, o vosso Espírito.
Leitor: Senhor, iluminai os governantes de todas as nações, para que, mediante o Espírito Santo, tenhamos mais paz e justiça no mundo. Nós vos pedimos:
Todos: Enviai, Senhor, o vosso Espírito.
Padre: Deus eterno e todo-poderoso, que, na manhã do Pentecostes, enviastes o Espírito Santo sobre os Apóstolos, tornai-nos, como eles, testemunhas do Evangelho, para proclamarmos, com alegria, as vossas maravilhas na única linguagem do amor. Por Cristo, nosso Senhor.
Todos: Amém.
Liturgia Eucarística - Memorial do Senhor
(sentados)
Na mesa santa, onde ofertamos o pão e o vinho, também queremos apresentar nossas vidas, na esperança de que o Espírito Santo possa nos renovar e, através do Corpo e Sangue do Salvador, tenhamos o sustento para a vida. Cantemos:
Canto de Ofertório:
Um coração para amar, pra perdoar e sentir
Para chorar e sorrir, ao me criar Tu me destes
Um coração pra sonhar, inquieto e sempre a bater
Ansioso por entender as coisas que Tu disseste
Eis o que eu venho Te dar
Eis o que eu ponho no altar
Toma, Senhor, que ele é Teu
Meu coração não é meu
Eis o que eu venho Te dar
Eis o que eu ponho no altar
Toma, Senhor, que ele é Teu
Meu coração não é meu
Quero que o meu coração seja tão cheio de paz
Que não se sinta capaz de sentir ódio ou rancor
Quero que a minha oração possa me amadurecer
Leve-me a compreender as consequências do amor
Eis o que eu venho Te dar
Eis o que eu ponho no altar
Toma, Senhor, que ele é Teu
Meu coração não é meu
Eis o que eu venho Te dar
Eis o que eu ponho no altar
Toma, Senhor, que ele é Teu
Meu coração não é meu
Eis o que eu venho Te dar
Eis o que eu ponho no altar
Toma, Senhor, que ele é Teu
Meu coração não é meu
(em pé)
Convite à Oração:
Padre: Orai, irmãos e irmãs, para que o nosso sacrifício seja aceito por Deus Pai todo-poderoso.
Todos: Receba o Senhor por tuas mãos este sacrifício, para glória do seu nome, para nosso bem e de toda a santa Igreja.
Oração Sobre as Oferendas:
Padre: Concedei-nos, ó Deus, que o Espírito Santo nos faça compreender melhor o mistério deste sacrifício e nos manifeste toda a verdade, segundo a promessa do vosso Filho, que vive e reina para sempre.
Todos: Amém.
Oração Eucarística III
Padre: O Senhor esteja convosco.
Todos: Ele está no meio de nós.
Padre: Corações ao alto.
Todos: O nosso coração está em Deus.
Padre: Demos graças ao Senhor, nosso Deus.
Todos: É nosso dever e nossa salvação.
Padre: Na verdade, é justo e necessário, é nosso dever e salvação dar-vos graças, sempre e em todo lugar, Senhor, Pai santo, Deus eterno e todo-poderoso. Para levar à plenitude os mistérios pascais, derramastes hoje o Espírito Santo prometido, em favor de vossos filhos e filhas. Desde o nascimento da Igreja, é Ele quem dá a todos os povos o conhecimento do verdadeiro Deus e une, numa só fé, a diversidade das raças e línguas. Por essa razão, transbordamos de alegria pascal e aclamamos vossa bondade, cantando (dizendo) a uma só voz:
Todos: Santo, Santo, Santo...
Padre: Na verdade, vós sois santo, ó Deus do universo, e tudo o que criastes proclama o vosso louvor, porque, por Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso, e pela força do Espírito Santo, dais vida e santidade a todas as coisas e não cessais de reunir o vosso povo, para que vos ofereça em toda parte, do nascer ao pôr-do-sol, um sacrifício perfeito.
Todos: Santificai e reuni o vosso povo!
(de joelhos)
Padre: Por isso, nós vos suplicamos: santificai pelo Espírito Santo as oferendas que vos apresentamos para serem consagradas, a fim de que se tornem o Corpo e (+) o Sangue de Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso, que nos mandou celebrar este mistério.
Todos: Santificai nossa oferenda, ó Senhor!
Padre: Na noite em que ia ser entregue, ele tomou o pão, deu graças, e o partiu e deu a seus discípulos, dizendo: TOMAI, TODOS, E COMEI: ISTO É O MEU CORPO, QUE SERÁ ENTREGUE POR VÓS.
Do mesmo modo, ao fim da ceia, ele tomou o cálice em suas mãos, deu graças novamente, e o deu a seus discípulos, dizendo: TOMAI, TODOS, E BEBEI: ESTE É O CÁLICE DO MEU SANGUE, O SANGUE DA NOVA E ETERNA ALIANÇA, QUE SERÁ DERRAMADO POR VÓS E POR TODOS PARA REMISSÃO DOS PECADOS. FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DE MIM.
Eis o mistério da fé!
Todos: Anunciamos, Senhor, a vossa morte e proclamamos a vossa ressurreição. Vinde, Senhor Jesus!
(em pé)
Padre: Celebrando agora, ó Pai, a memória do vosso Filho, da sua paixão que nos salva, da sua gloriosa ressurreição e da sua ascensão ao céu; e enquanto esperamos a sua nova vinda, nós vos oferecemos em ação de graças este sacrifício de vida e santidade.
Todos: Recebei, ó Senhor, a nossa oferta!
Padre: Olhai com bondade a oferenda da vossa Igreja, reconhecei o sacrifício que nos reconcilia convosco e concedei que, alimentando-nos com o Corpo e o Sangue do vosso Filho, sejamos repletos do Espírito Santo e nos tornemos em Cristo um só corpo e um só espírito.
Todos: Fazei de nós um só corpo e um só espírito!
Padre: Que ele faça de nós uma oferenda perfeita para alcançarmos a vida eterna com os vossos santos: a Virgem Maria, mãe de Deus e da Igreja, São José, seu esposo, os vossos Apóstolos e Mártires (o santo do dia ou padroeiro), e todos os santos, que não cessam de interceder por nós na vossa presença.
Todos: Fazei de nós uma perfeita oferenda!
Padre: E agora, nós vos suplicamos, ó Pai, que este sacrifício da nossa reconciliação estenda a paz e a salvação ao mundo inteiro. Confirmai na fé e na caridade a vossa Igreja, enquanto caminha neste mundo: o vosso servo o Papa (N.), o nosso bispo (N.), com os bispos do mundo inteiro, o clero e todo o povo que conquistastes.
Todos: Lembrai-vos, ó Pai, da vossa Igreja!
Padre: Atendei às preces da vossa família, que está aqui, na vossa presença. Reuni em vós, Pai de misericórdia, todos os vossos filhos e filhas dispersos pelo mundo inteiro.
Todos: Lembrai-vos, ó Pai, dos vossos filhos!
Padre: Acolhei com bondade no vosso reino os nossos irmãos e irmãs que partiram desta vida e todos os que morreram na vossa amizade. Unidos a eles, esperamos também nós saciar-nos eternamente da vossa glória, por Cristo, Senhor nosso.
Todos: A todos saciai com vossa glória!
Padre: Por ele dais ao mundo todo bem e toda graça.
Por Cristo, com Cristo, em Cristo, a vós, Deus Pai todo-poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda a honra e toda a glória, agora e para sempre.
Todos: Amém!
Rito da Comunhão - União e partilha
Padre: Rezemos, com amor e confiança, a oração que o Senhor nos ensinou:
Todos: Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso reino, seja
feita a vossa vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos
as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido; e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.
Padre: Livrai-nos de todos os males, ó Pai, e dai-nos hoje a vossa paz. Ajudados pela vossa misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e protegidos de todos os perigos, enquanto, vivendo a esperança, aguardamos a vinda do Cristo Salvador.
Todos: Vosso é o reino, o poder e a glória
para sempre!
Padre: Senhor Jesus Cristo, dissestes aos vossos Apóstolos: Eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz. Não olheis os nossos pecados, mas a fé que anima vossa Igreja; dai-lhe, segundo o vosso desejo, a paz e a unidade. Vós que sois Deus, com o Pai e o Espírito Santo.
Todos: Amém.
Padre: A paz do Senhor esteja sempre convosco.
Todos: O amor de Cristo nos uniu.
Padre: Irmãos e irmãs, saudai-vos em Cristo Jesus. (conforme as Normas Litúrgicas cumprimente somente o irmão ao seu lado - dispensar o canto)
Todos: Cordeiro de Deus, que tirais...
Padre: Felizes os convidados para a Ceia do Senhor. Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.
Todos: Senhor, eu não sou digno(a) de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo(a).
(sentados)
Canto de Comunhão:
Que bom, Senhor, ir ao teu encontro
Poder chegar e adentrar a tua casa
Sentar-me contigo e partilhar da mesma mesa
Te olhar, te tocar e te dizer, meu Deus, como és lindo
Te olhar, te tocar e te dizer, meu Deus, como és lindo
Ó meu Senhor, sei que não sou nada
Sem merecer fizeste em mim tua morada
Mas ao receber-te perfeita comunhão se cria
Sou em ti, és em mim
Minh‘alma diz, meu Deus, como és lindo
Sou em ti, és em mim
Minh‘alma diz, meu Deus, como és lindo
(em pé)
Oração Depois da Comunhão:
Padre: Oremos - Ó Deus, que enriqueceis a vossa Igreja com os bens do céu, conservai a graça que lhe destes, para que cresçam os dons do Espírito Santo; e o alimento espiritual que recebemos aumente em nós a eterna redenção. Por Cristo, nosso Senhor.
Todos: Amém
Ritos Finais - Deus nos envia
Vivência:
Leitor: Um dos grandes sinais da presença do Espírito Santo é exatamente a capacidade de dialogar e compreender. Sem deixar de apresentar a verdade de Cristo Jesus, saiamos desta missa com o propósito de buscar e acolher quem pensa, sente e vive de modo diferente do nosso. É o Espírito Santo quem vai conduzir este encontro, fazendo transparecer o bem e a unidade. Cabe a nós não fechar o coração ao que o Espírito nos quer mostrar.
Pode haver avisos da comunidade e parabéns aos aniversariantes.
Bênção e Despedida:
Padre: O Senhor esteja convosco.
Todos: Ele está no meio de nós!
Padre: Deus, o Pai das luzes, que hoje iluminou os corações dos discípulos, derramando sobre eles o Espírito Santo, vos conceda a alegria de sua bênção e a plenitude dos dons do mesmo Espírito.
T. Amém!
Padre: Aquele fogo, descido de modo admirável sobre osdiscípulos, purifique os vossos corações de todo mal e vos transfigure em sua luz.
Todos: Amém!
Padre: Aquele que, na proclamação de uma só fé, reuniu todas as línguas, vos faça perseverar na mesma fé, passando da esperança à realidade.
Todos: Amém!
Padre: Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo.
Todos: Amém!
Padre: A alegria do Senhor seja a vossa força. Ide em paz e o Senhor vos acompanhe, aleluia, aleluia.
Todos: Graças a Deus, aleluia, aleluia.
Canto Final:
Vem, vem, vem, Espírito Santo.
Transforma minha vida, quero renascer. (4x)
Quero abandonar-me em Seu amor,
Encharcar-me em Seus rios, Senhor,
Derrubar as barreiras em meu coração.
Missa da Vigília (sábado à tarde ou à noite)
Como na missa do dia, menos a sequência e o que segue:
Oração do Dia:
Padre: Oremos - Deus eterno e todo-poderoso, quisestes que o mistério pascal se completasse durante cinquenta dias, até a vinda do Espírito Santo. Fazei que todas as nações dispersas pela terra, na diversidade de suas línguas, se unam no louvor do vosso nome. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Todos: Amém.
Primeira Leitura (Gn 11,1-9)
Leitura do Livro do Gênesis – Toda a terra tinha uma só linguagem e servia-se das mesmas palavras. E aconteceu que, partindo do oriente, os homens acharam uma planície na terra de Senaar e aí se estabeleceram. E disseram uns aos outros: “Vamos, façamos tijolos e cozamo-los ao fogo”. Usaram tijolos em vez de pedra, e betume em lugar de argamassa. E disseram: “Vamos, façamos para nós uma cidade e uma torre cujo cimo atinja o céu. Assim, ficaremos famosos e não seremos dispersos por toda a face da terra”. Então o Senhor desceu para ver a cidade e a torre que os homens estavam construindo. E o Senhor disse: “Eis que eles são um só povo e falam uma só língua. E isso é apenas o começo de seus empreendimentos. Agora, nada os impedirá de fazer o que se propuseram. Desçamos e confundamos a sua língua, de modo que não se entendam uns aos outros”. E o Senhor os dispersou daquele lugar por toda a superfície da terra, e eles cessaram de construir a cidade. Por isso, foi chamada Babel, porque foi aí que o Senhor confundiu a linguagem de todo o mundo e daí dispersou os homens por toda a terra. – Palavra do Senhor.
Salmo Responsorial 103 (104)
Enviai o vosso Espírito, Senhor, / e da terra toda a face renovai.
1. Bendize, ó minha alma, ao Senhor! / Ó meu Deus e meu Senhor, como sois grande! / De majestade e esplendor vos revestis / e de luz vos envolveis como num manto. – R.
2. Quão numerosas, ó Senhor, são vossas obras, / e que sabedoria em todas elas! / Encheu-se a terra com as vossas criaturas. / Bendize, ó minha alma, ao Senhor! – R.
3. Todos eles, ó Senhor, de vós esperam / que a seu tempo vós lhes deis o alimento; / vós lhes dais o que comer e eles recolhem, / vós abris a vossa mão e eles se fartam. – R.
4. Se tirais o seu respiro, eles perecem / e voltam para o pó de onde vieram; / enviais o vosso espírito e renascem / e da terra toda a face renovais. – R.
Segunda Leitura (Rm 8,22-27)
Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos – Irmãos, sabemos que toda a criação, até o tempo presente, está gemendo como que em dores de parto. E não somente ela, mas nós também, que temos os primeiros frutos do Espírito, estamos interiormente gemendo, aguardando a adoção filial e a libertação para o nosso corpo. Pois já fomos salvos, mas na esperança. Ora, o objeto da esperança não é aquilo que a gente está vendo; como pode alguém esperar o que já vê? Mas, se esperamos o que não vemos, é porque o estamos aguardando mediante a perseverança. Também o Espírito vem em socorro da nossa fraqueza. Pois nós não sabemos o que pedir nem como pedir; é o próprio Espírito que intercede em nosso favor com gemidos inefáveis. E aquele que penetra o íntimo dos corações sabe qual é a intenção do Espírito. Pois é sempre segundo Deus que o Espírito intercede em favor dos santos. – Palavra do Senhor.
Evangelho (Jo 7,37-39)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João – No último dia da festa, o dia mais solene, Jesus, em pé, proclamou em voz alta: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Aquele que crê em mim, conforme diz a Escritura, rios de água viva jorrarão do seu interior”. Jesus falava do Espírito, que deviam receber os que tivessem fé nele; pois ainda não tinha sido dado o Espírito, porque Jesus ainda não tinha sido glorificado. – Palavra da salvação.
Preces da Assembleia:
Leitor: Irmãs e irmãos em Cristo, oremos ao Senhor do universo, para que envie de novo o seu Espírito sobre a Igreja e sobre o mundo. Rezemos (cantemos) juntos:
Todos: Mandai, Senhor, o vosso Espírito.
1. Sobre todas as Igrejas que, querendo ser fiéis a Jesus Cristo, procuram a unidade...
2. Sobre o Santo Padre, Papa Francisco, os bispos, os presbíteros e os diáconos...
3. Sobre as monjas e os monges que cultivam a vida contemplativa e sobre os religiosos e as religiosas de intensa e ativa vida apostólica...
4. Sobre aqueles que trabalham em terra de missão e sobre aqueles que cuidam dos doentes e idosos...
5. Sobre as jovens e os jovens inquietos pelo futuro, sobre aqueles que se decidiram pela vida consagrada e sobre aqueles que desejam abraçar a vocação matrimonial...
6. Sobre aqueles que exercem ministérios na liturgia e outros serviços em nossa comunidade paroquial...
Padre: Deus todo-poderoso que enviastes o Espírito Santo, como dom do Cristo Ressuscitado, renovai-nos com a sua luz e poder. Por Cristo, nosso Senhor.
Todos: Amém.
Oração Sobre as Oferendas:
Padre: Infundi, ó Deus, a bênção do vosso Espírito nas oferendas aqui presentes para que se acenda em vossa Igreja aquela caridade que revela ao mundo o mistério da salvação. Por Cristo, nosso
Senhor.
Todos: Amém.
Oração Depois da Comunhão:
Padre: Oremos - Aproveite-nos, ó Deus, a comunhão nesta Eucaristia, para que vivamos sempre inflamados por aquele Espírito que derramastes sobre os vossos Apóstolos. Por Cristo, nosso Senhor.
Todos: Amém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário