Silvio Santos sempre foi um grande fã do cinema. O gosto dele influenciou muito a programação do SBT nesse sentido. Na década de 80 e 90, a Sessão das Dez e o Cinema em Casa faziam o maior sucesso e batiam muitas vezes de frente com a Globo. Mas foi na virada do século que veio a guinada, Silvio assinou contrato de exclusividade com a Disney e com a Warner Bros. para exibir todo o conteúdo inédito e reprisado dos grandes estúdios norte-americanos. A Paramount e a MGM também cederam alguns títulos através de um acordo. Foi uma época de ouro, o Cine Espetacular, a Tela de Sucessos e o Cine Belas-Artes lideraram com arrasa-quarteirões da época, como a série Harry Potter, a trilogia O Senhor dos Anéis, Matrix, 101 Dálmatas e muitos outros. A Globo ficou a ver navios e viu seu rico acervo minar, restando apenas contratos com a Fox, Columbia e Universal, sem a mesma repercussão do rival.
Mas veio a explosão da internet, e assistir filmes on-line sob demanda virou moda. O próprio SS se declarou cliente da Netflix, que faz esse tipo de serviço. E o dono da Netflix deu uma assinatura vitalícia para ele. Sabendo dessa nova popularidade do streaming, mesmo com o sucesso, o Patrão rescindiu o com a Warner, e passa atualmente a reapresentar grandes campeões de bilheteria e alguns inéditos escolhidos a dedo.
O cinema na TV aberta como um todo, a começar da própria líder, a Globo, encolheu, mas houve um tempo que o SBT era a televisão do cinema, a "rede dos filmes milionários". Acompanhe alguns programas de cinema que foram extintos, mas fizeram história:
Cinema em Casa
O concorrente da Sessão da Tarde da Globo estreou em 1988 nas noite de Quarta, até que em 1991 foi efetivado de Segunda a Sexta nas tardes da emissora até 2003. Entre idas e vindas, ficou no ar em 2004, 2006, 2008 até 2010, e por último em 2011. Confira as vinhetas de abertura:
Festival de Filmes do SBT
Criado para concorrer com o Festival de Verão da Globo, era exibido no horário das 21h30, nas Segundas, Quartas e Sextas durante as férias de Janeiro e Fevereiro. Voltou no fim da década de 90 como matinê de Sábado.
Cine Disney
Apresentado nas manhãs de Domingo nos anos 80 com longas dos estúdios Walt Disney produzidos para a TV e o cinema:
Sabadocine
O concorrente da Sessão de Sábado da Globo, exibido num passado mais recente, de 2009 a 2010 nas tardes e nos anos 90 à noite, concorrendo com o Supercine.
Oito e Meia no Cinema
De 2005 a 2009, grandes títulos nas noites de Domingo, após o Domingo Legal ou Programa Silvio Santos:
Fim de Noite
O "Corujão" do SBT fez sucesso, mas foi substituído por séries.
Duas Sessões
Dois filmes exibidos nas tardes de Sábado, sem interrupções. Geralmente passavam dois filmes do Tarzan. Apesar de já ter assistido, foi muito difícil encontrar a vinheta de abertura da época ou a chamada para confirmar a veracidade. Mas, encontrei esse vídeo em preto e branco de 1988 com o final de um título, o anúncio do próximo e o "oferecimento", o patrocínio da atração:
Sessão Premiada
Transmitida nas tardes de Sábado, e eventualmente nas de Domingo, concorrendo com a Temperatura Máxima da Globo, além do filme em questão, havia uma parte produzida pelo entretenimento do SBT apresentada por Celso Portiolli interagindo com o público que disputava provas via telefone ganhava premiações em dinheiro.
Cinema de Graça
Outra ideia, digamos como próprio Silvio "bem bolada!". No verão de 1994, o SBT lançou essa sessão de filmes diária, que divulgava para o público que ele não precisava ir as locadoras, nem fazer assinatura de TV a cabo, que a emissora exibia um acervo vasto e gratuito de Domingo a Domingo a Segunda. Olha só a chamada:
Quinta no Cinema
Fez relativo sucesso nas noites de Quinta, herdando o horário ocupado pelo Show do Milhão, mas a exaustão de reprises acabou cansando o público e a sessão só durou 4 anos, concorrendo com A Grande Família da Globo. Não encontrei a vinheta, vai uma chamada então:
Semana 2, Semana 4, Semana 6, Semana 8, Semana 10, Semana 12
O SBT, leia-se Silvio Santos, de modo criativo, misturou 'semanas com meses' ou vice-versa, e inventou esses festivais de filmes semanais exibidos a cada dois meses, sempre nos meses pares: ou seja, Semana 2 (Fevereiro), Semana 4 (Abril), Semana 6 (Junho), Semana 8 (Agosto), Semana 10 (Outubro), Semana 12 (Dezembro). Aconteceu na década de 80, veja as chamadas:
Feriadão SBT
Criado para exibir filmes (2 ou 3 na sequência), durante os feriados prolongados, em geral na parte da tarde. Foi copiado pela Record (para variar o hábito), e em 2014 foi apresentado pela última vez na tela do SBT.
Sexta no Cinema
Essa sessão de fim de semana, nem eu lembrava muito. Exibida de 1994 a 1997 para concorrer com o Globo Repórter e a Retrospectiva, no mesmo horário da atual Tela de Sucessos. No vídeo há um encerramento de um boletim de Fórmula Indy, mas logo após há o anúncio das próximas atrações, e por fim a vinheta de abertura:
Cine Especial
A sessão tinha como 'especial' sua exibição em temporadas momentâneas, por festividades de aniversário da emissora, Natal ou Ano Novo, feriados, eleições e provas como o Enem. Foi ao ar até 2010, geralmente de sexta para sábado após a Tela de Sucessos.
Sessão das Dez
Um grande acerto na programação do SBT nos anos 80 e 90. Para concorrer com o Domingo Maior, exibida depois do Programa Silvio Santos vencia com frequência e com vantagem da Globo. Com os exageros e excentricidades de SS, depois que acaba o filme do dia, ele era reprisado na sequência. Outra incoerência era seu horário, que passou a ser tardio, e nunca entrava as dez, e sempre as 11 horas ou meia-noite, assim como o Oito e Meia no Cinema que começava às 10 horas, o Jô Soares Onze e Meia que começava à meia-noite e o Roda a Roda que, dependendo do término do programa Eliana, pode começar às 19:15, 19:20, 19:25 ou 19:30. Silvio ainda passava seu programa dominical inteiro anunciando o filme no auditório, dizendo que ele viu tal filme, sua filha nº 2 assistiu, sua mulher também recomendou, enfim...propaganda não faltava!
Foi relançada no final dos anos 90, mas sem o mesmo êxito, até ser extinta de vez, e novamente em 2003 e 2004, e extinta para dar lugar à Sessão das Dez e Meia, e em 2006, por curto tempo. Se eu não estiver enganado, porque não encontrei registro algum; por pouco tempo, a Sessão das Dez foi exibida nas noites de Quinta, depois do Programa do Ratinho. Confira as aberturas e chamadas dessa clássica sessão do SBT:
A era do 'telecine' ou do cinema na tevê ficou para trás, mas ficou registrado na memória da TV e de seu público. O SBT é a segunda emissora do país que mais passou filmes na TV aberta, perdendo apenas para a Globo. Continua sendo vice na exibição, mas com poucos títulos e muitas reprises. As sessões de cinema que continuam no ar são: o Cine Espetacular (15 anos), Tela de Sucessos (18), Cine Belas-Artes (15 anos) e o Cine Família (alguns meses, depois de ser extinto e ser "ressuscitado"), com o mesmo nome da sessão da TV Aparecida. Com exceção da última é um recorde estas sessões permanecerem no ar, já que o SBT tem uma grade inconstante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário