quarta-feira, 28 de abril de 2021

Recursos de acessibilidade na Globo

 Closed Caption

É uma legenda, que transcreve em texto as falas dos programas e filmes, geralmente além dos diálogos, também há a descrição de sons, e os nomes de quem esta falando. Os programas com Closed Caption possuem um selo indicando o recurso. Em transmissões ao vivo podem acontecer erros de digitação


Exemplo [Bonner] [O Twitter do presidente foi excluído essa tarde, após irregularidades]


Audiodescrição

É uma faixa de áudio adicional que descreve cenas e momentos que aparecem no vídeo, como a descrição física do personagem, sua ação. Geralmente os programas com o recurso possuem um sinal em áudio para identificar. Exemplo: "Jason nada até o barco". Muito usado para deficientes visuais.


Libras

Linguagem Brasileira de Sinais, é a linguagem oficial dos deficientes auditivos no Brasil, na sua tradução, há um interprete que transcreve as falas, é muito utilizado em debates eleitorais.

Emissoras concorrentes da Globo

 Emissoras

Band

Fundada em 1969, a Band é uma emissora que apesar da baixa audiência atualmente, já teve grandes nomes da TV do passado e do presente em seu casting. A maior parte das atrações foram compostas por programas de entretenimento, entre elas: humorísticos, talk shows, femininos, reality shows, game shows, talent shows, novelas, séries, minisséries, jornalísticos, esportivos, religiosos, interativos, independentes e sessões de cinema. Passaram pelo canal paulista nomes que vão de Hebe Camargo a Marcos Mion. Também já foi considerado por anos o "Canal do Esporte", pois dedicada inúmeras horas semanais para as mais variadas competições esportivas. Recentemente retomou os direitos da Fórmula 1, após 40 anos. Seu carro chefe atual são os talents e realities de culinária Masterchef e Pesadelo na Cozinha, que possuem muito engajamentos na redes sociais. Também rendeu memes como a participação do cantor Kassino, dono do hit "Can't Get Over" trilha da novela América de 2005, no programa Sabadaço comandado por Gilberto Barros, o falso show da dupla de palhaços Patati Patatá, e o Pé de Fava, restaurante conhecido por desligar o freezer a noite, que apareceu no Pesadelo na Cozinha em 2019. Há pouco tempo exibiu a série Orange is the new Black da Netflix, já teve os direitos autorais do sucesso The Walking Dead, e fechou um pacote de alguns filmes da Universal Pictures, Disney (filmes da Fox) e Sony, exibindo títulos como a trilogia 50 Tons de Cinza, o suspense A Garota do Trem e a animação Emoji: o Filme. Os principais programas são o jornalístico Jornal da Band, o esportivo os Donos da Bola, o talk show Show Business, o reality O Aprendiz e as sessões de cinema Sessão Especial, Cinema na Madrugada, Sessão Livre, Top Cine, Cine Band Clássicos e Cine Privé, além dos especiais Band Folia, Festival Virada Salvador e Band Eleições.


SBT

Fundado em 1981, oscila entre o segundo e terceiro lugar nos dias de hoje. Sempre teve uma fama de ser popularesca, dando ênfase no entretenimento, jornalismo e esporte, entre vários segmentos: programas de auditório, entrevistas e variedades, reality, game e talent shows, sessões de cinema, programas femininos, humorísticos, seriados, novelas, minisséries, jornalísticos, esportivos e novelas mexicanas. Nos anos 90 e 2000 bateu a TV Globo muitas vezes no IBOPE, com programas como o Domingo Legal, apresentado por Gugu Liberato (1959-2019), Casa dos Artistas (que chegou a ter problemas por causa de direitos autorais, porque logo em seguida a Globo estraria o Big Brother Brasil, que deu "origem" ao formato da casa), e também com novelas mexicanas como Carrossel (198?), Rebelde (2004-2006), A Usurpadora, entre outras, além do humorístico Chaves, série mais reprisada do SBT, que ficou no ar por 36 anos, e muitas vezes vencia no período da tarde o Jornal Hoje e o Globo Esporte. Atualmente o SBT enfrenta uma séria crise de audiência devido a falta de renovação da programação, o excesso de certos programas como o Fofocalizando e Primeiro Impacto, que são alvos de críticas dos espectadores, além de não aproveitar produtos enlatados nos quais possuem os direitos. Em 2020 perderam os direitos de exibição de Chaves devido a um entrave entre a família do comediante Chesperito (1928-2014) e a Televisa, emissora que exibiu originalmente os programas. Seus principais programas são o Programa Raul Gil, Casos de Família, Fofocalizando, Programa Silvio Santos, A Praça é Nossa, Eliana, Domingo Legal, Roda a Roda, Esquadrão da Moda, Fábrica de Casamentos, Operação Mesquita, The Noite, Bake Off Brasil, Notícias Impressionantes, Bom Dia & Companhia, Sábado Animado, SBT Folia, Teleton, SBT Eleições, Troféu Imprensa, Cine Espetacular, Tela de Sucessos, Cinespecial, Primeiro Impacto, SBT Brasil, Retrospectiva, Jornal da Semana SBT, Arena SBT e Plantão SBT.


RecordTV

Fundada em 1953, é a emissora de TV mais antiga em atividade no Brasil. Sua programação atual consiste nos jornalísticos Balanço Geral e Cidade Alerta, além de novelas religiosas, formatos de realities, e suas madrugadas arrendadas à Igreja Universal do Reino de Deus, fundada por Edir Macedo, seu proprietário desde 1988. Nos anos 2000 a emissora teve um grande êxito com novelas, que tinham índices de audiência muito bons, que chegavam a ameaçar as novelas da concorrente, e também o reality A Fazenda, que foi um fenômeno numa época já tomada por redes sociais. A décima segunda temporada, exibida entre setembro de dezembro de 2020, bateu muitas vezes a programação da TV Globo, perdendo praticamente apenas para filmes e futebol, e vencendo nos outros dias, como contra o The Voice, por exemplo. Em 2021 adquiriu os direitos do Campeonato Carioca, e irá exibir sua fase final em maio nacionalmente. Também fechou um pacote de filmes da Sony Pictures com títulos como Venom, Blade Runner 2048 e Hotel Transilvânia 3. Seus principais programas são o Hoje em Dia, Hora do Faro, as novelas, Câmera Record, Repórter Record Investigação, Esporte Fantástico, Domingo Espetacular, Brasil Caminhoneiro, Família Record, Retrospectiva, Praça no Ar, Praça Record, O Voto na Record, Fala Brasil, Dancing Brasil, Power Couple Brasil, The Four Brasil, Top Chef Brasil, Record Kids e Troca de Esposas.


RedeTV!

Fundada em 1999. A RedeTV nunca chegou no patamar das maiores emissoras, apesar de ter um início com uma programação similar a da TV Manchete, com direito a séries como Friends, Jeannie é um Gênio e A Feiticeira, filmes, novelas, séries, minisséries e desenhos animados, reality, game e talk shows, programas de auditório, entrevistas e variedades, musicais, videoclipes e documentários, e programas de vários gêneros, porém nada disso deu muito certo e em pouco tempo de fundação, já partiu para uma programação mais popular com programas como João Kleber Show, que contava com as famosas pegadinhas e o teste de fidelidade, Noite Afora (2001-2004), programa sobre temas sexuais e adultos, comandado pela ex-modelo Monique Evans e o Pânico na TV! (2003-2012), programa oriundo do rádio que fez muito sucesso em meados da década de 2000, colocando uma das emissoras mais jovens do país nos primeiros lugares de audiência, inclusive ameaçando o Fantástico (que anteriormente já tinha 'sofrido' com a Casa dos Artistas do SBT). Atualmente boa parte da programação é terceirizada, com horários arrendados para igrejas, infomerciais e reprises de programas do próprio canal, mantendo apenas o Superpop, o Você na TV, o Mega Senha, o A Tarde é Sua, o Programa Amaury Jr, o TV Fama, o Leitura Dinâmica, o Operação de Risco, o RedeTV News, o 90 Segundos, o Retrospectiva, o Plantão RedeTV News e o RedeTV Eleições como programas próprios, e a emissora bastante criticada por ser negacionista em relação à pandemia de coronavírus.


TV Cultura

Fundada em 1967, é uma emissora estatal, focada em séries, minisséries, programas infantis, sessões de cinema, programas musicais, religiosos, de auditório, entrevistas e variedades, game e talent shows, esportivos, jornalísticos, documentários e educativos. Seu auge foi nos anos 90 com os infantis como Castelo Rá-Tim-Bum, Cocoricó, entre outros. Também exibe o Roda Viva, programa com mais de 30 anos de existência que toda semana traz convidados dos mais diferentes setores, e que gera engajamento nas redes sociais, e é uma das raras emissoras com programação infantil, que ficou restrita à internet, exibindo animações de sucesso como Peppa Pig e Irmão do Jorel.


Serviços de Streaming

Netflix

Fundada em 1997 como uma locadora de DVD's, a Netflix chegou ao Brasil em 2011, atualmente seu catálogo conta com horas e horas de conteúdo original e licenciados, incluindo filmes indicados ao Oscar, séries famosas, realities e documentários.


Amazon Prime Video

Chegou ao Brasil em 2016, com conteúdos licenciados e originais. Atualmente conta com o Channels, serviços menores que podem ser agregados por um determinado valor na assinatura


Disney Plus

Chegou ao Brasil em 2020, e conta basicamente com conteúdo do estúdio do rato mais famoso do mundo. Séries, animações, e também filmes da Marvel Studios, Fox, Lucas Film, e em junho haverá um serviço chamado Star, que trará o conteúdo +14 adquirido em 2019.


HBO Max

Com previsão de chegada em junho, já vira com um forte catálogo que trás séries amadas por muitos como Game of Thrones, Friends, Supernatural, franquias de sucesso como Harry Potter, entre outros conteúdos


Serviços Nanicos

Além dos serviços citados, ainda existem outros menores, mas também reconhecidos como o Starz Play, com conteúdo produzido pelo Hulu, Apple TV+ com conteúdos próprios, Paramount Plus com filmes de estúdio, realities como De Férias com o Ex, Estádio TNT, dedicado à futebol, Play Kids com conteúdo infantil


Emissoras Nanicas

Emissoras Nanicas são emissoras que dificilmente passam de traço no ibope, neste rol contam emissoras como Rede Vida, TV Aparecida, Canção Nova, TV Pai Eterno (quatro religiosas que tem um fandom muito grande, pois além de programas religiosos, exibem filmes, musicais, educativos, jornalísticos, esportivos, séries, infantis, variedades, entretenimento, revistas eletrônicas e culturais, e também até mesmo futebol). Também outras como CNT, TV Gazeta, Rede Brasil, que tiveram seu auge nos anos 90, com programas de entretenimento, variedades, esportivos, jornalísticos, educativos, infantis, humorísticos, reality, game e talent shows, programas de auditório e entrevistas, séries, minisséries, novelas, filmes, e um curto reerguimento entre 2007 e 2012 (que em breve será extinta), bem como canais locais como a TV a Crítica do Amazonas, que gera conteúdo para a RedeTV!, e a TV Diário, situada no Nordeste, entre outras.


Emissoras Extintas

TV Manchete

Fundada em 1983 e extinta em 1999, a TV Manchete teve um curto período de existência, mas o suficiente para deixar uma legião de fãs que até hoje exigem sua volta. Tudo isso devido a animes e séries japonesas como Jaspion, Jiraya, entre outras. Revelou nomes como Angélica e Thaís Araújo. Também foi responsável por uma das novelas mais conhecidas fora da Globo, Pantanal. A trama de 1990, escrita por Benedito Ruy Barbosa, se passava no local homônimo, trouxe índices não vistos pela emissora até então. Em 1996, após anos, teve outro êxito, a novela Xica da Silva, que assim como Pantanal, foi reprisada posteriormente pelo SBT Apesar de todo esse sucesso, a emissora quase sempre operou no vermelho, tendo duas crises financeiras muito fortes, uma em 1992, na qual chegou a ser vendida, porém acabou sendo devolvida a seus donos e a outra no final dos anos 90, que trouxe o seu fim definitivo em maio de 1999, após uma venda mal sucedida a uma igreja, e também gastos elevados em 1998 como a transmissão da Copa do Mundo da França, e a inacabada novela Brida, baseado no livro de Paulo Coelho.


TV Tupi

Ficou no ar entre 1950 até 1980, foi a primeira emissora de TV do Brasil. Foi a pioneira em vários aspectos como novelas, jornalismo, enlatados, esportes, entre outros segmentos que fazem parte de emissoras até os dias de hoje. Apesar da crise que enfrentou após a morte de seu fundador Assis Chateaubriand, em 1968, teve grandes êxitos em novelas como as versões originais de Mulheres de Areia, Éramos Seis e A Viagem, também a transmissão da Copa do Mundo de 1970.


Ainda nos anos 70, começou a afundar em dívidas, o que prejudicou suas produções, e gerou uma debandada de seu cast para outras emissoras. Isso também gerou perda de receita publicitária, e por consequência greve de funcionários, sendo a primeira em 1977, pelo atraso de seus proventos. Em 18 de julho de 1980, sua concessão foi cassada pelo governo da época, e engenheiros do Dentel (órgão responsável pelas empresas de comunicação) tiraram as peças que mantinham a emissora no ar. No ano seguinte, as concessões foram divididas entre Silvio Santos, que fundou o SBT e Adolpho Bloch, que fundou a Rede Manchete, em 1983.


Emissoras Nanicas Extintas

Emissoras menores como MTV Brasil por exemplo, que foi um símbolo para os jovens dos anos 90 e 2000, encerrou as atividades como canal aberto em 2013, após uma grande crise dos seus proprietários, a Editora Abril, o canal por muito tempo foi porta voz de uma geração que não era "ouvida" pelas grandes emissoras. Falou de temas polêmicos para a época, e também trouxe e revelou muitos artistas, numa época em que a internet ainda era um artigo desconhecido por muitos. Revelou talentos como Marcos Mion, Astrid Fontenelle, Zeca Camargo, e nos seus últimos anos no ar, investiu pesado no humor, e revelou Marcelo Adnet, Tatá Werneck, Dani Calabresa, entre outros humoristas que se consagraram dentro da nova geração. Suas maiores audiências eram as premiações como o VMB, que todo ano mostrava os melhores da música, tendo sua última edição em 2012, pouco menos de 1 ano antes do fim derradeiro. No dia seguinte de sua extinção, migrou para a TV paga, com uma proposta bem diferente, atualmente se mantem com relevância entre os jovens fãs de realities como o De Férias com o Ex, o maior sucesso da versão "premium" do canal até hoje. Foi substituída pela Ideal TV, que na TV paga era focada em negócios, carreira e empreendedorismo, até 2013, quando foi relançada na TV aberta, na TV paga e na internet, reprisando os programas de sua antiga fase e notícias da Elemídia, com notícias veiculadas em elevadores de edifícios comerciais, supermercados, universidades, hotéis, academias, shoppings etc.

domingo, 4 de abril de 2021

Sessões de cinema do SBT que acabaram

 Silvio Santos sempre foi um grande fã do cinema. O gosto dele influenciou muito a programação do SBT nesse sentido. Na década de 80 e 90, a Sessão das Dez e o Cinema em Casa faziam o maior sucesso e batiam muitas vezes de frente com a Globo. Mas foi na virada do século que veio a guinada, Silvio assinou contrato de exclusividade com a Disney e com a Warner Bros. para exibir todo o conteúdo inédito e reprisado dos grandes estúdios norte-americanos. A Paramount e a MGM também cederam alguns títulos através de um acordo. Foi uma época de ouro, o Cine Espetacular, a Tela de Sucessos e o Cine Belas-Artes lideraram com arrasa-quarteirões da época, como a série Harry Potter, a trilogia O Senhor dos Anéis, Matrix, 101 Dálmatas e muitos outros. A Globo ficou a ver navios e viu seu rico acervo minar, restando apenas contratos com a Fox, Columbia e Universal, sem a mesma repercussão do rival.


Mas veio a explosão da internet, e assistir filmes on-line sob demanda virou moda. O próprio SS se declarou cliente da Netflix, que faz esse tipo de serviço. E o dono da Netflix deu uma assinatura vitalícia para ele. Sabendo dessa nova popularidade do streaming, mesmo com o sucesso, o Patrão rescindiu o com a Warner, e passa atualmente a reapresentar grandes campeões de bilheteria e alguns inéditos escolhidos a dedo.


O cinema na TV aberta como um todo, a começar da própria líder, a Globo, encolheu, mas houve um tempo que o SBT era a televisão do cinema, a "rede dos filmes milionários". Acompanhe alguns programas de cinema que foram extintos, mas fizeram história:



Cinema em Casa


O concorrente da Sessão da Tarde da Globo estreou em 1988 nas noite de Quarta, até que em 1991 foi efetivado de Segunda a Sexta nas tardes da emissora até 2003. Entre idas e vindas, ficou no ar em 2004, 2006, 2008 até 2010, e por último em 2011. Confira as vinhetas de abertura:




 



Festival de Filmes do SBT


Criado para concorrer com o Festival de Verão da Globo, era exibido no horário das 21h30, nas Segundas, Quartas e Sextas durante as férias de Janeiro e Fevereiro. Voltou no fim da década de 90 como matinê de Sábado. 


   





Cine Disney


Apresentado nas manhãs de Domingo nos anos 80 com longas dos estúdios Walt Disney produzidos para a TV e o cinema:




Sabadocine


O concorrente da Sessão de Sábado da Globo, exibido num passado mais recente, de 2009 a 2010 nas tardes e nos anos 90 à noite, concorrendo com o Supercine.


   


Oito e Meia no Cinema


De 2005 a 2009, grandes títulos nas noites de Domingo, após o Domingo Legal ou Programa Silvio Santos:




Fim de Noite


O "Corujão" do SBT fez sucesso, mas foi substituído por séries.


   


Duas Sessões


Dois filmes exibidos nas tardes de Sábado, sem interrupções. Geralmente passavam dois filmes do Tarzan. Apesar de já ter assistido, foi muito difícil encontrar a vinheta de abertura da época ou a chamada para confirmar a veracidade. Mas, encontrei esse vídeo em preto e branco de 1988 com o final de um título, o anúncio do próximo e o "oferecimento", o patrocínio da atração:


   


Sessão Premiada


Transmitida nas tardes de Sábado, e eventualmente nas de Domingo, concorrendo com a Temperatura Máxima da Globo, além do filme em questão, havia uma parte produzida pelo entretenimento do SBT apresentada por Celso Portiolli interagindo com o público que disputava provas via telefone ganhava premiações em dinheiro.


   


Cinema de Graça


Outra ideia, digamos como próprio Silvio "bem bolada!". No verão de 1994, o SBT lançou essa sessão de filmes diária, que divulgava para o público que ele não precisava ir as locadoras, nem fazer assinatura de TV a cabo, que a emissora exibia um acervo vasto e gratuito de Domingo a Domingo a Segunda. Olha só a chamada:


   



Quinta no Cinema


Fez relativo sucesso nas noites de Quinta, herdando o horário ocupado pelo Show do Milhão, mas a exaustão de reprises acabou cansando o público e a sessão só durou 4 anos, concorrendo com A Grande Família da Globo. Não encontrei a vinheta, vai uma chamada então:


   


Semana 2, Semana 4, Semana 6, Semana 8, Semana 10, Semana 12


O SBT, leia-se Silvio Santos, de modo criativo, misturou 'semanas com meses' ou vice-versa, e inventou esses festivais de filmes semanais exibidos a cada dois meses, sempre nos meses pares: ou seja, Semana 2 (Fevereiro), Semana 4 (Abril), Semana 6 (Junho), Semana 8 (Agosto), Semana 10 (Outubro), Semana 12 (Dezembro). Aconteceu na década de 80, veja as chamadas:







Feriadão SBT


Criado para exibir filmes (2 ou 3 na sequência), durante os feriados prolongados, em geral na parte da tarde. Foi copiado pela Record (para variar o hábito), e em 2014 foi apresentado pela última vez na tela do SBT.




Sexta no Cinema


Essa sessão de fim de semana, nem eu lembrava muito. Exibida de 1994 a 1997 para concorrer com o Globo Repórter e a Retrospectiva, no mesmo horário da atual Tela de Sucessos. No vídeo há um encerramento de um boletim de Fórmula Indy, mas logo após há o anúncio das próximas atrações, e por fim a vinheta de abertura:





Cine Especial


A sessão tinha como 'especial' sua exibição em temporadas momentâneas, por festividades de aniversário da emissora, Natal ou Ano Novo, feriados, eleições e provas como o Enem. Foi ao ar até 2010, geralmente de sexta para sábado após a Tela de Sucessos.


   





Sessão das Dez


Um grande acerto na programação do SBT nos anos 80 e 90. Para concorrer com o Domingo Maior, exibida depois do Programa Silvio Santos vencia com frequência e com vantagem da Globo. Com os exageros e excentricidades de SS, depois que acaba o filme do dia, ele era reprisado na sequência. Outra incoerência era seu horário, que passou a ser tardio, e nunca entrava as dez, e sempre as 11 horas ou meia-noite, assim como o Oito e Meia no Cinema que começava às 10 horas, o Jô Soares Onze e Meia que começava à meia-noite e o Roda a Roda que, dependendo do término do programa Eliana, pode começar às 19:15, 19:20, 19:25 ou 19:30. Silvio ainda passava seu programa dominical inteiro anunciando o filme no auditório, dizendo que ele viu tal filme, sua filha nº 2 assistiu, sua mulher também recomendou, enfim...propaganda não faltava! 

Foi relançada no final dos anos 90, mas sem o mesmo êxito, até ser extinta de vez, e novamente em 2003 e 2004, e extinta para dar lugar à Sessão das Dez e Meia, e em 2006, por curto tempo. Se eu não estiver enganado, porque não encontrei registro algum; por pouco tempo, a Sessão das Dez foi exibida nas noites de Quinta, depois do Programa do Ratinho. Confira as aberturas e chamadas dessa clássica sessão do SBT:


   









A era do 'telecine' ou do cinema na tevê ficou para trás, mas ficou registrado na memória da TV e de seu público. O SBT é a segunda emissora do país que mais passou filmes na TV aberta, perdendo apenas para a Globo. Continua sendo vice na exibição, mas com poucos títulos e muitas reprises. As sessões de cinema que continuam no ar são: o Cine Espetacular (15 anos), Tela de Sucessos (18), Cine Belas-Artes (15 anos) e o Cine Família (alguns meses, depois de ser extinto e ser "ressuscitado"), com o mesmo nome da sessão da TV Aparecida. Com exceção da última é um recorde estas sessões permanecerem no ar, já que o SBT tem uma grade inconstante.

sábado, 3 de abril de 2021

DVDs - Professor Pasquale Explica

Ortografia

Orientações gerais

O alfabeto português

Sílaba e divisão silábica

Alguns fonemas e algumas letras

Palavras homônimas, homófonas, homógrafas e parônimas

O uso do hífen 

Acentuação

Acentuação e seus principais aspectos

Aspectos gerais das regras de acentuação

Regras básicas e essenciais

Regras específicas

Reformas ortográficas

Pontuação - a vírgula e outros sinais

Observações gerais

Pontuação e clareza

Pontuação e expressividade

Vírgula, pra que te quero?

Ponto e vírgula

Outros sinais de pontuação

Travessão

Verbos

Afinal, o que é o verbo?

Modos verbais

As formas nominais dos verbos

Verbos regulares e irregulares

Verbos defectivos

Verbos que merecem atenção

Análise sintática

As classes de palavras e a análise sintática

Frase, período e oração

Análise sintática do período simples

O sujeito

Complementos verbais

Complemento nominal

O agente da passiva

Os predicativos (do sujeito e do objeto)

Os adjuntos, o aposto e o vocativo

O período composto

Emprego de pronomes

Nós e os pronomes

Pronomes pessoais

Pronomes possessivos

Pronomes demonstrativos

Pronomes relativos

Pronomes indefinidos e interrogativos

Concordância - verbal e nominal

Orientações gerais

Casos que merecem destaque

Os verbos haver, fazer e ser

Emprego do infinitivo

Concordância nominal

Expressões que merecem destaque

Regência - verbal e nominal

Orientações gerais

Regência verbal

Verbos transitivos indiretos

Verbos que podem ser transitivos diretos e indiretos indiferentemente

Verbos transitivos diretos e indiretos

Verbos que mudam de significado

Regência nominal

Crase

Que tal começar pelo significado da palavra crase?

A crase e a regência

Crase com pronomes demonstrativos

Crase e clareza

Casos particulares de ocorrência da crase

Uso facultativo da crase

Casos em que não ocorre crase

Casos especiais

Com acento ou sem acento: que significado você escolhe?

Redação

Considerações iniciais

O sentido do texto

Tipos e gêneros textuais

Considerações finais

Interpretação de textos

Texto

Texto e contexto histórico

Um ato de comunicação

Adequação e registro da língua

As funções da linguagem

Intertextualidade

Denotação e conotação

Figuras de linguagem

Considerações finais

STV1 - Diário de Cuiabá - Programação: 08/12/98

 SBT / Cidade Verde

06:00 - Bom Dia & Cia

10:00 - Festolândia

11:20 - Blossom

11:50 - Chapolin 

12:50 - Cinema em Casa - Qualquer Coisa, Qualquer Hora, Qualquer Lugar

14:45 - Programa Livre

15:50 - Festival de Desenhos

16:25 - Chaves

16:45 - Disney Club

18:00 - Chiquititas

19:00 - Pérola Negra

19:45 - Programa do Ratinho

21:30 - Teleteatro - O Visitante da Noite

22:30 - Jô Soares Onze e Meia

00:00 - Notícias do Dia

01:10 - A Gata e o Rato

Globo / Centro América

04:55 - Programa Ecumênico

05:00 - Telecurso 2000 - Curso Profissionalizante

05:15 - Telecurso 2000 - II Grau

05:30 - Telecurso 2000 - I Grau

05:45 - Telecurso 2000 - II Grau (reprise)

06:00 - Telecurso 2000 - I Grau (reprise)

06:15 - Bom Dia Brasil

07:00 - Bom Dia Mato Grosso

07:30 - Angélica

11:00 - Variedades na TV

11:25 - MTTV - 1ª Edição

11:50 - Globo Esporte

12:15 - Jornal Hoje

12:35 - Vídeo Show

13:10 - Vale a Pena Ver de Novo - Quatro por Quatro

14:20 - Sessão da Tarde - Super Controle Remoto

16:25 - Malhação

17:00 - Pecado Capital

17:50 - MTTV - 2ª Edição

18:05 - Meu Bem Querer

19:00 - Jornal Nacional

19:35 - Torre de Babel

20:40 - Casseta & Planeta, Urgente!

21:40 - Vida ao Vivo Show

22:25 - Labirinto

23:10 - Jornal da Globo

23:45 - Intercine

03:10 - Eureka

TBO / Bandeirantes

06:30 - Estação Criança

07:00 - Dia Dia News

07:30 - Dia Dia Revista

09:10 - Cozinha & Cia

09:40 - Manhã Mulher

11:55 - Vamos Falar com Deus

12:00 - Band Cidade - 1ª Edição

12:30 - Esporte Total

13:00 - Cine Show - Unidos pela Vingança

15:00 - Caminhos do Amor

16:00 - Mulheres do Brasil

17:00 - Programa Sílvia Poppovic

18:00 - Meu Pé de Laranja Lima

19:00 - Band Cidade - 2ª Edição

19:30 - Louco por Você

20:00 - Jornal da Band

20:30 - H de Verão

22:00 - Cine Band - Especialmente aos Domingos

00:00 - Jornal da Noite

00:35 - Flash

01:35 - Vamos Falar com Deus

02:05 - Infomercial

02:20 - Cine Privé - Homicídio em Las Vegas

04:20 - Encerramento 

Record / Gazeta

05:00 - O Despertar da Fé

06:00 - Ponto de Fé

07:00 - Sua Safra, Seu Dinheiro

07:10 - Jornal da Manhã

08:00 - Revista da Manhã

11:00 - Cadeia Neles

12:00 - Gazeta Esporte

12:30 - Jornal do Meio Dia

13:00 - Note e Anote

16:30 - Cidade Alerta

17:40 - Gazeta Alerta

17:55 - Cidade Alerta

18:15 - Jornal da Record

19:00 - José

19:40 - Leão Livre

20:45 - Programa Ana Maria Braga

23:00 - Jornal Onze e Meia

23:25 - Jornal da Gazeta

23:55 - Programa de Negócios

00:00 - Superséries: Chefe Burke

01:00 - Fala que Eu te Escuto

02:30 - Falando de Fé

04:30 - Sessão Transnoite - Família Addams

Manchete / Rondon

05:55 - Abertura da Emissora

06:00 - Telemanhã

07:30 - Sara Nossa Terra

07:45 - Igreja do Evangelho Quadrangular

09:00 - IURD

10:00 - Grupo Imagem

11:00 - De Bem com a Vida

11:30 - Manchete Esportiva

12:00 - Edição da Tarde

12:30 - Canal Direto

13:00 - DirecTV

13:30 - Mulher de Hoje

17:00 - Pra Valer

17:30 - Manchete Primeira Mão

18:00 - Clip Show

18:30 - Shurato

19:00 - Yu Yu Hakusho

19:35 - Jornal da Manchete

20:40 - Pantanal

21:40 - 24 Horas

22:40 - Esquentando os Tamborins

22:45 - Frente a Frente

23:15 - Jornal da Manchete - Edição da Noite

23:35 - Estilo Ramy

01:35 - Encerramento

Mundial / CNT

04:00 - Padrão Técnico

04:30 - Alfa e Ômega

04:55 - Minutos de Deus

05:00 - Igreja da Graça

05:50 - Igreja da Graça em Seu Lar

06:50 - Mundial Hoje

08:00 - Vôo Livre

08:45 - Com a Cara e a Coragem

09:00 - Fogo na Cumbuca

10:05 - Cuiabá Light

10:10 - Play TV

10:25 - Dicas & Dicas

10:40 - Mulher & Saúde

10:45 - Papo do Gevê

11:00 - Ciranda da Cidade

11:15 - Respeito Próprio

11:25 - 190 Urgente

12:00 - Tempo de Graça

12:05 - É Hora do Esporte

12:15 - Programa Macedo Filho

12:45 - Ministério do Povo

13:30 - Mulheres

16:00 - TV Fofão

16:45 - Na Boca do Povo

17:20 - Hugo

18:30 - CNT Jornal

19:00 - Hugo

19:35 - R. R. Soares

20:25 - CNT Esporte

20:30 - Cinema na TV - Rio Babilônia

22:30 - Juca Kfouri

23:40 - Feiras & Negócios

23:50 - Infomercial Nutri Shark

00:20 - Clip Gospel

01:20 - SOS Destino

02:20 - Encerramento

TV Universitária

05:35 - Som da Rua

05:40 - Palavra Viva

05:45 - Curso Profissionalizante

06:00 - Telecurso 2000 - 2º Grau

06:15 - Telecurso 2000 - 1º Grau

06:30 - Séries Multi Rio

07:00 - Um Salto Para o Futuro

08:00 - Kimba - O Leão Branco

08:30 - Desenhando

09:00 - Cocoricó

09:30 - Castelo Rá Tim Bum

10:00 - Quebra Cabeça

10:30 - Alles Gute

11:00 - Jornal Visual

11:05 - Jornal Rede Brasil

12:00 - Vestibulando

13:00 - Estação UFMT

13:15 - Conversando

14:00 - Quebra Cabeça

14:30 - Castelo Rá Tim Bum

15:00 - Sem Censura

17:00 - Kimba - O Leão Branco

17:30 - Cocoricó

18:00 - Castelo Rá Tim Bum

18:30 - Desenhando

19:00 - A Família Twist

19:30 - Caderno 2

20:00 - Brasil Debate

20:50 - Jornal do Congresso

21:00 - Jornal Rede Brasil

21:30 - MPB Especial

22:30 - Entre Amigos

23:30 - Semana Curta Brasil

00:30 - Som da Rua

MTV

08:00 - Teleguiado MTV

08:30 - Luz, Câmera, Clip

10:00 - Vídeo Music

10:30 - Hits MTV

11:30 - Na Real

12:00 - MTV Moda Esporte Clube

12:30 - Teleguiado MTV

13:00 - Radiola

14:30 - MTV Sports

15:00 - Barraco MTV

16:00 - MTV às 4

16:15 - Gás Total

17:00 - Gordo Pop Show

18:00 - Disk MTV

19:30 - Na Real

20:00 - Teleguiado MTV

21:00 - Quiz MTV

22:00 - Filé MTV

22:30 - Ultrasom MTV

23:00 - Flashblack

23:30 - Clássicos MTV

00:00 - Non Stop

01:00 - Beavis and Butt-Head

quinta-feira, 1 de abril de 2021

O que fazer se a Missa é interrompida?

 2. Se, enquanto o sacerdote celebra, a igreja for profanada: se for antes da Oração Eucarística, o celebrante se retira do altar; se foi antes da Oração Eucarística, continua a Missa.


 


Se ocorre um perigo iminente que impeça a celebração da Missa, como inundação, desabamento ou ataque e se o celebrante não tiver consagrado, retira-se; se já tiver consagrado, pode comungar imediatamente e omitir o restante da Missa.


 


3. Se antes da Consagração o celebrante morrer, desmaiar ou subitamente ficar enfermo, de modo que não pode mais concluir o Sacrifício, omite-se o resto da Missa. Se isso acontece depois da Consagração do Corpo e antes da Consagração do Sangue, ou depois de ambos já estiverem consagrados, a Missa deve ser concluída por outro sacerdote desde o lugar em que o outro parou, e em caso de necessidade mesmo que não esteja em jejum.


 


Porém, se o celebrante adoeceu e pode comungar e não há outra Hóstia consagrada, o sacerdote que continua a Missa, divide a Hóstia e dá uma parte ao enfermo.


 


Entretanto, se o acidente aconteceu durante a fórmula da Consagração do Corpo, não é necessário continuar a Missa, porque a Consagração não foi realizada.

 


No entanto, se o acidente aconteceu durante a fórmula da Consagração do Sangue, então, o sacerdote que continuar a Missa repete a Consagração sob o mesmo cálice a partir da fórmula: Do mesmo modo...; ou pode proferir a fórmula inteira sobre outro cálice preparado, e comunga a Hóstia do primeiro sacerdote e o Sangue consagrado por si mesmo, e depois o cálice restante.


 


4. Se fora destes casos de necessidade alguém não consome todo o Sacramento [Corpo e Sangue], peca gravemente.


 


5. Se um inseto ou qualquer impureza cai no cálice antes da Consagração, o celebrante depõe o vinho que esvaziará, coloca outro vinho no cálice, adiciona um pouco de água, oferece dizendo mentalmente a oração do ofertório e continua a Missa. Se foi depois da Consagração, extrai a impureza, põe-na num vaso, purifica-a num vinho e continua a Missa. Depois da Missa, queima e dispõe a cinza junto à purificação.


 


6. Se cair no cálice algo venenoso ou que provoca vômito, se aconteceu antes da Consagração, o celebrante coloca o vinho consagrado em um vaso, coloca no cálice outro vinho e água, oferece dizendo mentalmente a oração do ofertório e continua a Missa. Depois, esvazia o vaso e purifica. Se foi depois da Consagração, o celebrante coloca o vinho consagrado em um vaso, prepara novo vinho para a Missa, oferece-o, consagra-o e continua a Missa. Depois desta, molha um pano de linho com o Preciosíssimo Sangue e põe no sacrário até que a Espécie do vinho estar inteiramente seca. Queima o tecido e dispõe a cinza dignamente.


 


7. Se algo venenoso toca na Hóstia consagrada, o celebrante põe-na em outra patena ou num cálice para guardá-la no sacrário até se corromper, oferece e consagra outra hóstia e continua a Missa. Depois de corrompida, dá-lhe destino digno.


 


8. Se fica dentro do cálice a partícula da hóstia consagrada e misturada ao Sangue no Rito da Comunhão, o celebrante a traz com o indicador até a borda do cálice e a toma antes da purificação deste, ou coloca um pouco de vinho no cálice e toma-a quando beber o líquido. Se o celebrante esquece se disse ou não as palavras da Consagração, ou se, por engano, disse as palavras da Consagração do pão no vinho e vice-versa, repete a Consagração em silêncio sob condição e continua na parte onde parou.


 


9. Se a hóstia aparece partida ou quebrada, se foi antes do ofertório, o celebrante põe-na à parte e pega outra hóstia. Se foi depois do ofertório, o celebrante deve consagrá-la.



 


10. Se, por descuido ou acidente, a hóstia consagrada cai dentro do cálice e só parte da hóstia caiu, o celebrante continua a Missa, fazendo todas as cerimônias com a outra parte da hóstia. Se caiu no cálice a hóstia inteira, o celebrante não a retira, mas omite na continuação da Missa todas as cerimônias que devia fazer com ela. Toma juntamente o Corpo e o Sangue de Jesus, dizendo: “O Corpo e o Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo me guardem para a vida eterna”.


 


11. Se, no frio intenso, o vinho consagrado se congela, o celebrante cerca o cálice de panos quentes e mergulha-o com cuidado num vaso com água quente, junto do altar, até a Espécie se liquefazer novamente e, em seguida, continua a Missa.


 


12. Se alguma gota do Preciosíssimo Sangue caiu e se foi no pavimento ou num lugar de madeira, o Celebrante recolhe-a, se possível, com a língua, senão com um pano de linho; em seguida, raspa a madeira, deixa enxugar as raspas e o pano e queima tudo e se desfaz da cinza dignamente, bem como purifica assim o instrumento com o qual se serviu para raspar. Se foi na pedra do altar ou na patena ou no pé do cálice, recolhe-a como dito anteriormente, lava esse lugar e se desfaz dignamente da água de purificação. Se foi no corporal, nas toalhas, nos paramentos ou no tapete, lava por três vezes o dito lugar e se desfaz dignamente da água de purificação.



13. Se todo o vinho consagrado se derrama após a Consagração e se sobraram apenas algumas gotas no cálice, toma estas na Comunhão e, quanto à parte derramada, procede como nos números anteriores sobre isto. Se não ficou nada no cálice, prepara, oferece e consagra um novo vinho com água e, depois, continua a Missa de onde parou.


 


14. Se alguém vomita a Eucaristia, recolhe-se o vômito e lança-o em um lugar decente.


 


15. Se uma hóstia ou fragmento cai, se foi no chão, recolhe-se com reverência, lava-se o lugar, raspa-se e destas se desfaz dignamente. Se foi numa toalha ou em qualquer outro pano, lava-se o lugar com todo o cuidado e se desfaz dignamente da água de purificação.


Anvisa discute regulamentação de cigarro eletrônico, nesta sexta-feira

A diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária vai se reunir nesta sexta-feira (1º), para avaliar se coloca em consulta p...