sexta-feira, 1 de dezembro de 2023

Anvisa discute regulamentação de cigarro eletrônico, nesta sexta-feira

A diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária vai se reunir nesta sexta-feira (1º), para avaliar se coloca em consulta pública a regulamentação de cigarros eletrônicos no Brasil.

Desde 2009, resolução da entidade proíbe a fabricação, a comercialização, a importação e a propaganda de dispositivos eletrônicos para fumar, popularmente conhecidos como vape.

Estão previstas ainda manifestações públicas em frente à sede da Anvisa, em Brasília, por entidades interessadas na matéria. Por isso, a reunião pública será conduzida sem a presença de representantes do setor.
Relatório

No ano passado, a diretoria Colegiada da Anvisa aprovou, por unanimidade, a necessidade de se manter a proibição dos dispositivos eletrônicos para fumar. Além disso, defendeu a adoção de medidas adicionais para coibir o comércio irregular desse tipo de produto, como o aumento das ações de fiscalização e a realização de campanhas educativas.
Entenda

Os dispositivos eletrônicos para fumar são também conhecidos como cigarros eletrônicos, vape, pod, e-cigarette, e-ciggy, e-pipe, e-cigar e heat not burn (tabaco aquecido). Embora a comercialização no Brasil seja proibida, os dispositivos podem ser encontrados em diversos estabelecimentos comerciais e o consumo, sobretudo entre os jovens, tem aumentado.
Perigo à saúde

Com aroma e sabor agradáveis, os cigarros eletrônicos chegaram ao mercado com a promessa de serem menos agressivos que o cigarro comum. Entretanto, a Associação Médica Brasileira (AMB) alerta que a maioria absoluta dos vapes contém nicotina – droga psicoativa responsável pela dependência e que, ao ser inalada, chega ao cérebro entre sete e 19 segundos, liberando substâncias químicas que trazem sensação imediata de prazer.

De acordo com a entidade, nos cigarros eletrônicos, a nicotina se apresenta sob a forma líquida, com forte poder aditivo, ao lado de solventes (propilenoglicol ou glicerol), água, flavorizantes (cerca de 16 mil tipos), aromatizantes e substâncias destinadas a produzir um vapor mais suave, para facilitar a tragada e a absorção pelo trato respiratório. Foram identificadas, centenas de substâncias nos aerossóis, sendo muitas delas tóxicas e cancerígenas.
Surto de doença pulmonar

Entre agosto de 2019 e fevereiro de 2020, foi registrado um surto de doença pulmonar em usuários de cigarros eletrônicos. Apenas nos Estados Unidos, foram notificados quase 3 mil casos e 68 mortes confirmadas.  
Congresso Nacional

Além do debate no âmbito da Anvisa, tramita no Senado Federal o Projeto de Lei (PL) 5008/2023, de autoria da senadora Soraya Thronicke, que permite a produção, importação, exportação e o consumo dos cigarros eletrônicos no Brasil.
Jovens

De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2019, 22,6% dos estudantes de 13 a 17 anos no país disseram já ter experimentado cigarro pelo menos uma vez na vida, enquanto 26,9% já experimentaram narguilé e 16,8%, o cigarro eletrônico.

O estudo ouviu adolescentes de 13 a 17 anos que frequentavam do 7º ano do ensino fundamental até a 3ª série do ensino médio das redes pública e privada.

Casamento de Hytalo Santos: internautas apontam famosos que faltaram em festa milionária

O casamento de Hytalo Santos e Euro aconteceu na quinta-feira (30) em Cajazeiras, Sertão da Paraíba. O evento, que chamou atenção por ter IPhones 15 Pro Max como brinde no convite, reuniu alguns famosos e foi comentado na internet.

A cerimônia de casamento de Hytalo Santos e Euro foi reservada à família e amigos. Entre os convidados presentes estavam nomes como Deolane Bezerra e Tainá.

Mas, o que chamou a atenção dos internautas que acompanham Hytalo foi a ausência de várias celebridades que foram convidadas e que, inclusive, receberam o IPhone de brinde.

Nomes como Virgínia e Zé Felipe, Camila Loures, Melody e vários outros famosos que foram convidados não compareceram ao evento.


Ao Jornal Extra, o influenciador afirmou que gastou mais de R$ 700 mil somente nos convites para a festa.

O casamento teve como custo total, ainda de acordo com o influenciador, em torno de R$ 4 milhões.

Quem é Hytalo Santos

O influenciador é natural de Cajazeiras, no Sertão da Paraíba. Ele ficou famoso na internet após publicar vídeos no TikTok.

Atualmente, apenas no Instagram, ele tem mais de 12 milhões de seguidores. No YouTube, são mais de 5 milhões de seguidores.

O estilo do conteúdo dele é semelhante ao produzido por Carlinhos Maia, que também reúne várias pessoas em uma casa e compartilha a rotina delas.

‘Cangaço Novo’: elenco reflete sobre importância de atores locais em produções nordestinas

Um dos diretores e parte do elenco da série ‘Cangaço Novo’, que é uma das grandes atrações do Amazon Prime Video, estiveram presentes, nesta sexta-feira (1º), em um painel sobre a produção, realizado em João Pessoa, na 18ª edição do Fest Aruanda. A série foi gravada na Paraíba.

No painel, estiveram presentes os atores Dudha Moreira, Buda Lira, Marcélia Cartaxo , Joálisson Cunha e Geyson Luiz, que tiveram papéis na primeira temporada da produção, além de Fábio Mendonça, um dos diretores. A série teve um dos melhores desempenhos entre todas as séries na plataforma de streaming no ano de seu lançamento, com liderança na reprodução até em países estrangeiros.

Entre outros temas, foram debatidos pelos integrantes da série a importância de ‘Cangaço Novo’ ter dado espaço a atores da cena nordestina, coisa que anteriormente não era realidade nas produções feitas sobre o Nordeste, que traziam pessoas de fora para interpretar personagens locais.

Marcélia Cartaxo, que interpreta a personagem Zeza, disse que quando iniciou a carreira a realidade para conseguir papéis nesse tipo de produção era dura.

“No início do meu trabalho, eu fiz ‘A Hora da Estrela’, que passava na televisão, e na televisão só estava lá quem era carioca, paulista, tinha muitos atributos, e eu não tinha isso. Eu estava vindo de baixo, do interior (…) Hoje foi uma vitória muito grande, depois de muitas conquistas”, ressaltou.

Além de Marcélia Cartaxo, outro ator que deu vida a um personagem na série, Joálisson Cunha, que interpretou o personagem Tirolesa, destacou que essa realidade de espaço de atores vem mudando, mas que isso não era aceitável.

“Pensando aqui, acho que a gente teve uma avanço enquanto exibição midiática, desse espaço e desse material nordestino, mas não tivemos tanta evolução enquanto dignidade artística, porque estamos fazendo tanto teste, mas os diretores já deviam conhecer, e as pessoas deviam entender a nossa história e saber o que fazemos. Nós somos um celeiro de artistas, uma qualidade extrema e que fica penando por espaço e as pessoas vêm de fora, é como se viessem salvar a gente e que não precisaria, porque a gente é bom”, destacou.

Ainda sobre representatividade em produções nacionais que retratam o nordeste e histórias locais, o diretor Fábio Mendonça, frisou também que a forma como a região é colocada em grandes filmes e séries precisa sair do senso comum e focar no que é vivido atualmente.

“Eu concordo totalmente sobre essa coisa estereotipada, porque faz a gente abrir os olhos para muita coisa. Poderia ter essa cena ‘um cara todo encorado, andando de Bis e ouvindo Beyoincé num Samsung’, isso eu acho que é o que acontece agora no Nordeste, pelo menos no sertão. Isso é uma coisa que não tem sido mostrada, esse sertão da Hilux, esse sertão da música pop, da camisa Adidas, Nike, do cabelo descolorido. Isso é uma quebra de estereótipos, a gente foi atrás disso”, explicou.

Além dessa percepção do diretor, ele explicou também que para continuar mudando essa realidade positivamente, é preciso que a comunidade local se engaje para reclamar o espaço, para que as histórias da região sejam exportadas e não um olhar de fora venha contar sobre a vida local.

“Eu acho que como quebrar isso vai do que a gente está fazendo aqui (no Fest Aruanda), vai a partir do que o movimento local faz, das histórias que daqui são exportadas e não, no meu caso, vim aqui contar alguma história ou me apropriar de alguma história”, disse Fábio Mendonça
A série

‘Cangaço Novo’ estreou em julho, pelo Amazon Prime Video, com a trama acontecendo em uma cidade fictícia do Ceará e conta a história de Ubaldo (Allan Souza Lima), um infeliz bancário da zona urbana de São Paulo sem nenhuma lembrança de sua infância. O protagonista descobre que tem uma herança e duas irmãs no sertão cearense: Dilvânia lidera um grupo que adora seu famoso pai falecido; e Dinorah é a única mulher em uma gangue de ladrões de banco.

Ubaldo chega à cidade, passa a ser cultuado pela forte semelhança com o pai e é chamado a cumprir seu destino como o novo mítico “cangaceiro” e líder supremo da gangue.

Grande parte das cenas que são possíveis de conferir na produção, foram gravadas na cidade de Cabaceiras, na Paraíba.

Ainda não se sabe se a produção vai ganhar uma segunda temporada, porque nada foi divulgado pela empresa que tem os direitos sob a produção e veiculação da série.
Produção na Paraíba

No primeiro episódio da série os paraibanos vão reconhecer as paisagens de Cabaceiras, no Cariri do estado. A “Roliúde Nordestina”, como é conhecida a cidade, teve diversas cenas gravadas nos sítios da zona rural, nas praças, na Igreja [que também aparece no filme clássico “O Auto da Compadecida”] e no Lajedo de Pai Mateus, onde as primeiras cenas fortes envolvendo os protagonistas da trama são apresentadas ao público.

E, apesar de muito se falar em Cabaceiras, ‘Cangaço Novo’ também teve gravações em Campina Grande, no Agreste paraibano. Uma explosão à banco foi ambientada na cidade e, na época da gravação, recordo, muita gente chegou a achar que realmente se tratava de um crime. A então agência bancária usada como cenário ficava no bairro da Liberdade, onde hoje funciona uma academia.

Além dos lugares que serviram como locação para ‘Cangaço Novo’, a Paraíba também se destaca pelos atores que são do estado e estão na produção. A lista é grande: Marcélia Cartaxo, Luiz Carlos Vasconcelos, Vinicius Guedes, Buda Lira, Joálisson Cunha, Raquel Ferreira, Daniel Porpino, Fábio Campos, Paulo Philippe, Dudha Moreira, Vando Farias, Geyson Luiz, Ingrid Trigueiro, Pattrícia de Aquino.

Governo Lula planeja liberar R$ 1,6 bilhão em emendas a partir da semana que vem

O governo federal quer liberar R$ 1,6 bilhão em emendas a partir da semana que vem, apurou a CNN. São transferências especiais, as chamadas RP6, ou emendas individuais.

Esses recursos já estavam previstos no calendário de 2023. A liberação, no entanto, seria uma resposta do governo às críticas dos parlamentares de que existe uma lentidão.

O governo pretende terminar o ano pagando 100% das emendas disponíveis no orçamento para 2023. Segundo o ministério do Planejamento, em 2022, último ano da gestão anterior, esse percentual ficou em 50%.

O Executivo e o Congresso vivem uma queda de braço sobre as emendas previstas para 2024. Enquanto os parlamentares querem emplacar mais tipos de emendas obrigatórias ou um cronograma para o pagamento de emendas, o governo resiste.

Procon-PB realiza Mutirão de Renegociação de Dívidas a partir de segunda-feira em João Pessoa

O Procon da Paraíba vai realizar o 69º Mutirão de Renegociação de Dívidas, a partir desta segunda-feira (4) até a quinta-feira (7). Como visto pelo ClickPB, o atendimento será das 8h às 16h, na sede da Autarquia, localizada na Av. Almirante Barroso, n°693, no Centro de João Pessoa.

O Mutirão será realizado na forma presencial, sem a necessidade de agendamento prévio, porém serão entregues senhas com número limitado de atendimento por dia, distribuídas por ordem de chegada dos consumidores que desejem renegociar seus débitos de água, luz, telefone, escolas, etc.

O objetivo é possibilitar que o consumidor possa fazer a renegociação de suas dívidas em condições especiais, e assim devolver o seu poder de compra. Também haverá a oportunidade de negociação por meio da plataforma consumidor.gov.br.

O Mutirão é uma parceria entre o Procon-PB e as empresas Cagepa, Energisa, escolas particulares, empresas de telefonia (OI, TIM, Vivo), TV por assinatura e instituições financeiras. E o Senac estará oferecendo, de forma totalmente gratuita, seus serviços de cortes de cabelo, esmaltação e massagem relaxante.

A superintendente do Procon-PB, Késsia Liliana, lembrou que esta será a última oportunidade deste ano para o consumidor colocar suas contas em dia. “Mais uma oportunidade do consumidor voltar a ser inserido no mercado de consumo, recuperando seu poder de compra. Lembrando a todos que durante o Mutirão o consumidor terá possibilidade de bons acordos com condições diferenciadas e homologados pelo Tribunal de Justiça da Paraíba”, observou.

Para mais informações ou dúvidas, o consumidor pode entrar em contato por meio do WhatsApp (83) 9 8863-5284, ou discar 151 gratuito.

João Pessoa é um dos dez destinos mais procurados por turistas durante a Black Friday

João Pessoa esteve entre as dez cidades mais procuradas pelos turistas durante a Black Friday, que aconteceu no dia 24 de novembro. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (1º), pela empresa de viagens Decolar, conforme apurou o ClickPB. O estudo destaca um crescimento de 63% na procura por viagens nacionais e internacionais, em relação à campanha de 2022.

De acordo com a pesquisa, João Pessoa ocupou a 9ª posição entre as cidades brasileiras mais procuradas na última sexta-feira (24). São Paulo foi o destino mais buscado, seguido pelo Rio de Janeiro e Recife. Buenos Aires liderou o ranking dos destinos internacionais, seguido por Santiago e Miami.

“Na campanha de Black Friday deste ano observamos um crescimento de 63% na procura por viagens nacionais e internacionais, em relação ao mesmo período de 2022. Nesta edição, os nossos clientes aproveitaram as promoções exclusivas e descontos de até 60% em produtos e serviços de viagem”, disse a gerente de Marketing da Decolar, Tatiana Sanches.

Como visto pelo ClickPB, o levantamento considerou a busca por hospedagens nacionais e internacionais em suas plataformas de vendas no site e aplicativo durante a campanha da Black Friday.

Confira o Ranking Nacional

1 - São Paulo (SP)

2 - Rio de Janeiro (RJ)

3 - Recife (PE)

4 - Maceió (AL)

5 - Salvador (BA)

6 - Fortaleza (CE)

7 - Porto Seguro (BA)

8 - Natal (RN)

9 - João Pessoa (PB)

10 - Porto de Galinhas (PE)

Confira o Ranking Internacional

1 - Buenos Aires (AR)

2 - Santiago (CH)

3 - Miami (US)

4 - Orlando (US)

5 - Lisboa (PT)

6 - Cancún (MX)

7 - Paris (FR)

8 - Nova York (US)

9 - Punta Cana (DO)

10 - Roma (IT)

"Pais de autistas que sofrem para matricular devem procurar Conselho Tutelar ou Ministério Público da Paraíba", alerta juíza

A juíza Antonieta Lúcia Maroja Arcoverde Nóbrega, diretora adjunta da Escola Superior de Magistratura (Esma), em entrevista ao programa Arapuan Verdade, nesta sexta-feira (1), disse que os casos de recusa de vaga em escolas para autistas devem ser denunciados. Em entrevista ao ClickPB, nesta sexta-feira (1), a magistrada revelou o passo a passo para os pais conseguirem a vaga para seus filhos.  

 "Primeiro passo é procurar o Conselho Tutelar. Se através do Conselho Tutelar também não conseguirem por essa via, então podem procurar o Ministério Público ou qualquer Fórum nas diversas comarcas", disse como acompanhou o ClickPB.

Diversas denúncias são cada vez mais frequentes de escolas públicas e privadas que se recusam a aceitar crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), sob a justificativa de que não tem vaga.

A magistrada reforçou que os pais devem denunciar e não deixar o caso passa impune. Vale lembrar que também pode ser feito um boletim de ocorrência na delegacia especializada, bem como fazer uma denúncia no Ministério Público e ainda uma reclamação na secretaria de educação, que pode punir os gestores da escola que recusaram receber a criança.

De acordo com a legislação, negar matrícula ou Acompanhante Especializado (Lei 12.764/2012, Art. 3º, regulamentado pelo Decreto 8.368/2014) é considerado crime de discriminação de PcD (Lei Brasileira de Inclusão, Art. 88). As escolas públicas ou privadas devem oferecer Atendimento Educacional Especializado (AEE) em contra turno escolar, previsto na Lei de Diretrizes Básicas da Educação, lei 9394/96.

Dados do Censo Escolar 2022, na educação básica brasileira, revelam que 405 mil crianças com TEA estão matriculadas em classes comuns e 24 mil, em classes exclusivas.

O Domingo - folheto da missa - 27/05/2023 (1)

    O Domingo - Celebração da Missa com Crianças

Solenidade de Pentecostes - Missa da Vigília

Ritos Iniciais - Reunidos no Senhor

Comentarista: Nesta vigília de Pentecostes, somos motivados a acolher o dom do Espírito Santo, com a mente e o coração abertos. Ele vem em socorro de nossa fraqueza e acende em nós o amor e a alegria de sermos assembleia amada de Deus.

1. Canto de Entrada
Espírito Santo vinde
Falar em mim!
Espírito Santo vinde
Orar em mim!

Vinde curar, vinde libertar
Nossos corações de toda opressão
Vinde transformar, vem incendiar
Traz fogo do céu nesse lugar

Incendeia minha alma!
Incendeia minha alma!
Incendeia minha alma, Senhor!

2. Saudação Inicial

Padre: Queridas crianças, meus irmãos e irmãs, bem-vindos a esta Eucaristia. Com muita alegria, iniciemos em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
Crianças: Amém.
Padre: O Deus da esperança, que nos cumula de toda alegria e paz em nossa fé, pela ação do Espírito Santo, esteja convosco.
Crianças: Bendito seja Deus, que nos reuniu no amor de Cristo.

3. Ato Penitencial

Padre: Em Jesus Cristo, o Justo, que intercede por nós e nos reconcilia com o Pai, abramos o nosso espírito ao arrependimento para sermos menos indignos de aproximar-nos da mesa do Senhor (pausa). Cantemos.
Senhor, que viestes salvar
Os corações arrependidos
Kyrie eleison, eleison, eleison
Kyrie eleison, eleison, eleison

Ó, Cristo, que viestes chamar
Os pecadores humilhados
Christe eleison, eleison, eleison
Christe eleison, eleison, eleison

Senhor, que intercedeis por nós
Junto a Deus Pai que nos perdoa
Kyrie eleison (eleison), eleison, eleison (eleison)
Kyrie eleison, eleison, eleison (eleison), ooh

Padre: Deus misericordioso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.
Crianças: Amém.

4. Hino de Louvor
Glória, glória a Deus nas alturas
Ô, ô glória e a nós a Sua paz
Glória, glória a Deus nas alturas
Ô, ô glória e a nós a Sua paz

Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai onipotente
Vos louvamos, bendizemos, adoramos
Nós Vos glorificamos e nós Vos damos graças, por Vossa

Jesus Cristo, Senhor Deus, Filho único do Pai
Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, tende piedade
Vós que estais a direita do Pai, tende piedade
Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade, acolhei a nossa súplica

Só Vós sois o Santo, o Senhor, o Altíssimo, só Vós
Jesus Cristo, com o Espírito e o Pai, em sua

(repete refrão)

5. Oração do Dia

OREMOS: Deus eterno e todo-poderoso, quisestes que o mistério pascal se completasse durante cinquenta dias, até a vinda do Espírito Santo. Fazei que todas as nações dispersas pela terra, na diversidade de suas línguas, as unam no louvor do vosso nome. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.             
Crianças: Amém.

Liturgia da Palavra - Deus nos fala

Comentarista: A Palavra de Deus nos previne contra as divisões, sustenta nossa esperança e sacia nossa sede com a água viva que Jesus nos oferece. Ouçamos:

6. Primeira Leitura (Gn 11.1-9)

Leitor: Leitura do Livro do Gênesis. Toda a terra tinha uma só linguagem e servia-se das mesmas palavras. E aconteceu que, partindo do oriente, os homens acharam uma planície na terra de Senaar, e aí se estabeleceram. E disseram uns aos outros: “Vamos, façamos tijolos e cozamo-los ao fogo”. Usaram tijolos em vez de pedra, e betume em lugar de argamassa.  E disseram: “Vamos, façamos para nós uma cidade e uma torre cujo cimo atinja o céu. Assim, ficaremos famosos, e não seremos dispersos por toda a face da terra”. Então o Senhor desceu para ver a cidade e a torre que os homens estavam construindo. E o Senhor disse: “Eis que eles são um só povo e falam uma só língua. E isso é apenas o começo de seus empreendimentos. Agora, nada os impedirá de fazer o que se propuseram. Desçamos e confundamos a sua língua, de modo que não se entendam uns aos outros”. E o Senhor os dispersou daquele lugar por toda a superfície da terra, e eles cessaram de construir a cidade. Por isso, foi chamada Babel, porque foi aí que o Senhor confundiu a linguagem de todo o mundo, e daí dispersou os homens por toda a terra – Palavra do Senhor.
Crianças: Graças a Deus.

7. Salmo Responsorial - 103 (104)

Enviai o vosso Espírito, Senhor, / e da terra toda a face renovai.
1. Bendize, ó minha alma, ao Senhor! Ó meu Deus e meu Senhor, como sois grande! De majestade e esplendor vos revestis e de luz vos envolveis como num manto.
2. Quão numerosas, ó Senhor, são vossas obras, e que sabedoria em todas elas! Encheu-se a terra com as vossas criaturas. Bendize, ó minha alma, ao Senhor!
3. Todos eles, ó Senhor, de vós esperam que a seu tempo vós lhes deis o alimento; vós lhes dais o que comer e eles recolhem, vós abris a vossa mão e eles se fartam.
4. Se tirais o seu respiro, eles perecem e voltam para o pó de onde vieram; enviais o vosso espírito e renascem e da terra toda a face renovais.

8. Segunda Leitura (Rm 8,22-27)

Leitor: Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos. Irmãos: Sabemos que toda a criação, até ao tempo presente, está gemendo como que em dores de parto. E não somente ela, mas nós também, que temos os primeiros frutos do Espírito, estamos interiormente gemendo, aguardando a adoção filial e a libertação para o nosso corpo. Pois já fomos salvos, mas na esperança. Ora, o objeto da esperança não é aquilo que a gente está vendo; como pode alguém esperar o que já vê? Mas, se esperamos o que não vemos, é porque o estamos aguardando mediante a perseverança. Também o Espírito vem em socorro da nossa fraqueza. Pois nós não sabemos o que pedir, nem como pedir; é o próprio Espírito que intercede em nosso favor, com gemidos inefáveis. E aquele que penetra o íntimo dos corações sabe qual é a intenção do Espírito. Pois é sempre segundo Deus que o Espírito intercede em favor dos santos – Palavra do Senhor.
Crianças: Graças a Deus.

9. Aclamação ao Evangelho

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Vinde, Espírito Divino, e enchei com vossos dons os corações dos fiéis; e acendei neles o amor como um fogo abrasador.

10. Evangelho (Jo 7,37-39)

Padre: O Senhor esteja convosco.
Crianças: Ele está no meio de nós.
Padre: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
Crianças: Glória a vós, Senhor.
Padre: No último dia da festa, o dia mais solene, Jesus, em pé, proclamou em voz alta: “Se alguém tem sede, venha a mim, e beba. Aquele que crê em mim, conforme diz a Escritura, rios de água viva jorrarão do seu interior”. ]Jesus falava do Espírito, que deviam receber os que tivessem fé nele; pois ainda não tinha sido dado o Espírito, porque Jesus ainda não tinha sido glorificado – Palavra da salvação.
Crianças: Glória a vós, Senhor.

11. Homilia

12. Profissão de Fé
Creio em Deus Pai Todo-Poderoso, / criador do céu e da terra. /
E em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor,
que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; / nasceu da Virgem Maria; /
padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado. /
Desceu à mansão dos mortos; / ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus; /
está sentado à direita de Deus Pai Todo-Poderoso, /
donde há de vir a julgar os vivos e os mortos.
Creio no Espírito Santo; / na Santa Igreja Católica; /
na comunhão dos santos; / na remissão dos pecados; /
na ressurreição da carne; / na vida eterna.
Amém.

13. Preces da Assembleia
Padre: Queridas crianças e todos aqui presentes, ao Deus do céu, de quem recebemos o Espírito Santo, rezemos ao Senhor:
Crianças: Enviai, Senhor, o vosso Espírito.
Criança: Para revigorar a Igreja em seu percurso sinodal.
Criança: Para animar os agentes de pastoral.
Criança: Para conduzir os povos à paz.
Criança: Para firmar os cristãos na unidade.
Criança: Para fortalecer os desanimados.
Padre: Tudo isso vos pedimos por Cristo, nosso Senhor.
Crianças: Amém.

Liturgia Eucarística - Memorial do Senhor

Comentarista: O Espírito Santo transforma nossas oferendas em dons do Corpo e Sangue de Cristo, alimento eterno da nossa vida. Cantemos:

14. Canto de Ofertório
O anseio de lançar as redes
Queremos oferecer
O medo das águas profundas
Queremos oferecer
O esforço de nossas labutas
Queremos oferecer
Os passos de nossas lutas
Queremos oferecer

No pão e o vinho, no pão e o vinho
Nossas vidas oferecer
Nas águas bem mais profundas
Transforma nosso viver

A barca que ficou na praia
Queremos oferecer
As redes jogadas no chão
Queremos oferecer
Os nossos vacilantes sim
Queremos oferecer
Mesmo que pareça em vão
Queremos oferecer

Os peixes que nós pescamos
Queremos oferecer
As redes da tua graça
Queremos oferecer
A força que nós lançamos
Queremos oferecer
Os frutos que alcançamos
Queremos oferecer

(repete refrão)

15. Convite à Oração
Padre: Orai, irmãos e irmãs, para que o nosso sacrifício seja aceito por Deus Pai todo-poderoso.
Crianças: Receba o Senhor por tuas mãos este sacrifício, para glória do seu nome, para nosso bem e de toda a santa Igreja.

16. Oração Sobre as Oferendas
Infundi, ó Deus, a bênção do vosso Espírito nas oferendas aqui presentes para que se acenda em vossa Igreja aquela caridade que revela ao mundo o mistério da salvação.  Por Cristo, nosso Senhor.
Crianças: Amém.

17. Oração Eucarística II
Padre: O Senhor esteja convosco.
Crianças: Ele está no meio de nós.
Padre: Corações ao alto.
Crianças: O nosso coração está em Deus.
Padre: Demos graças ao Senhor, nosso Deus.
Crianças: É nosso dever e nossa salvação.
Padre: Na verdade, é justo e necessário, é nosso dever e salvação dar-vos graças, sempre e em todo lugar, Senhor, Pai santo, Deus eterno e todo-poderoso, por Cristo, Senhor nosso. Para levar à plenitude os mistérios pascais, derramastes hoje o Espírito Santo prometido, em favor de vossos filhos e filhas. Desde o nascimento da Igreja, é ele quem dá a todos os povos o conhecimento do verdadeiro Deus e une, numa só fé, a diversidade das raças e línguas. Por essa razão, transbordamos de alegria pascal e aclamamos vossa bondade, cantando a uma só voz:

Eu celebrarei cantando ao Senhor
E só nEle me alegrarei

Eu o louvo, e adoro
Porque tens triunfado

Santo é o Senhor Deus do Universo
Santo é o Senhor Deus do Universo
Santo é o Senhor Deus do Universo
Porque Santo é

Ô, ô, Hosana nas alturas
Ô, ô, Hosana nas alturas
Ô, ô, Hosana nas alturas
Porque Santo és

Bendito é, bendito o que vem
Bendito é, bendito o que vem
Bendito é, bendito o que vem
Em nome de Deus

Padre: Na verdade, ó Pai, vós sois santo e fonte de toda santidade. Santificai, pois, estas oferendas, derramando sobre elas o vosso Espírito, a fim de que se tornem para nós o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso.
Crianças: Santificai nossa oferenda, ó Senhor!
Padre: Estando para ser entregue e abraçando livremente a paixão, ele tomou o pão, deu graças e o partiu e deu a seus discípulos, dizendo:
TOMAI, TODOS, E COMEI: ISTO É O MEU CORPO, QUE SERÁ ENTREGUE POR VÓS.
Do mesmo modo, ao fim da ceia, ele tomou o cálice em suas mãos, deu graças novamente e o deu a seus discípulos, dizendo:
TOMAI, TODOS, E BEBEI: ESTE É O CÁLICE DO MEU SANGUE, O SANGUE DA NOVA E ETERNA ALIANÇA, QUE SERÁ DERRAMADO POR VÓS E POR TODOS, PARA REMISSÃO DOS PECADOS. FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DE MIM.
Eis o mistério da fé!
Crianças: Anunciamos, Senhor, a vossa morte e proclamamos a vossa ressurreição. Vinde, Senhor Jesus!
Padre: Celebrando, pois, a memória da morte e ressurreição do vosso Filho, nós vos oferecemos, ó Pai, o pão da vida e o cálice da salvação; e vos agradecemos porque nos tornastes dignos de estar aqui na vossa presença e vos servir.
Crianças: Recebei, ó Senhor, a nossa oferta!
Padre: E nós vos suplicamos que, participando do Corpo e Sangue de Cristo, sejamos reunidos pelo Espírito Santo num só corpo.
Crianças: Fazei de nós um só corpo e um só espírito!
Padre: Lembrai-vos, ó Pai, da vossa Igreja que se faz presente pelo mundo inteiro: que ela cresça na caridade, com o papa N., com o nosso bispo N. e todos os ministros do vosso povo.
Crianças: Lembrai-vos, ó Pai, da vossa Igreja!
Padre: Lembrai-vos também dos nossos irmãos e irmãs que morreram na esperança da ressurreição e de todos os que partiram desta vida: acolhei-os junto a vós na luz da vossa face.
Crianças: Lembrai-vos, ó Pai, dos vossos filhos!
Padre: Enfim, nós vos pedimos, tende piedade de todos nós e dai-nos participar da vida eterna, com a Virgem Maria, Mãe de Deus e da Igreja, com São José, seu esposo, com os santos apóstolos e todos os que neste mundo vos serviram, a fim de vos louvarmos e glorificarmos por Jesus Cristo, vosso Filho.
Crianças: Concedei-nos o convívio dos eleitos!
Padre: Por Cristo, com Cristo, em Cristo, a vós, Deus Pai todo-poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda a honra e toda a glória, agora e para sempre.
Crianças: Amém.

18. Rito da Comunhão - União e partilha
Padre: Rezemos, com amor e confiança, a oração que o Senhor nos ensinou:
Todos: Pai nosso que estais nos céus, / santificado seja o vosso no­me; / venha­ a nós o vosso Reino, / seja feita­ a vossa vontade, assim na terra como no céu. / O pão nosso de cada­ dia nos dai hoje; / perdoai-nos as nossas ofensas, / assim como­ nós perdoamos a quem nos tem ofendido; / e não nos deixeis cair em tentação, / mas livrai-nos do mal.
Padre: Livrai-nos de todos os males, ó Pai, e dai-nos hoje a vossa paz. Ajudados pela vossa misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e protegidos de todos os perigos, enquanto, vivendo a esperança, aguar damos a vinda do Cristo salvador.
Crianças: Vosso é o Reino, o poder e a glória para sempre.
Padre: Senhor Jesus Cristo, dissestes aos vossos apóstolos: “Eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz”. Não olheis os nossos pecados, mas a fé que anima a vossa Igreja; dai-lhe, segundo o vosso desejo, a paz e a unidade. Vós que sois Deus, com o Pai e o Espírito Santo.
Crianças: Amém.
Padre: A paz do Senhor esteja sempre convosco.
Crianças: O amor de Cristo nos uniu.
Se for oportuno, o presidente faz o convite para se darem a paz - dispensar o canto:
Padre: Irmãos e irmãs, saudai-vos em Cristo Jesus.
Todos dão a paz aos que estão próximos.
Crianças: Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do­ mundo, tende piedade de nós! (bis) / Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, dai-nos a paz.
Padre: Felizes os convidados para a ceia do Senhor. Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!
Crianças: Senhor, eu não sou digno(a) de que entreis em minha morada, mas dizei uma só palavra e serei salvo(a).

19. Canto de Comunhão
Venho Senhor te receber agora
Teu santo corpo, Senhor me enche do teu amor.
Venho Senhor te receber agora
Teu santo sangue, Senhor
transborda meu coração Senhor.

E ao receber teu corpo e sangue Senhor
Possa em mim brotar a paz, o amor e a salvação
E no teu altar seremos um em comunhão
És grande ó meu salvador.

E ao receber teu corpo e sangue Senhor,
Não se faça em mim motivo de condenação
Mas se faça sim, Senhor presença tua em mim
És grande ó meu Salvador.

20. Oração Depois da Comunhão
OREMOS: Aproveite-nos, ó Deus, a comunhão nesta Eucaristia, para que vivamos sempre inflamados por aquele Espírito que derramastes sobre os vossos Apóstolos. Por Cristo, nosso Senhor.
Crianças: Amém.

Pode haver avisos da comunidade e parabéns aos aniversariantes.

Ritos Finais - Deus nos envia

21. Vivência
Comentarista: Um dos grandes sinais da presença do Espírito Santo é exatamente a capacidade de dialogar e compreender. Sem deixar de apresentar a verdade de Cristo Jesus, saiamos desta missa com o propósito de buscar e acolher quem pensa, sente e vive de modo diferente do nosso. É o Espírito Santo quem vai conduzir este encontro, fazendo transparecer o bem e a unidade. Cabe a nós não fechar o coração ao que o Espírito nos quer mostrar.

22. Bênção Final e Despedida
Padre: O Senhor esteja convosco.
Crianças: Ele está no meio de nós.
Padre: Abençoe-vos Deus todo-po deroso, Pai e Filho e Espírito Santo.
Crianças: Amém.
Padre: Ide em paz, e o Senhor vos acompanhe.
Crianças: Graças a Deus.

23. Canto Final
Espírito, enche a minha vida
Enche-me com o teu poder
Pois de ti eu quero ser
Espírito, enche o meu ser

As minhas mãos eu quero levantar
Em teu louvor te adorar
Meu coração eu quero derramar
Diante do teu altar

O Domingo - folheto da missa - 01/07/2023 (1)

  Celebração da Missa com Crianças

Solenidade de São Pedro e São Paulo - Missa da Vigília

Ritos Iniciais - Encontro entre irmãos

(em pé)

Comentarista: Irmãos e irmãs, com toda a Igreja nesta vigília nos preparamos para celebrar a festa dos apóstolos Pedro e Paulo que, unidos pela mesma fé e no mesmo amor a Cristo, representam a dimensão humana da Igreja. Nesta liturgia, a Igreja nos convida a refletir sobre estas duas figuras e a considerar o seu exemplo de fidelidade a Jesus Cristo. Lembramos também o bispo de Roma e todos os pastores da Igreja. Alegres por fazermos parte da missão desta Igreja, cantemos!

1. Canto de Entrada
Senhor, eu sei que é Teu este lugar
Todos querem Te adorar
Toma Tu a direção
Sim, vem, oh, Santo Espírito
Os espaços preencher
Reverência à Tua voz vamos fazer

Podes reinar
Senhor Jesus, oh, sim
O Teu poder Teu povo sentirá
Que bom, Senhor, saber que estás presente aqui
Reina, Senhor, neste lugar!

Visita a cada irmão
Oh, meu Senhor
Dá-lhe paz interior
E razões pra te louvar
Desfaz toda tristeza, incerteza, disamor
Glorifica o Teu nome, oh, meu Senhor

2. Saudação Inicial
Padre: Queridas crianças, meus irmãos e irmãs, bem-vindos a esta Eucaristia. Com muita alegria, iniciemos em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
Crianças: Amém.
Padre: O Deus da esperança, que nos cumula de toda alegria e paz em nossa fé, pela ação do Espírito Santo, esteja convosco.
Crianças: Bendito seja Deus, que nos reuniu no amor de Cristo.

3. Ato Penitencial
Padre: Em Jesus Cristo, o Justo, que intercede por nós e nos reconcilia com o Pai, abramos o nosso espírito ao arrependimento para sermos menos indignos de aproximar-nos da mesa do Senhor (pausa). Cantemos.

Senhor que viestes salvar
Os corações arrependidos
Piedade, Piedade
Piedade de nós
Piedade, Piedade
Piedade de nós

Ó, Cristo que viestes chamar
Os pecadores humilhados
Piedade, Piedade
Piedade de nós
Piedade, Piedade
Piedade de nós

Senhor que intercedeis por nós
Junto a Deus Pai que nos perdoa
Piedade, Piedade
Piedade de nós
Piedade, Piedade
Piedade de nós
Padre: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.
Crianças: Amém.

4. Hino de Louvor
Glória a Deus nas alturas
E paz na terra aos homens por Ele amados
Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai, Todo-Poderoso
Nós Vos louvamos, Vos bendizemos
Vos adoramos, Vos glorificamos
Nós Vos damos graças por Vossa imensa glória

Senhor Jesus Cristo, Filho unigênito
Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai
Vós que tirais o pecado do mundo
Tende piedade de nós
Vós que tirais o pecado do mundo
Acolhei a nossa súplica
Vós que estais à direita do Pai
Tende piedade de nós

Só Vós sois o Santo, só Vós o Senhor
Só Vós o Altíssimo, Jesus Cristo
Com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai
Amém!

5. Oração do Dia
OREMOS: Senhor nosso Deus, concedei-nos os auxílios necessários à salvação pela intercessão dos apóstolos são Pedro e são Paulo, pelos quais destes à vossa Igreja os primeiros benefícios da fé. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Crianças: Amém.

Liturgia da Palavra - A Palavra se faz vida

(sentados)

Comentarista: Os apóstolos continuam a missão de Jesus: curar e libertar dos males e pregar o evangelho. Graças à sua fidelidade, Pedro é chamado a conduzir os seguidores de Jesus e Paulo a testemunhar a palavra. Ouçamos:

6. Primeira Leitura (At 3-1-10)
Leitor: Leitura dos Atos dos Apóstolos.
Naqueles dias, Pedro e João subiram ao Templo para a oração das três horas da tarde. Então trouxeram um homem, coxo de nascença, que costumavam colocar todos os dias na porta do Templo, chamada Formosa, a fim de que pedisse esmolas aos que entravam. Quando viu Pedro e João entrando no Templo, o homem pediu uma esmola. Os dois olharam bem para ele e Pedro disse: “Olha para nós!” O homem fitou neles o olhar, esperando receber alguma coisa. Pedro então lhe disse: “Não tenho ouro nem prata, mas o que tenho eu te dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda!” E pegando-lhe a mão direita, Pedro o levantou. Na mesma hora, os pés e os tornozelos do homem ficaram firmes. Então ele deu um pulo, ficou de pé e começou a andar. E entrou no Templo junto com Pedro e João, andando, pulando e louvando a Deus. O povo todo viu o homem andando e louvando a Deus. E reconheceram que era ele o mesmo que pedia esmolas, sentado na porta Formosa do Templo. E ficaram admirados e espantados com o que havia acontecido com ele. – Palavra do Senhor.
Crianças: Graças a Deus.

7. Salmo Responsorial - 18A (19)
Seu som ressoa e se espalha em toda terra.
1. Os céus proclamam a glória do Senhor, e o firmamento, a obra de suas mãos; / o dia ao dia transmite esta mensagem, a noite à noite publica esta notícia.
2. Não são discursos nem frases ou palavras, nem são vozes que possam ser ouvidas; / seu som ressoa e se espalha em toda a terra, chega aos confins do universo a sua voz.

8. Segunda Leitura (Gl 1,11-20)
Leitor: Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas. – Irmãos: Asseguro-vos que o evangelho pregado por mim não é conforme a critérios humanos. Com efeito, não o recebi nem aprendi de homem algum, mas por revelação de Jesus Cristo. Certamente ouvistes falar como foi outrora a minha conduta no judaísmo, com que excessos perseguia e devastava a Igreja de Deus e como progredia no judaísmo mais do que muitos judeus de minha idade, mostrando-me extremamente zeloso das tradições paternas. Quando, porém, aquele que me separou desde o ventre materno e me chamou por sua graça se dignou revelar-me o seu Filho, para que eu o pregasse entre os pagãos, não consultei carne nem sangue, nem subi, logo, a Jerusalém para estar com os que eram apóstolos antes de mim. Pelo contrário, parti para a Arábia e, depois, voltei ainda a Damasco. Três anos mais tarde, fui a Jerusalém para conhecer Cefas e fiquei com ele quinze dias. E não estive com nenhum outro apóstolo, a não ser Tiago, o irmão do Senhor. Escrevendo estas coisas, afirmo diante de Deus que não estou mentindo. – Palavra do Senhor.
Crianças: Graças a Deus.

(em pé)

9. Aclamação ao Evangelho
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Ó Senhor, tu sabes tudo, tu bem sabes que eu te amo!

10. Evangelho (Jo 21,15-19)
Padre: O Senhor esteja convosco.
Crianças: Ele está no meio de nós.
Padre: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
Crianças: Glória a vós, Senhor.
Padre:  Jesus se manifestou aos seus discípulos e depois de comer com eles perguntou a Simão Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?” Pedro respondeu: “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo”. Jesus disse: “Apascenta os meus cordeiros”. E disse de novo a Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas?” Pedro disse: “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo”. Jesus lhe disse: “Apascenta as minhas ovelhas”. Pela terceira vez, perguntou a Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas?” Pedro ficou triste, porque Jesus perguntou três vezes se ele o amava. Respondeu: “Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo”. Jesus disse-lhe: “Apascenta as minhas ovelhas. Em verdade, em verdade te digo: quando eras jovem, tu te cingias e ias para onde querias. Quando fores velho, estenderás as mãos e outro te cingirá e te levará para onde não queres ir”. Jesus disse isso, significando com que morte Pedro iria glorificar a Deus. E acrescentou: “Segue-me”. – Palavra da salvação.
Crianças: Glória a vós, Senhor.

(sentados)

11. Homilia

(em pé)

12. Profissão de Fé
Creio em Deus Pai Todo-Poderoso, / criador do céu e da terra. /
E em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor,
que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; / nasceu da Virgem Maria; /
padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado. /
Desceu à mansão dos mortos; / ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus; /
está sentado à direita de Deus Pai Todo-Poderoso, /
donde há de vir a julgar os vivos e os mortos.
Creio no Espírito Santo; / na Santa Igreja Católica; /
na comunhão dos santos; / na remissão dos pecados; /
na ressurreição da carne; / na vida eterna.
Amém.

13. Preces da Assembleia
Padre: Queridas crianças e todos aqui presentes, por intermédio de Pedro e Paulo, rezemos ao Senhor:
Crianças: Estendei, Senhor, a vossa proteção.
Criança: Sobre o Papa, bispos, padres e diáconos, nós vos pedimos.
Criança: Sobre os vocacionados à vida sacerdotal e religiosa, nós vos pedimos.
Criança: Sobre os pais e suas famílias, nós vos pedimos.
Criança: Sobre os doentes e desanimados da comunidade, nós vos pedimos.
Criança: Sobre os perseguidos por causa da justiça do Reino, nós vos pedimos.
Padre: Deus misericordioso, que, pelo Batismo nos fizestes renascer para a vida eterna, confirmai-nos
na fé dos Apóstolos Pedro e Paulo e fazei-nos tomar parte no banquete do Reino. Por Cristo, nosso Senhor.
Crianças: Amém.

Liturgia Eucarística - A vida se transforma

(sentados)

Comentarista: Cristo chamou os apóstolos, doou Sua vida pela humanidade e, presente na assembleia dos fiéis, torna-se nosso alimento no pão e no vinho. Cantemos:

14. Canto de Ofertório
Venho, Senhor, minha vida oferecer
Como oferta de amor e sacrifício
Quero minha vida a Ti entregar
Como oferta viva em Teu altar

Venho, Senhor, minha vida oferecer
Como oferta de amor e sacrifício
Quero minha vida a Ti entregar
Como oferta viva em Teu altar

Pois pra Te adorar foi que eu nasci
Cumpre em mim o Teu querer
Faça o que está em Teu coração
E que a cada dia eu queira mais e mais
Estar ao Teu lado, Senhor

Pois pra Te adorar foi que eu nasci
Cumpre em mim o Teu querer
Faça o que está em Teu coração
E que a cada dia eu queira mais e mais
Estar ao Teu lado, Senhor

E que a cada dia eu queira mais e mais
Estar ao Teu lado
Estar ao Teu lado
Senhor

(repete refrão)

(em pé)

15. Convite à Oração
Padre: Orai, irmãos e irmãs, para que o nosso sacrifício seja aceito por Deus Pai todo-poderoso.
Crianças: Receba o Senhor por tuas mãos este sacrifício, para glória do seu nome, para nosso bem e de toda a santa Igreja.

16. Oração Sobre as Oferendas
Ó DEUS, trazemos ao altar as nossas oferendas, alegrando-nos pela festa de São Pedro e São Paulo; certos de que nada merecemos, só de vossa bondade esperamos a salvação. Por Cristo, nosso Senhor.
Crianças: Amém.

17. Oração Eucarística VI-D
Padre: O Senhor esteja convosco.
Crianças: Ele está no meio de nós.
Padre: Corações ao alto.
Crianças: O nosso coração está em Deus.
Padre: Demos graças ao Senhor, nosso Deus.
Crianças: É nosso dever e nossa salvação.
Padre: Na verdade, é justo e necessário, é nosso dever e salvação dar-vos graças, sempre e em todo lugar, Senhor, Pai santo, Deus eterno e todo-poderoso, por Cristo, Senhor nosso. Hoje, vós nos concedeis a alegria de festejar os apóstolos São Pedro e São Paulo. Pedro, o primeiro a proclamar a fé, fundou a Igreja primitiva sobre a herança de Israel. Paulo, mestre e doutor das nações, anunciou-lhes o Evangelho da salvação. Por diferentes meios, os dois congregaram a única família de Cristo e, unidos pela coroa do martírio, recebem hoje, por toda a terra, igual veneração. Por essa razão, os anjos celebram vossa grandeza, os santos proclamam vossa glória. Concedei-nos também a nós associar-nos aos seus louvores, cantando (dizendo) a uma só voz:

Santo, Santo, Santo!
Senhor Deus do universo
O céu e a terra proclamam
A vossa glória!

Hosana nas alturas, Hosana
Hosana nas alturas, Hosana

Bendito aquele que vem
Em nome do Senhor
Bendito aquele que vem
Em nome do Senhor

Hosana nas alturas, Hosana
Hosana nas alturas, Hosana

(de joelhos)

Padre: Na verdade, vós sois santo e digno de louvor, ó Deus, que amais os seres humanos e sempre os assistis no caminho da vida. Na verdade, é bendito o vosso filho, presente no meio de nós, quando nos reunimos por seu amor. Como outrora aos discípulos, ele nos revela as Escrituras e parte o pão para nós.
Crianças: O vosso Filho permaneça entre nós!
Padre: Nós vos suplicamos, Pai de bondade, que envieis o vosso Espírito Santo para santificar estes dons do pão e do vinho, a fim de que se tornem para nós o Corpo † e o Sangue de nosso Senhor Jesus Cristo.
Crianças: Mandai o vosso Espírito Santo!
Padre: Na véspera de sua paixão, durante a última ceia, ele tomou o pão, deu graças, e o partiu e deu a seus discípulos, dizendo:
TOMAI, TODOS, E COMEI: ISTO É O MEU CORPO, QUE SERÁ ENTREGUE POR VÓS.
Do mesmo modo, ao fim da ceia, ele, tomando o cálice em suas mãos, deu graças novamente e o entregou a seus discípulos, dizendo:
TOMAI, TODOS, E BEBEI: ESTE É O CÁLICE DO MEU SANGUE, O SANGUE DA NOVA E ETERNA ALIANÇA, QUE SERÁ DERRAMADO POR VÓS E POR TODOS, PARA REMISSÃO DOS PECADOS. FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DE MIM.
Eis o mistério da fé!
Crianças: Anunciamos, Senhor, a vossa morte e proclamamos a vossa ressurreição. Vinde, Senhor Jesus!

(em pé)

Padre: Celebrando, pois, ó Pai santo, a memória de Cristo, vosso filho, nosso salvador, que pela paixão e morte de cruz fizestes entrar na glória da ressurreição e colocastes à vossa direita, anunciamos a obra do vosso amor até que ele venha e vos oferecemos o pão da vida e o cálice da bênção. Olhai com bondade para a oferta da vossa Igreja. Nela vos apresentamos o sacrifício pascal de Cristo, que vos foi entregue. E concedei que, pela força do Espírito do vosso amor, sejamos contados, agora e por toda a eternidade, entre os membros do vosso filho, cujo Corpo e Sangue comungamos.
Crianças: Aceitai, ó Senhor, a nossa oferta!
Padre: Senhor Deus, conduzi a vossa Igreja à perfeição na fé e no amor, em comunhão com o nosso papa N., o nosso bispo N., com todos os bispos, presbíteros e diáconos e todo o povo que conquistastes.
Crianças: Confirmai o vosso povo na unidade!
Padre: Dai-nos olhos para ver as necessidades e os sofrimentos dos nossos irmãos e irmãs; inspirai-nos palavras e ações para confortar os desanimados e oprimidos; fazei que, a exemplo de Cristo e seguindo o seu mandamento, nos empenhemos lealmente no serviço a eles. Vossa Igreja seja testemunha viva da verdade e da liberdade, da justiça e da paz, para que toda a humanidade se abra à esperança de um mundo novo.
Crianças: Ajudai-nos a criar um mundo novo!
Padre: Lembrai-vos dos nossos irmãos e irmãs (N. e N.), que adormeceram na paz do vosso Cristo, e de todos os falecidos, cuja fé só vós conhecestes: acolhei-os na luz da vossa face e concedei-lhes, no dia da ressurreição, a plenitude da vida.
Crianças: Concedei-lhes, ó Senhor, a luz eterna!
Padre: Concedei-nos, ainda, no fim da nossa peregrinação terrestre, chegarmos todos à morada eterna, onde viveremos para sempre convosco. E em comunhão com a bem-aventurada virgem Maria, com os apóstolos e mártires, e todos os santos, vos louvaremos e glorificaremos, por Jesus Cristo, vosso filho. Por Cristo, com Cristo, em Cristo, a vós, Deus Pai todo-poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda a honra e toda a glória, agora e para sempre.
Crianças: Amém.

18. Rito da Comunhão
Padre: Rezemos, com amor e confiança, a oração que o Senhor nos ensinou:
Todos: Pai nosso que estais nos céus, / santificado seja o vosso no­me; / venha­ a nós o vosso Reino, / seja feita­ a vossa vontade, assim na terra como no céu. / O pão nosso de cada­ dia nos dai hoje; / perdoai-nos as nossas ofensas, / assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido; / e não nos deixeis cair em tentação, / mas livrai-nos do mal.
Padre: Livrai-nos de todos os males, ó Pai, e dai-nos hoje a vossa paz. Ajudados pela vossa misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e protegidos de todos os perigos, enquanto, vivendo a esperança, aguardamos a vinda do Cristo salvador.
Crianças: Vosso é o Reino, o poder e a glória para sempre.
Padre: Senhor Jesus Cristo, dissestes aos vossos apóstolos: “Eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz”. Não olheis os nossos pecados, mas a fé que anima a vossa Igreja; dai-lhe, segundo o vosso desejo, a paz e a unidade. Vós que sois Deus, com o Pai e o Espírito Santo.
Crianças: Amém.
Padre: A paz do Senhor esteja sempre convosco.
Crianças: O amor de Cristo nos uniu.
Se for oportuno, o presidente faz o convite para se darem a paz - dispensar o canto:
Padre: Irmãos e irmãs, saudai-vos em Cristo Jesus.
Todos dão a paz aos que estão próximos.
Crianças: Cordeiro de Deus, que tirais o pecado, tende piedade de nós! (bis) / Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, dai-nos a paz.
Padre: Felizes os convidados para a ceia do Senhor. Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!
Crianças: Senhor, eu não sou digno(a) de que entreis em minha morada, mas dizei uma só palavra e serei salvo(a).

(sentados)

19. Canto de Comunhão
Quando vou ao Teu encontro
Receber Teu Corpo Santo
Sinto forte Tua presença em mim
Teu amor a me tocar

Podes tocar em mim, Senhor
Podes curar a minha dor
Podes viver em mim, Senhor

Teu Corpo Santo, a me tocar
Com o Teu poder a me curar
Toda minha vida transformar

Algo invade o meu coração
Teu Corpo e Sangue me curando
Sinto, já não sou igual
Todo o meu ser se renovando

Podes tocar em mim, Senhor
Podes curar a minha dor
Podes viver em mim, Senhor

Teu Corpo Santo, a me tocar
Com o Teu poder a me curar
Toda minha vida transformar

(em pé)

20. Oração Depois da Comunhão
OREMOS: Fortalecei, ó Deus, com o vosso sacramento, os fiéis que iluminastes com o ensinamento dos Apóstolos. Por Cristo, nosso Senhor.
Crianças: Amém.

Pode haver avisos da comunidade e parabéns aos aniversariantes.

Ritos Finais - Enviados em missão

21. Vivência
Comentarista: Celebrar os santos Pedro e Paulo é também celebrar a misericórdia de Deus, que a todos quer envolver e transformar. Vivamos a semana que se inicia meditando a respeito da vida destes dois santos que acolheram e transmitiram a misericórdia.

22. Bênção Final e Despedida
Padre: O Senhor esteja convosco.
Crianças: Ele está no meio de nós.
Padre: Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo.
Crianças: Amém.
Padre: Ide em paz, e o Senhor vos acompanhe.
Crianças: Graças a Deus.

23. Canto Final
Eu pensei que podia viver por mim mesmo
Eu pensei que as coisas do mundo
Não iriam me derrubar
O orgulho tomou conta do meu ser
E o pecado devastou o meu viver

Fui embora, disse: ó Pai, dá-me o que é meu
Dá-me a parte que me cabe da herança
Fui pro mundo, gastei tudo
Me restou só o pecado
Hoje sei que nada é meu
Tudo é do Pai

Tudo é do Pai
Toda honra e toda glória
É Dele a vitória
Alcançada em minha vida

Tudo é do Pai
Se sou fraco e pecador
Bem mais forte é o meu Senhor
Que me cura por amor

O Domingo - folheto da missa - 27/05/2023

   O Domingo - Celebração da Missa com Crianças

Solenidade de Pentecostes - Missa da Vigília

Ritos Iniciais - Reunidos no Senhor

Comentarista: Nesta vigília de Pentecostes, somos motivados a acolher o dom do Espírito Santo, com a mente e o coração abertos. Ele vem em socorro de nossa fraqueza e acende em nós o amor e a alegria de sermos assembleia amada de Deus.

1. Canto de Entrada
Invocamos o teu nome
Invocamos o teu poder
Invocamos a tua presença no meio de nós

Invocamos o teu nome
Iinvocamos o teu poder
Invocamos a tua presença no meio de nós

Manifesta senhor o teu poder
Manifesta senhor a tua força
Manifesta senhor neste lugar
O teu grande amor que tudo pode curar

Manifesta senhor o teu poder
Com prodígios, milagres, sinais
Manifesta senhor neste lugar
O teu grande amor que tudo pode curar

2. Saudação Inicial

Padre: Queridas crianças, meus irmãos e irmãs, bem-vindos a esta Eucaristia. Com muita alegria, iniciemos em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
Crianças: Amém.
Padre: O Deus da esperança, que nos cumula de toda alegria e paz em nossa fé, pela ação do Espírito Santo, esteja convosco.
Crianças: Bendito seja Deus, que nos reuniu no amor de Cristo.

3. Ato Penitencial

Padre: Em Jesus Cristo, o Justo, que intercede por nós e nos reconcilia com o Pai, abramos o nosso espírito ao arrependimento para sermos menos indignos de aproximar-nos da mesa do Senhor (pausa). Cantemos.
Senhor, que viestes salvar
Os corações arrependidos
Kyrie eleison, eleison, eleison
Kyrie eleison, eleison, eleison

Ó, Cristo, que viestes chamar
Os pecadores humilhados
Christe eleison, eleison, eleison
Christe eleison, eleison, eleison

Senhor, que intercedeis por nós
Junto a Deus Pai que nos perdoa
Kyrie eleison (eleison), eleison, eleison (eleison)
Kyrie eleison, eleison, eleison (eleison), ooh

Padre: Deus misericordioso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.
Crianças: Amém.

4. Hino de Louvor
Glória, glória a Deus nas alturas
Ô, ô glória e a nós a Sua paz
Glória, glória a Deus nas alturas
Ô, ô glória e a nós a Sua paz

Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai onipotente
Vos louvamos, bendizemos, adoramos
Nós Vos glorificamos e nós Vos damos graças, por Vossa

Jesus Cristo, Senhor Deus, Filho único do Pai
Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, tende piedade
Vós que estais a direita do Pai, tende piedade
Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade, acolhei a nossa súplica

Só Vós sois o Santo, o Senhor, o Altíssimo, só Vós
Jesus Cristo, com o Espírito e o Pai, em sua

(repete refrão)

5. Oração do Dia

OREMOS: Deus eterno e todo-poderoso, quisestes que o mistério pascal se completasse durante cinquenta dias, até a vinda do Espírito Santo. Fazei que todas as nações dispersas pela terra, na diversidade de suas línguas, as unam no louvor do vosso nome. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.             
Crianças: Amém.

Liturgia da Palavra - Deus nos fala

Comentarista: A Palavra de Deus nos previne contra as divisões, sustenta nossa esperança e sacia nossa sede com a água viva que Jesus nos oferece. Ouçamos:

6. Primeira Leitura (Gn 11.1-9)

Leitor: Leitura do Livro do Gênesis. Toda a terra tinha uma só linguagem e servia-se das mesmas palavras. E aconteceu que, partindo do oriente, os homens acharam uma planície na terra de Senaar, e aí se estabeleceram. E disseram uns aos outros: “Vamos, façamos tijolos e cozamo-los ao fogo”. Usaram tijolos em vez de pedra, e betume em lugar de argamassa.  E disseram: “Vamos, façamos para nós uma cidade e uma torre cujo cimo atinja o céu. Assim, ficaremos famosos, e não seremos dispersos por toda a face da terra”. Então o Senhor desceu para ver a cidade e a torre que os homens estavam construindo. E o Senhor disse: “Eis que eles são um só povo e falam uma só língua. E isso é apenas o começo de seus empreendimentos. Agora, nada os impedirá de fazer o que se propuseram. Desçamos e confundamos a sua língua, de modo que não se entendam uns aos outros”. E o Senhor os dispersou daquele lugar por toda a superfície da terra, e eles cessaram de construir a cidade. Por isso, foi chamada Babel, porque foi aí que o Senhor confundiu a linguagem de todo o mundo, e daí dispersou os homens por toda a terra – Palavra do Senhor.
Crianças: Graças a Deus.

7. Salmo Responsorial - 103 (104)

Enviai o vosso Espírito, Senhor, / e da terra toda a face renovai.
1. Bendize, ó minha alma, ao Senhor! Ó meu Deus e meu Senhor, como sois grande! De majestade e esplendor vos revestis e de luz vos envolveis como num manto.
2. Quão numerosas, ó Senhor, são vossas obras, e que sabedoria em todas elas! Encheu-se a terra com as vossas criaturas. Bendize, ó minha alma, ao Senhor!
3. Todos eles, ó Senhor, de vós esperam que a seu tempo vós lhes deis o alimento; vós lhes dais o que comer e eles recolhem, vós abris a vossa mão e eles se fartam.
4. Se tirais o seu respiro, eles perecem e voltam para o pó de onde vieram; enviais o vosso espírito e renascem e da terra toda a face renovais.

8. Segunda Leitura (Rm 8,22-27)

Leitor: Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos. Irmãos: Sabemos que toda a criação, até ao tempo presente, está gemendo como que em dores de parto. E não somente ela, mas nós também, que temos os primeiros frutos do Espírito, estamos interiormente gemendo, aguardando a adoção filial e a libertação para o nosso corpo. Pois já fomos salvos, mas na esperança. Ora, o objeto da esperança não é aquilo que a gente está vendo; como pode alguém esperar o que já vê? Mas, se esperamos o que não vemos, é porque o estamos aguardando mediante a perseverança. Também o Espírito vem em socorro da nossa fraqueza. Pois nós não sabemos o que pedir, nem como pedir; é o próprio Espírito que intercede em nosso favor, com gemidos inefáveis. E aquele que penetra o íntimo dos corações sabe qual é a intenção do Espírito. Pois é sempre segundo Deus que o Espírito intercede em favor dos santos – Palavra do Senhor.
Crianças: Graças a Deus.

9. Aclamação ao Evangelho

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Vinde, Espírito Divino, e enchei com vossos dons os corações dos fiéis; e acendei neles o amor como um fogo abrasador.

10. Evangelho (Jo 7,37-39)

Padre: O Senhor esteja convosco.
Crianças: Ele está no meio de nós.
Padre: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
Crianças: Glória a vós, Senhor.
Padre: No último dia da festa, o dia mais solene, Jesus, em pé, proclamou em voz alta: “Se alguém tem sede, venha a mim, e beba. Aquele que crê em mim, conforme diz a Escritura, rios de água viva jorrarão do seu interior”. ]Jesus falava do Espírito, que deviam receber os que tivessem fé nele; pois ainda não tinha sido dado o Espírito, porque Jesus ainda não tinha sido glorificado – Palavra da salvação.
Crianças: Glória a vós, Senhor.

11. Homilia

12. Profissão de Fé
Creio em Deus Pai Todo-Poderoso, / criador do céu e da terra. /
E em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor,
que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; / nasceu da Virgem Maria; /
padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado. /
Desceu à mansão dos mortos; / ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus; /
está sentado à direita de Deus Pai Todo-Poderoso, /
donde há de vir a julgar os vivos e os mortos.
Creio no Espírito Santo; / na Santa Igreja Católica; /
na comunhão dos santos; / na remissão dos pecados; /
na ressurreição da carne; / na vida eterna.
Amém.

13. Preces da Assembleia
Padre: Queridas crianças e todos aqui presentes, ao Deus do céu, de quem recebemos o Espírito Santo, rezemos ao Senhor:
Crianças: Enviai, Senhor, o vosso Espírito.
Criança: Para revigorar a Igreja em seu percurso sinodal.
Criança: Para animar os agentes de pastoral.
Criança: Para conduzir os povos à paz.
Criança: Para firmar os cristãos na unidade.
Criança: Para fortalecer os desanimados.
Padre: Tudo isso vos pedimos por Cristo, nosso Senhor.
Crianças: Amém.

Liturgia Eucarística - Memorial do Senhor

Comentarista: O Espírito Santo transforma nossas oferendas em dons do Corpo e Sangue de Cristo, alimento eterno da nossa vida. Cantemos:

14. Canto de Ofertório
Muitos grãos de trigo, se tornaram pão
Hoje são Teu corpo, ceia e comunhão
Muitos grãos de trigo, se tornaram pão

Toma, Senhor, nossa vida em ação
Para mudá-la em fruto e missão
Toma, Senhor, nossa vida em ação
Para mudá-la em missão

Muitos cachos de uva, se tornaram vinho
Hoje são teu sangue, força no caminho
Muitos cachos de uva, se tornaram vinho

Muitas são as vidas, feitas vocação
Hoje oferecidas em consagração
Muitas são as vidas, feitas vocação

(repete refrão)

15. Convite à Oração
Padre: Orai, irmãos e irmãs, para que o nosso sacrifício seja aceito por Deus Pai todo-poderoso.
Crianças: Receba o Senhor por tuas mãos este sacrifício, para glória do seu nome, para nosso bem e de toda a santa Igreja.

16. Oração Sobre as Oferendas
Infundi, ó Deus, a bênção do vosso Espírito nas oferendas aqui presentes para que se acenda em vossa Igreja aquela caridade que revela ao mundo o mistério da salvação.  Por Cristo, nosso Senhor.
Crianças: Amém.

17. Oração Eucarística V
Padre: O Senhor esteja convosco.
Crianças: Ele está no meio de nós.
Padre: Corações ao alto.
Crianças: O nosso coração está em Deus.
Padre: Demos graças ao Senhor, nosso Deus.
Crianças: É nosso dever e nossa salvação.
Padre: É justo e nos faz todos ser mais santos louvar a vós, ó Pai, no mundo inteiro, de dia e de noite, agradecendo com Cristo, vosso Filho, nosso irmão. É ele o sacerdote verdadeiro que sempre se oferece por nós todos, mandando que se faça a mesma coisa que fez naquela ceia derradeira. Por isso, aqui estamos bem unidos, louvando e agradecendo com alegria, juntando nossa voz à voz dos anjos e à voz dos santos todos, pra cantar:

Eu celebrarei cantando ao Senhor
E só nEle me alegrarei

Eu o louvo, e adoro
Porque tens triunfado

Santo é o Senhor Deus do Universo
Santo é o Senhor Deus do Universo
Santo é o Senhor Deus do Universo
Porque Santo é

Ô, ô, Hosana nas alturas
Ô, ô, Hosana nas alturas
Ô, ô, Hosana nas alturas
Porque Santo és

Bendito é, bendito o que vem
Bendito é, bendito o que vem
Bendito é, bendito o que vem
Em nome de Deus

Padre: Senhor, vós que sempre quisestes ficar muito perto de nós, vivendo conosco no Cristo, falando conosco por ele, mandai vosso Espírito Santo, a fim de que as nossas ofertas se mudem no Corpo + e no Sangue de nosso Senhor Jesus Cristo.
Crianças: Mandai o vosso Espírito Santo!
Padre: Na noite em que ia ser entregue, ceando com seus apóstolos, Jesus, tendo o pão em suas mãos, olhou para o céu e deu graças, partiu o pão e o entregou a seus discípulos, dizendo:
TOMAI, TODOS, E COMEI: ISTO É O MEU CORPO, QUE SERÁ ENTREGUE POR VÓS.
Do mesmo modo, no fim da ceia, tomou o cálice em suas mãos, deu graças novamente e o entregou a seus discípulos, dizendo:
TOMAI, TODOS, E BEBEI: ESTE É O CÁLICE DO MEU SANGUE, O SANGUE DA NOVA E ETERNA ALIANÇA, QUE SERÁ DERRAMADO POR VÓS E POR TODOS, PARA REMISSÃO DOS PECADOS. FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DE MIM.
Eis o mistério da fé!
Crianças: Toda vez que se come deste Pão, toda vez que se bebe deste Vinho, se recorda a paixão de Jesus Cristo e se fica esperando sua volta.
Padre: Recordamos, ó Pai, neste momento, a paixão de Jesus, nosso Senhor, sua ressurreição e ascensão; nós queremos a vós oferecer este Pão que alimenta e que dá vida, este Vinho que nos salva e dá coragem.
Crianças: Recebei, ó Senhor, a nossa oferta!
Padre: E quando recebermos Pão e Vinho, o Corpo e Sangue dele oferecidos, o Espírito nos una num só corpo, pra sermos um só povo em seu amor.
Crianças: O Espírito nos una num só corpo!
Padre: Protegei vossa Igreja que caminha nas estradas do mundo rumo ao céu, cada dia renovando a esperança de chegar junto a vós, na vossa paz.
Crianças: Caminhamos na estrada de Jesus!
Padre: Daí ao santo padre, o papa N., ser bem firme na fé, na caridade, e a N., que é bispo desta Igreja, muita luz para guiar o seu rebanho.
Crianças: Caminhamos na estrada de Jesus!
Padre: Esperamos entrar na vida eterna com a Virgem, mãe de Deus e da Igreja, os apóstolos e todos os santos, que na vida souberam amar Cristo e seus irmãos.
Crianças: Esperamos entrar na vida eterna!
Padre: A todos os que chamastes para outra vida na vossa amizade e aos marcados com o sinal da fé, abrindo vossos braços, acolhei-os. Que vivam para sempre bem felizes no reino que para todos preparastes.
Crianças: A todos dai a luz que não se apaga!
Padre: E a nós, que agora estamos reunidos e somos povo santo e pecador, dai força para construirmos juntos o vosso reino, que também é nosso. Por Cristo, com Cristo, em Cristo, a vós, Deus Pai todo-poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda a honra e toda a glória, agora e para sempre.
Crianças: Amém.

18. Rito da Comunhão - União e partilha
Padre: Rezemos, com amor e confiança, a oração que o Senhor nos ensinou:
Todos: Pai nosso que estais nos céus, / santificado seja o vosso no­me; / venha­ a nós o vosso Reino, / seja feita­ a vossa vontade, assim na terra como no céu. / O pão nosso de cada­ dia nos dai hoje; / perdoai-nos as nossas ofensas, / assim como­ nós perdoamos a quem nos tem ofendido; / e não nos deixeis cair em tentação, / mas livrai-nos do mal.
Padre: Livrai-nos de todos os males, ó Pai, e dai-nos hoje a vossa paz. Ajudados pela vossa misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e protegidos de todos os perigos, enquanto, vivendo a esperança, aguar damos a vinda do Cristo salvador.
Crianças: Vosso é o Reino, o poder e a glória para sempre.
Padre: Senhor Jesus Cristo, dissestes aos vossos apóstolos: “Eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz”. Não olheis os nossos pecados, mas a fé que anima a vossa Igreja; dai-lhe, segundo o vosso desejo, a paz e a unidade. Vós que sois Deus, com o Pai e o Espírito Santo.
Crianças: Amém.
Padre: A paz do Senhor esteja sempre convosco.
Crianças: O amor de Cristo nos uniu.
Se for oportuno, o presidente faz o convite para se darem a paz - dispensar o canto:
Padre: Irmãos e irmãs, saudai-vos em Cristo Jesus.
Todos dão a paz aos que estão próximos.
Crianças: Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do­ mundo, tende piedade de nós! (bis) / Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, dai-nos a paz.
Padre: Felizes os convidados para a ceia do Senhor. Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!
Crianças: Senhor, eu não sou digno(a) de que entreis em minha morada, mas dizei uma só palavra e serei salvo(a).

19. Canto de Comunhão
Cada vez que comemos deste pão
O teu corpo nos renova nesta comunhão!
Cada vez que bebemos deste vinho
O teu sangue nos transforma nesta comunhão de amor!

Quem come deste pão
Viverá para sempre!
Só Tu tens palavras de vida, vida eterna!
Para onde ir, longe de Ti?
Tu nos atraíste, oh Senhor! Eis nos aqui!

Deus entre nós, holocausto de amor
Eterna e nova aliança
Em Teu Sangue elevado na cruz
Cordeiro de Deus
Tu nos atraíste, oh Senhor! Nós somos teus!

Vimos-te, Senhor, tua glória refulgir
Em Teu lado aberto encontramos plena paz
Em Teu Corpo santo somos recriados
Tu nos atraíste, oh Senhor! Vivo estás!

A Igreja, tua esposa, te espera com ardor
Alimento de eternidade o Teu Corpo
Nesta comunhão, banquete do céu
Tu nos atraíste, oh Senhor! Eterno bem!

20. Oração Depois da Comunhão
OREMOS: Aproveite-nos, ó Deus, a comunhão nesta Eucaristia, para que vivamos sempre inflamados por aquele Espírito que derramastes sobre os vossos Apóstolos. Por Cristo, nosso Senhor.
Crianças: Amém.

Pode haver avisos da comunidade e parabéns aos aniversariantes.

Ritos Finais - Deus nos envia

21. Vivência
Comentarista: Um dos grandes sinais da presença do Espírito Santo é exatamente a capacidade de dialogar e compreender. Sem deixar de apresentar a verdade de Cristo Jesus, saiamos desta missa com o propósito de buscar e acolher quem pensa, sente e vive de modo diferente do nosso. É o Espírito Santo quem vai conduzir este encontro, fazendo transparecer o bem e a unidade. Cabe a nós não fechar o coração ao que o Espírito nos quer mostrar.

22. Bênção Final e Despedida
Padre: O Senhor esteja convosco.
Crianças: Ele está no meio de nós.
Padre: Abençoe-vos Deus todo-po deroso, Pai e Filho e Espírito Santo.
Crianças: Amém.
Padre: Ide em paz, e o Senhor vos acompanhe.
Crianças: Graças a Deus.

23. Canto Final
Tomado pela mão com Jesus eu vou
Sigo-O como ovelha que encontrou o pastor
Tomado pela mão com Jesus eu vou aonde Ele for

Se Jesus me diz: Amigo, deixa tudo e vem comigo
Onde tudo é mais formoso e mais feliz
Se Jesus me diz: Amigo, deixa tudo e vem comigo
Eu minha mão porei na sua e irei com Ele

Eu te levarei, amigo, a um lugar comigo
Onde o Sol e as estrelas brilham mais
Eu te levarei, amigo, a um lugar comigo
Onde tudo é mais formoso e mais feliz

(repete refrão)

Paraíso Tropical - encerramento primeiro capítulo: Vale a Pena Ver de Novo

 autorização especial - SATED RJ

cenografia - Fábio Rangel, Kaká Monteiro, Marcelo Carneiro

cenógrafos assistentes - Alexis Pabliano, Anne Marie, Gilmar Ventura, Eduardo Pimentel, Mayene Precioso, Rosa Angélica, Ana Aline de Lima, Paula Salles, Paula Camargo, Flavia Yared, Tatiana Cordeiro, Renata Romano, Marco Franco, Liane Espírito Santo, Elisa Tura, Elisa Sampaio, Camila Faria, Giorgio Kubruskly, Murilo Esteves

figurino - Helena Gastal

figurinistas assistentes - Alessandra Barrios, Flavia Costa, Elisa Machens, Tainah Carvalho, Elisa Coifman, Tatiana Menezes, Julia Pinho

equipe de apoio ao figurino - Maria Helena Ribeiro Rocha, Aparecida Fontes, Marcio Avelino, Heloisio Carlos, Antonio Carlos Ramos de Souza, Ricardo Ferreira, Valmir Moraes, Diva Libanio, Heliana Conceição, Elijanite Marinho, Dalva Lucia Santiago, Célia Terra, Conceição Lisboa, Walmir Ferreira

direção de fotografia - Ricardo Gaglianone

direção de iluminação - Jorge Antônio Lopes, Gustavo Amaral, Alexandre Reigada

equipe de iluminação - Feliciano dos Santos, Jorge Carvalho, Leandro Ramos, Rodrigo Antonio Sanábio, Gerson da Silva, Roberto Pereira Santos Junior, Roberto Pereira Santos, Orlando Vaz, Sergio de Oliveira, Alan Vargas, Maicon Leandro, Fábio Rodrigues, José Luiz da Silva, José Prates, Alexandre Fructuoso, Marco da Silva

produção de arte - Andréa Penafiel

produção de arte assistente - Nininha Médicis, Mariana Barros, Rafael Faustini, Andrea Gueriot

equipe de apoio a arte - Sérgio Luiz P. Brandão, Alexandre Francisco da Silva, Alexandre Mendes de Castro, José Luiz Margato de Almeida, Ubira Amaro Moreira, Mauro Almeida, Jorge Cirilo, Carlos Alberto Guimarães

produção de elenco - André Reis

produção musical - Roger Henri

direção musical - Mariozinho Rocha

caracterização - Fernando Torquato, Carmem Bastos

equipe de apoio a caracterização - Adriana Alves, Luiz Gabriel, Rita de Cássia Menezes da Silva,Sônia Costa, Marcos Rodrigues, Miguel Alves, Bárbara Varanda, Luciene Mello, Eloá Makiyama, Rosangela Caminha

edição - Wilson Fragoso, Roberto Mariano, Célio Fonseca

sonoplastia - Júlio César Corrêa, Marcelo Arruda, Pedro Belo

efeitos sonoros - Eduardo Silva, Adailton Bernardes, Ricardo Cadila, Nelson Seródio

mixagem - Marco Villa Nova

efeitos visuais - Paula Souto

videografismo - Alessandra Ovídio

efeitos especiais - Marcos Soares

abertura - Hans Donner, Alexandre Pit Ribeiro, Roberto Stein

direção de imagem - Luiz Alberto da Silva

câmeras - Antônio Carlos Laport, Fabrigil de Araújo, Rafael Rahal, Walter do Espírito Santo, Thelso Batista Gaertner, Jovani Augusto, Roberto Delmiro

equipe de apoio a operação de câmera - Washington Luiz R. de Lima, Sérgio Fialho, Luiz Bravo, Alex Ferreira, Zaifer da Silva

equipe de vídeo - Flávio Luiz Marques de Abreu, Cláudio da Silva Sargo, José Carlos Gonçalves

equipe de áudio - Paulo Rossi, Joaquim Cendrett, João Zito Carvalho do Rio, Diego A. Ferreira Barbosa, Flavio Luis Fernandes, Carlos Roberto Moreira de Souza, Carlos Schuchardt

supervisor e op. sistema - Augusto Palmieri

gerente de projetos - Leandro Leão

equipe de cenotécnica - Luis Carlos Leal, Flávio Waynne, Tatiana Cunha, Renata Costa, Allan Branco, Bruno Massunaga, Edir Correia, Lucimar Machado, Mauro Almeida, João Carlos Pereira, Natanael Amaral, Olga Antunes, Antonio Carlos Esperança, Valdir Alonso da Silva, Jovino Gomes, Valdemar Alves, Luis Fernando Rodrigues, Carlos Alberto Teixeira, Eleomar Candido, Claudio Rosa, Vinicius Fagundes, Lazaro Josimar, Dalmo Vieira, Diego Escobar, André Moraes, Flavio Luiz Santos, André Luiz Santos, Francisco Assis Morais, Antonio José Barros, Edvaldo Silva Santos, Ivanildo Arsênio, Gilson Noronha, Djalma Rismo, Luis José Mendes, Ricardo Alexandre, José Leopoldo, Rogério Dantas, José Domingos Almeida, Jorge Oliveira Frazão, Pedro Paulo Delfino, Odair Ribeiro, Renato Alcebíades, Bernardo Conceição, Luis Carlos Marques, Lequison Pinto, Rosival Oliveira, Vanilson Francisco, Edvaldo Souza, Admilson Freitas, Alan Afonso, Andre Vital, Rômulo Oliveira, Luis Carlos Pereira, Marcos César Silva, Marco Antonio Ribeiro

supervisão de produção de cenografia - Alexandre Santanna, Marco Antônio de Vasconcelos, Paulo César Meirelles, Leopoldo Bezerra

continuidade - Vanilda Teles, Regina Wygoda, Cláudia Lima, Ana Paula Rangel

assistentes de direção - Henrique Sauer, Luisa Lima, Roberta Richard, Joana Jabace, João Paulo Jabur

produção de engenharia - Ilton Caruso

equipe de produção - Mônica Fernandes, Barbara de Souza, Caren Olivieri, Cláudio Nunes, Luize Nascimento, Ana Villarim, Alexandre Mendonça, Carlos Dalvan, Sidney Fernandes, Suzana Rocha, Adriano Lemos Gavinho

coordenação de produção - José Renato Azevedo, Silvana Gabbardo, Heleno Moura

gerência de operações - Augusto Seixas

gerência de produção - Cláudia Braga

direção de produção - Guilherme Bokel

núcleo - Dennis Carvalho

Presépio Natalino abre a programação de fim de ano de João Pessoa, nesta sexta-feira (01)

A programação das festas de fim de ano começa, nesta sexta-feira (01), em João Pessoa, com a abertura da exposição “Presépio Natalino”, na Casa da Pólvora.

O evento será a partir das 16h e vai contar com a apresentação do Quarteto de Clarinetes da Banda 5 de Agosto, além do grupo Imaginart, com personagens natalinos.

O presépio foi criado pelo artista plástico Babá Santana. Neste ano, a obra traz como novidade o incremento de peças novas que farão alusão aos 800 anos de criação do primeiro presépio idealizado por São Francisco. Todos os itens do Presépio Natalino são confeccionados com a técnica da papietagem, ou seja, feitos de papel.

Ao longo do mês de dezembro, a capital paraibana vai ter diversas atividades artísticas. No sábado, dia 02, o Parque da Lagoa vai ser palco da chegada do Papai Noel. No dia 16, vai acontecer o Concerto de Natal, com o cantor Daniel Boaventura e a participação da Cia. De Dança de João Pessoa, no Largo São Francisco  

Já no dia 28, terá o Natal Luz com o Padre Nilson e o Padre Fábio de Melo, no Busto de Tamandaré. No dia 31, será a Festa do Réveillon com as apresentações de DJ Cris L, Aduílio Mendes, Alinne Rosa, Ranniery Gomes e Limão com Mel.

Juliette lança música com Nattan; ouça ‘Falta de Atenção’

A música ‘Falta de Atenção’, novo trabalho de Juliette, com a participação do cantor Nattan, a música ‘Falta de Atenção’ foi lançada na noite desta quinta-feira (30). O single pode ser conferido nas plataformas digitais

O anúncio de ‘Falta de Atenção’ foi feito na segunda-feira (27) e poucos minutos depois da publicação, fãs já consideram a música o hit do verão.

Além disso, a divulgação do teaser na música levantou debates sobre possíveis plágios, já que a capa do teaser lembra a obra da artista performática Marina Abramović.

Juliette rebateu, compartilhando as referências que usou e recomendou que os seguidores conhecessem mais sobre Marina, rebatendo acusações de supostos plágios.

Juliette em João Pessoa

A nova canção deve ser interpretada ao vivo ela primeira vez em João Pessoa, no próximo sábado, 2 de dezembro, no show que Juliette fará na capital paraibana na virada de seu aniversário.

Câmara deve votar projeto alternativo à PEC do Senado que limita poderes do STF

A Câmara dos Deputados deve votar até o fim do ano um projeto de lei que suaviza as restrições impostas pela PEC do STF (Supremo Tribunal Federal), aprovada pelo Senado na semana passada. Caso aprovado, ajuda a esvaziar a pressão de bolsonaristas pela análise do texto que causou atrito com a Suprema Corte.

Em uma articulação feita pelo presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), a PEC 8/2023 restringiu decisões monocráticas que suspendam determinações de outros poderes e gerou forte reação dos ministros do STF, que a classificaram como "retrocesso" e "ameaça".

O PL 3640/2023 foi apresentado ainda em julho pelo vice-presidente da Câmara, Marcos Pereira (Republicanos-SP), como resultado de um grupo de trabalho comandado pelo ministro Gilmar Mendes para modernizar a lei de ações constitucionais. O texto propõe que decisões monocráticas possam ser tomadas durante o recesso judicial, por exemplo, desde que sejam fundamentadas em decisões anteriores do próprio STF. A medida, no entanto, teria de ser obrigatoriamente votada na sessão seguinte do plenário.

O substitutivo assinado pelo deputado Alex Manente (Cidadania-SP) inclui, ainda, uma limitação para partidos políticos ingressarem com ações na Suprema Corte. Só poderão aqueles que tenham alcançado a cláusula de barreira. A mudança é defendida pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e deixaria de fora, por exemplo, o Novo, autor da ação que extinguiu o orçamento secreto.

A previsão é de que o texto seja pautado na CCJ a partir do dia 6 de dezembro, quando acaba o prazo regimental para apresentação de emendas. Como é terminativo, segue direto para o Senado, caso seja aprovado.

Para Gilmar Mendes, caso o texto seja aprovado, representa um avanço em relação ao que foi discutido no Senado. Ele vê com otimismo a possibilidade de o projeto avançar lá também. "Vamos ter agora uma pausa para reflexão e certamente vamos superar isso", diz.

Caso seja aprovado, o PL 3640/2023 ajuda a esvaziar a pressão que bolsonaristas farão na Câmara para votar a PEC 8/2023, que gerou atrito com o STF. Lira também precisará do apoio desses parlamentares para eleger seu sucessor em 2025.

Doença grave não pode impedir posse de aprovados em concurso, diz STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira (30) que candidatos aprovados em concursos públicos que tenham doenças graves não podem ser impedidos de tomar posse. Pela decisão da Corte, os aprovados só podem ser barrados se apresentarem restrições de saúde que impeçam a realização do trabalho.

A questão foi decidida a partir do recurso de uma candidata que passou em um concurso para cargo de oficial de Justiça, mas foi barrada pela junta médica responsável pela realização dos exames admissionais. Segundo o processo, a mulher foi barrada por ter câncer de mama. No laudo, os médicos escreveram que a doença gera expectativa de vida "baixa".

Ao analisar o recurso, o Supremo determinou que a candidata seja empossada no cargo. Para os ministros, aprovados em concursos públicos só podem ser impedidos de tomar posse no caso de doenças graves incapacitantes para o trabalho.

Durante o julgamento, o presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, afirmou que a exclusão de candidatos que não apresentam qualquer restrição para o trabalho viola o princípio constitucional da impessoalidade.

"Eu fui investido neste cargo [de ministro] com menos de cinco anos de ter tido problema de saúde, e a vida continua boa e colorida", afirmou.

Alexandre de Moraes também destacou que não os candidatos não podem ser barrados. "A pessoa pode trabalhar, quer trabalhar, passou em um concurso, e não é a administração pública, por mais grave que seja a doença da pessoa, que vai fixar se ela tem ou não viabilidade de vida, qual o prazo que ela tem de vida. Isso chega a ser macabro", completou.

A Corte também fixou uma tese jurídica que deverá ser seguida pelos tribunais em todo o país em processos sobre o mesmo tema.

"É inconstitucional a vedação à posse em cargo público de candidata aprovada que, embora tenha sido acometida por doença grave, não apresenta sintoma incapacitante nem possui restrição relevante que impeça o exercício da função pretendida", fixou o STF.

Bairros em Maceió correm o risco de colapsar com afundamento do solo

Nessa quarta-feira (29), a prefeitura de Maceió declarou situação de emergência pelos próximos 6 meses. O governo de Alagoas instalou um gabinete de crise para conter os riscos. Uma reunião foi marcada nesta quinta-feira (30) com membros da Defesa Civil Nacional, do Ministério de Minas e Energia e do Serviço Geológico do Brasil.

Segundo o governador Paulo Dantas, a Braskem também será contatada para colaborar. Dantas ainda criticou o acordo feito entre a prefeitura de Maceió e a empresa, de cerca de R$ 2 bilhões. Segundo o governador, a situação é um dos maiores crimes ambientais em áreas urbanas do mundo.  

A defensoria pública pediu o realojamento das pessoas que ainda não saíram das residências. Moradores dos bairros vizinhos também estão com medo. Segundo o representante, Maurício Sarmento, a saída das pessoas acontece sob pressão da Polícia Militar e sem indenização.

No mar próximo da área, até a navegabilidade foi proibida. Mil pescadores estão impedidos de trabalhar.

Nossa reportagem não conseguiu contato com a Braskem. A empresa e órgãos do poder público foram convocados pelo Ministério Público Federal para uma reunião nesta sexta-feira (1º) para esclarecer quais medidas estão sendo tomadas.

Dezembro Vermelho: Paraíba registra redução no número de casos e óbitos por Aids e lança campanha

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, abre oficialmente, nesta sexta-feira (1), a campanha do Dezembro Vermelho, com apresentação das ações realizadas pela SES para o fortalecimento do cuidado dos agravos na Paraíba e oferta de testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites, distribuição de preservativos masculinos e femininos, além de conversas com a população.

Nesta quinta-feira (30), a Secretaria de Estado da Saúde divulgou novo Boletim Epidemiológico de HIV e Aids, com dados de 2023, os quais mostram redução no número de diagnósticos de Aids e diminuição nos óbitos, o que configura um cenário importante para a qualidade de vida de pessoas que vivem com o HIV. Na Paraíba, atualmente, 610 pessoas foram diagnosticadas com HIV e 154 com Aids.

Considerando o cenário da Paraíba, a faixa etária com maior incidência de casos no estado é de 30 a 39 anos; são adultos que de alguma forma estão ativos economicamente na sociedade. A cidade de João Pessoa lidera a lista de municípios com maior número de casos de HIV (279 casos) e Aids (57 casos). A transmissão é predominantemente via relação sexual, e o público masculino é o mais afetado pela doença.

A gerente operacional de IST/HIV/Aids da SES, Ivoneide Lucena, chama a atenção para o diagnóstico precoce, ofertado gratuitamente em todo o Brasil. “O teste é gratuito, está sendo ofertado em todos os serviços de saúde e com 20 minutos sai o resultado. Nosso maior trabalho é fazer com que as pessoas tenham a oportunidade de fazer essa testagem, para que iniciem o tratamento e tenham qualidade de vida”, explicou.

O Estado dispõe de uma unidade de referência para diagnóstico e tratamento de doenças infectocontagiosas, incluindo HIV/Aids, o Complexo de Doenças Infectocontagiosas Dr. Clementino Fraga, localizado na capital. O atendimento ambulatorial funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Na unidade são atendidos usuários que comparecem por livre demanda, referenciados ou que já são pacientes do complexo, onde recebem assistência integral.

Anvisa discute regulamentação de cigarro eletrônico, nesta sexta-feira

A diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária vai se reunir nesta sexta-feira (1º), para avaliar se coloca em consulta p...